CAMINHO DAS ÁGUAS NASCENTES

Templo Budista Daigtozan Jomyojo, em Suzano.Foi criado consórcio de onze cidades para fomentar o que foi batizado como: "Circuito Turístico Caminho das Águas Nascentes".
No roteiro, temos em Suzano o complexo de lazer "Magic City", onde também está o Templo Budista "Daigtozan Jomyoji".
Já na cidade de Poá temos o Balneário "Vicente Leporace" e uma praça de eventos de 30 mil m2.
Por sua vez, em Ferraz de Vasconcelos está a maior videira do Brasil, berço da uva Itália entre nós, mais o "Castelinho" e o "Turcão" (um local para eventos com complexo poli esportivo).

PARQUES INTERESSANTES

No Sítio Embaúba não falta um ótimo restaurante. O "Circuito Turístico Caminho das Águas Nascentes" também oferece um parque ecológico que é um dos atrativos de Itaquaquecetuba.
Esportes de Aventura você encontra em Santa Isabel, onde tem o Sítio Embaúba e a Igreja NS do Rosário, de 1723.
Já na cidade de Guararema você pode curtir o "Recanto do Américo", o "Parque da Pedra Montada" e o "Parque da Ilha Grande".

OUTRAS DO CIRCUITO

Parque do Vale Parque do Vale Encantado. Em Mogi das Cruzes o visitante vai preferir o "Parque das Neblinas", a "Colônia Itapeti" e o já tombado "Museu do Carmo".
Em Biritiba Mirim: o "Aeroclube", o "Vale Encantado" e o "Haras Marcon".
Arujá, por sua vez, também integra o circuito com a Igreja Penhinha, seu coreto e o Lago São Domingos.
Salesópolis exibe a nascente do Rio Tiete, a Usina Parque e a Barragem da Ponte Nova.
Guarulhos fecha o circuito com o nosso Aeroporto Internacional e apresenta, ainda, o "Bosque Maia" e o Zoológico Municipal. Visite!

UVAS DE JUNDIAÍ

Prove no pé as uvas de Jundiaí.Se você preferir se deslocar até Jundiaí com o seu próprio carro, nós temos outra indicação para um passeio de um dia. Você poderá conhecer a história da imigração italiana naquela região, bem como as curiosidades sobre o cultivo das uvas e as suas diferenças.
Claro que você vai poder degustar uvas colhidas no pé, experimentar bons vinhos e passar momentos agradáveis.
A Rizzatour Turismo faz o monitoramento e oferece a degustação e o ingresso nas propriedades, ficando o transporte e o almoço por conta dos interessados. Saídas diárias, às 08h30', de Jundiaí. Mas, agendar antes, por favor: (11) 4527-2000.

CIDADE DAS BRISAS SUAVES

Parque da Cultura, em Votuporanga.Uma cidade da região noroeste do Estado de São Paulo que começa despontar no turismo, também conhecida como a Cidade das Brisas Suaves, é a cidade de Votuporanga, uma das mais promissoras daquela região que aos poucos vai sendo descoberta pelos turistas.
A cidade possui toda infraestrutura necessária para grandes empreendimentos e tem diversidade cultural gerando o turismo de lazer durante todo o ano. Dotada de excelente hotel e de um Departamento de Turismo da sua Prefeitura que atende ao mais exigente visitante. Visite e aproveite as delícias de Votuporanga.

SOBRE OS MITs

Barretos, um dos bons Municípios de Interesse Turístico.Os projetos que as cidades entregam na Assembleia para os seus Deputados a fim de se tornarem 'Municípios de Interesse Turísticos' depois de passar por Comissões, como a de 'Constituição e Justiça', por exemplo, são remetidos para a Secretaria de Turismo do Estado e esta encaminha para um Grupo de Trabalho de Análise dos MITs'.
Este Grupo de Trabalho já compensou o atraso que se verificou com o Secretário de Estado anterior, já aprovou 71 municípios, e já está examinando processos que chegaram na Secretaria no mês de novembro, sempre observando a ordem de chegada na Secretaria.
Alguns processos tiveram de ser devolvidos para complementação de documentos e/ou informações, ou pela falta de ambos. Mas, o critério tem de ser rigoroso, uma vez que temos certamente no Estado de São Paulo centenas de cidades com ótimo potencial turístico e a disputa para ser um dos 140 municípios vai ser muito grande.
A Secretaria de Turismo do Estado vai muito bem, obrigado, comandada com eficiência pelo Secretário Fabrício Cobra.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – janeiro/2018)