PRESÉPIOS PRECIOSOS

Presépios preciosos no Museu de Arte Sacra.O Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, exibe até 7 de janeiro: "Os Artesãos e seus Presépios", em parceria com a Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, a Sutaco,
A produção foi feita por 14 artesões da capital e do interior do Estado.
São 21 presépios únicos e manufaturados em diversos materiais e suportes desde palha de milho até os mais tradicionais de barro e madeira.
O Museu fica próximo à Estação Metrô Tiradentes e aguarda a sua visita.
Aliás, esse Museu é atração o ano todo com um acervo contendo livros raros, prataria, ourivesaria, mobiliário, telas, uma variada coleção de presépios e, até, moedas e medalhas pontifícias desde o século XVI. É um excelente passeio.

O MUSEU DE ARTE SACRA

omuseudeartesacraemsaopauloA Origem do Museu de Arte Sacra é fruto de convênio do Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, datado de 1969, e ocupando uma ala do Mosteiro de N.S. Imaculada Conceição da Luz.
A parte mais antiga do prédio foi construída sob orientação de Frei Galvão.
O Museu, que está voltado à preservação, à pesquisa e à exposição, e iniciou com D. Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de S.Paulo.
A partir de 1907, ele começou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que sistematicamente eram demolidas após a proclamação da República.
Praticamente, todos os escultores conhecidos têm ali as suas obras, inclusive o "Aleijadinho, considerado o maior expoente da arte barroca brasileira.
Várias telas também retratam a temática em questão, incluindo-se peças de artistas anônimos. Visite o Museu de Arte Sacra.

RODA SÃO PAULO

Ônibus do Programa Roda SP.Sob o comando de Fabrício Cobra, Secretário de Turismo do Estado, mais uma vez o programa "Roda São Paulo" estará em atividade no litoral paulista durante todo este verão a partir do dia 5 de janeiro com16 ônibus, e saídas de Bertioga, Guarujá, Santos e São Vicente.
O programa leva o emblema "Roda SP" contemplando ônibus e micro-ônibus especiais que estarão rodando em rotas delineadas, e com espaçamento adequado de forma a permitir que o turista desça num local desejado e retome à rota no ônibus seguinte.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Litoral Paulista mais uma vez contemplado.O "Roda SP" está sendo orientado por Vanilson Fickert, "fac totum" da Secretaria. O Governo do Estado busca, assim, atender os roteiros entre vários municípios de um Núcleo de Turismo para os turistas e, também, para os seus próprios moradores.
O programa atinge várias regiões do Estado durante o ano todo. Há um preço simbólico para você fazer tal passeio. Apenas R$10,00 por pessoa. O que dá o direito de subir e descer quantas vezes quiser ao longo das visitas escaladas para o respectivo roteiro.
A equipe da Secretaria de Estado está dedicando muito carinho e mostrando muita competência em realizar um serviço pioneiro, ponteado por alta qualidade dos serviços. Já era tempo...!

O MAR NÃO ESTÁ PARA PEIXE

Não imite o ridículo Grande Ditador. Infelizmente já tem prefeitura (ou prefeito) estudando uma forma de burlar a Lei 1.261 (Lei Caramez) com artimanhas ou mutretas para desviar do seu destino final as verbas que possam vir a receber para o turismo de suas cidades.
Num pais com descaminhos por todos os lados, isso não é de se estranhar.
Mas, um aviso aos "navegantes": Desta vez tem muita boa gente de olhos atentos para denunciar qualquer desvio de conduta. E a imprensa em geral está muito generosa para "dedar" as más autoridades.
O Brasil precisa mudar. Não vamos permitir os devidos aqui citados.
Assim sendo, tomem cuidado, o mar não está para peixe.

AOS LEITORES

Aos nossos leitores os votos de um Boníssimo Natal.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – dezembro/2017)