ARARAS E O SEU "INFORMATION"

O presidente da AMITur e o Dep. Federal Roberto de Lucena na inauguração em Araras.Estivemos na cidade de Araras, na inauguração do seu Posto de Informações Turísticas, em pleno Parque Municipal que ocupa uma área de 89 mil m2, sendo14 mil m2 de mata nativa.
O visitante dispõe ali de paisagismo bem cuidado, espaços para atividades físicas, ciclovia e dezenas de pedalinhos.
Não falta espaço para atrações musicais, como as que acontecem todos os domingos à tarde. Há um parquinho recentemente reformado, jardim sensorial, fonte interativa, quiosques, restaurante e choperia.
Um eficiente Departamento de Turismo, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento está envolvido em inúmeras atividades, com eventos quase que diários, tudo em parceria com um correto COMTUR.

CIDADE ENCANTAMENTO

As três porquinhas da Mini Fazenda em Araras. Esse é o slogan da cidade de Araras, que está prestes a receber o garboso título de 'Município de Interesse Turístico', com todo mérito.
Para você conhecer pontos da cidade, existe a "Fazendinha Três Porquinhas" um mundo da roça. Para família, escola ou aniversários, um programa de três horas com a interação com animais e muita diversão.
Cavalo e mini horses à disposição. Lanches caseiros, playground, redes de balanço, represa, etc.
Além da Casa da Cultura, existe a Casa da Memória, um solar de 1926 reunindo história e pessoas que fizeram a cidade. A antiga estação ferroviária também se tornou um Centro Cultural. Há a Casa do Artesão em prédio histórico e o Teatro Estadual, que os mais velhos conheceram como o 'Teatro da Sogra'. Visite a cidade de Araras, você vai gostar.

UM TRABALHO ELOGIADO

Profa. Cíntia Möller Araújo.Cíntia Möller Araujo realizou uma série de estudos sobre Conselhos Municipais de Turismo já que, além de professora universitária, ela é especialista em Empreendedorismo, Gestão de Empresas, Marketing, Economia do Turismo, Análise e Elaboração de Projetos e, ainda, vice-presidente da AMITur.
Um dos seus excelentes trabalhos foi baseado no Comtur da Estância de Socorro, o qual é uma referência em termos de fórum participativo no Estado de São Paulo, no campo do Turismo, e até já foi laureado com o Diploma de melhor Conselho Municipal do Estado de São Paulo, no Congresso do Turismo Paulista.
Destacamos uma das declarações da Profa. Cíntia que registrou "- Estamos em face de uma sociedade civil cujos cidadãos conseguem, progressivamente, entender a importância de se organizar, com o fito de melhor vocalizar as suas demandas"
E Cíntia acrescenta: "- Vários grupos, os quais, no passado, estavam alheios às mudanças e às flutuações ocorridas no contexto, começam a exercitar seus direitos e capacidades, sobretudo no que concerne à formulação de pontos de vistas dinâmicos e à avaliação da qualidade de suas escolhas".

CAPITAL REGIONAL DA ÚVA

Palmeira d’Oeste, capital regional da Uva.Estamos nos referindo à cidade de Palmeira d'Oeste, na região da cidade de Jales, no noroeste do Estado paulista, a 620 km da capital.
Tem atraído turistas devido à natureza exuberante existente na região que é banhada pelo Rio São José dos Dourados.
Tem pesqueiros cercado de verde, onde a prática esportiva está presente. O citado rio, dizem, é o único onde ainda se pesca o Dourado.
Palmeira d'Oeste ainda se destaca por sua Feira da Uva, um dos eventos mais tradicionais da região que reúne mais de 20 mil pessoas durante os três dias de festa. Imagine você que naquele município existem 200 produtores de uva de inúmeras variedades de sabores.

PARAÍSO DO VOO LIVRE

Acima das nuvens, o Pico Agudo em Sto. Antônio do Pinhal. A cidade de Santo Antônio do Pinhal é um paraíso para os praticantes de "Voo Livre" com a classificação de ótimo para os seus saltos. Há um ponto (Pico Agudo a 1.700m) onde se tem uma visão de 360o. É o tipo de lugar que todos precisam visitar um dia, pois o cenário é deslumbrante e inesquecível.
A cidade, além disso, possui uma boa rede de excelentes Pousadas. Elas dão o necessário suporte aos turistas que, lá estando, vão descobrir que a cidade possui a Fonte Santo Antônio (algo radioativa); a fonte Sr. Estevão (pura e ferruginosa); e a fonte São Geraldo (muito leve e magnesiana). Outras informações você obtém na atenciosa e eficiente Associação Comercial local (12) 3666-1444.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – outubro/2017)