Pipa  e  Programas


Esta ‘pipa’ é a abreviatura do “Programa de Incentivo à Produção Artística” da cidade de Itapeva, através do qual a sua população pode se credenciar a receber recursos do Fundo Municipal de Cultura para a produção de shows, gravações e projetos de difusão artística e cultural. Um exemplo a ser seguido, pois é um dos itens cuidados com muito carinho pela Secretaria da Cultura e Turismo da cidade de Itapeva.
No turismo daquela cidade uma das preocupações tem sido o cadastramento das propriedades de interesse turístico visando o “Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável”. Tal programa promove palestras técnicas, seminários, cursos básicos de turismo e de monitores. Enfim, uma série de atitudes positivas para o aproveitamento da paisagem deslumbrante que existe em Itapeva aguardando a sua visita. Informações: (15) 3522-3875.

--------------------------------------------------------------------------------

Museu  Cândido  Rondon


O nome completo é: Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon. Ele está instalado em um prédio da década de 20, com padrões da arquitetura colonial inglesa, na cidade de Araçatuba. Na sua construção, foram utilizados materiais da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), e a sua base é de brita e trilhos de trem.
O museu possui mais de oito mil peças, entre cerâmica e objetos indígenas, desde material científico ao de educação. O acervo é eclético, com documentos históricos da cidade e sobre a estrada de ferro, bem como peças de todas as áreas.
Araçatuba é uma cidade cheia de boas surpresas para o turista. E uma das coisas que este escriba adora ouvir quando lá está é a Orquestra Municipal de Sopro (ou Instrumental). Trata-se de uma Big Band, composta por excelentes músicos que tocam em diferentes ocasiões na cidade e na região. Araçatuba também estará se exibindo no IX Salão São Paulo de Turismo em Junho, na capital.

--------------------------------------------------------------------------------

Natural  SPA


Ás vezes passa despercebido algum destino que alguém de nossas relações possa estar procurando. É o caso de um pequeno paraíso numa área de 106 mil m2. O lugar foi adequado para agregar conhecimentos sobre qualidade de vida, educação alimentar (sem agrotóxicos) com produção orgânica de verduras e legumes.
Cuidou-se de criar ambientes acolhedores, relaxantes para que os hóspedes se sintam em casa. A reeducação alimentar só traz benefícios à saúde, principalmente quando o assunto é a perda de peso e quando as pessoas possam aprender alimentar-se.
Suítes rústicas, mas decoradas com charme, piscina coberta, locais e professores para atividades físicas, e tudo o mais que você possa exigir. Ao seu alcance por ótimas estradas até a cidade de Bebedouro. Mais informações (17) 3342-1700.

--------------------------------------------------------------------------------

Turismo  Peteca


O governo do Estado de São Paulo nos últimos anos vem jogando peteca com o Turismo. Com exceção de um só Governador que passou por nós neste últimos quarenta anos, todos os demais tratam o Turismo com desdém, pouco caso ou mesmo autêntica afronta.
O Turismo já esteve “anexado” à cultura, à ciência, à tecnologia, ao esporte, ao lazer, ao desenvolvimento econômico, ao planejamento... Quando é que ele vai ficar vinculado só ao Turismo? Nós mesmos respondemos: 

- “Somente quando tivermos um Governador inteligente!”

O Departamento de Apoio às Estâncias já fôra transferido para o Planejamento. Esta semana também foi igualmente passada a Agência estatal Cpetur que agirá com o nome Tur SP. Assim. Num vapt vupt! Na calada da noite! Foram jogos palacianos sem nos dar satisfações.
Para que existe o desprestigiado Conselho Estadual de Turismo que, aliás, até chegou a ficar dois anos esperando uma simples assinatura para a publicação de sua reformulação?

TUR SP,  A Agência


O Turismo no Estado de São Paulo passa a depender da Tur SP no esquema da atual governança. Ainda bem que a presidência foi entregue à Luciane Leite, de capacidade comprovada tanto pelo que ela realizou para o Estado da Bahia, como vimos realizar pela cidade de São Paulo. Firme, sem papas na língua, ela é de fazer e não de falar.
Porém, vão dar para a Tur SP a verba que ela necessita para fazer o que precisa ser feito?
Ou vão continuar brincando de “Me engana que eu gosto”?
É uma vergonha a verba irrisória que o Turismo do nosso Estado tem recebido em comparação com qualquer outro Estado da Federação. Lamentável, também, a liderança de muitas das nossas Entidades que não protestam, e com algumas delas apenas pensando no seu umbigo.
O Turismo do nosso Estado vai continuar dependendo da brava gente interiorana que está se dedicando ao máximo, e a quem devemos agradecer o nosso Turismo vir a crescer.

--------------------------------------------------------------------------------

Congresso do Turismo Paulista


A Programação do décimo Congresso já ficou pronta e em mais alguns dias nós passaremos a divulgá-la.. Aguarde. Estão programados debates com a presença de autoridades que abordarão a nossa legislação turística, uma oportunidade de você colaborar transmitindo as suas sugestões. 
Os responsáveis pela regionalização do Turismo e pelos destinos do Turismo Paulista estarão na sua frente para transmitir e esclarecer o que vier a ser necessário. Enfim, você vai se atualizar com os problemas e com as soluções. Por isso, você deve deixar reservadas as datas de 17, 18 e 19 de junho próximo para este que será o décimo Congresso do Turismo Paulista, sempre nas dependências do Salão São Paulo de Turismo.
 
(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 14/04/2010) 

É proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".