Bonita  por  natureza


Este é o slogan que se aplica para a Estância Turística de Piraju, importante cidade do Núcleo de Turismo das Represas que inclui Avaré e Timburi, entre outras.
Piraju é muito hospitaleira, tem bons hotéis e um clima sempre agradável. A seus pés está o rio Paranapanema que, dos seus 900 km de extensão, 90 deles cortam o município. É um rio de águas limpas, rico em peixes e que oferece passeios de barco e esportes aquáticos.
Três represas estão à sua volta. Em uma delas está o ‘Hotel Pousada Jurumirim’, um complexo de lazer em enorme área verde. Tem inúmeras atrações e apartamentos ou chalés com pensão completa. No centro da cidade há outros bons hotéis à disposição dos turistas e todos eles indicados para excursões rodoviárias de alto padrão. Informações (14) 3351-2466.

Piraju -  Timburi


A nossa Agência de Viagens sempre organizou excursões para o que a Secretaria Estadual de Turismo batizou com o nome de “Núcleo das Represas”. Os nossos grupos, após um farto almoço de boas vindas em Avaré, hospedam-se em Piraju, no Hotel Beira Rio, um local privilegiado, com árvores cobertas de garças ao alvorecer e ao entardecer.
Entre os vários passeios pela cidade e pelo Clube bem à sua frente, sempre foi um sucesso o passeio em lanchas pelo rio Paranapanema indo até a linda cidade de Timburi. O encantador panorama que se descortina é algo que se recomenda. Tem Agência de Turismo local que dá todo o suporte necessário (14) 3351-5200.

--------------------------------------------------------------------------------

Serra  da  Paulista


Este é um projeto turístico muito bem engendrado pela Agência de Desenvolvimento de São João da Boa Vista, aproveitando uma estrada vicinal de 22km que liga aquela cidade até Águas da Prata. O esquema foi idealizado para organizar os proprietários rurais daquela região em busca do seu melhor desempenho com o turismo sustentável.
Alguns roteiros já são oferecidos ao público, aproveitando o seu povo hospitaleiro cercado por uma biodiversidade muito rica. Um dos roteiros diferenciados é a “Caminhada da Lua Cheia”.
A citada Agência de Desenvolvimento é uma ONG bem planejada e bem dirigida, um exemplo de eficiência. Já criou uma Cooperativa de Artesanato de Design, com foco arrojado e moderno, possibilitando emprego e renda para 120 artesãos. Fez concursos de redação em escolas públicas e privadas visando a conscientização dos jovens, até a formação de cooperativas, além de outras realizações. Parabéns! 

--------------------------------------------------------------------------------

São Paulo  Convention


O primeiro Convention & Visitors Bureau da América do Sul, o SPC&VB, é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, congregando atualmente 550 mantenedores de todos os segmentos do turismo, como informa a “Scritta”, a sua boa assessoria de imprensa.
Os objetivos do Convention paulistano são a ampliação do número de visitantes em São Paulo - hoje em torno de 11 milhões - e o aumento de sua estadia, além de dinamizar o volume de negócios e o mercado de consumo. Para isso, busca integrar setores da sociedade por meio de parcerias e facilitar novos projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e da renda da população em São Paulo.

--------------------------------------------------------------------------------

Portal  da  Reserva


Situado num lugar privilegiado, próximo ao Parque Estadual Carlos Botelho, está o Portal da Reserva, dotado de fauna e flora exuberantes, com uma área de mata primária e diversas nascentes cristalinas. Tudo isso no aprazível município de São Miguel Arcanjo.
O Portal da Reserva oferece acomodações para locação temporária máxima de 90 dias e para até 12 pessoas. Ideal para pesquisadores, grupos profissionais, observadores da vida silvestre e demais amantes da natureza. Está a 180 km da capital, na região de Sorocaba.

--------------------------------------------------------------------------------

Congresso  do  Turismo  Paulista


Com toda a força, e bem estruturado, eis que se apresenta o décimo Congresso do Turismo Paulista. Vai acontecer nas mesmas datas e nas dependências do Salão São Paulo de Turismo. Assim, você tem dois eventos perfeitos, ambos em prol do desenvolvimento de novos destinos do turismo no Estado de São Paulo, bem como a renovação dos destinos mais tradicionais.
Foi feita uma pesquisa indagando o que mais interessa ser apresentado no Congresso. Os vinte itens mais requisitados serão então oferecidos. Seis cursos na quinta feira, dia 17. Seis cursos na sexta feira, dia 18. E oito cursos no sábado, dia 19. De Junho, é claro!

Consulte  a  Programação

No próximo fim de semana já estará à sua disposição toda a programação do Congresso, que é de alta utilidade para todas as cidades do país, para membros dos Comtur's, para os responsáveis dos departamentos das prefeituras, e para aqueles que recebem visitantes em suas cidades ou com eles tem contato. A programação será apresentada pelos melhores especialistas de cada área profissional.
Também estarão presentes as expressões máximas dos técnicos do governo estadual e federal, seja na regionalização, seja nas novidades previstas para o Estado, planos, projetos e ações.
Toda a programação para você assinalar os cursos que você irá assistir estarão, na próxima semana, no Site: www.salaospturismo.com.br. Amplie e melhore os seus conhecimentos participando desse oportuno Congresso. Mas, desde já, deixe reservadas as datas de 17, 18 e 19 de junho de 2010.

--------------------------------------------------------------------------------
 
(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 19/04/2010) 
 

É proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".