Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Salão São Paulo de Turismo
 
conteudo-brasil 
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

NOTAS DO TURISMO PAULISTA publicadas entre 28 de setembro e 30 de outubro de 2017

AddThis Social Bookmark Button

FAZENDA DA BARRA

Sede da Fazenda da Barra. Foto Ken Chu.É uma fazenda histórica de 1851, da época do ciclo do café. Está em plena Mata Atlântica, cercada de belas trilhas e picos com vistas deslumbrantes. Onde, no passado, a água corrente movia moinho e a usina, hoje oferece cachoeira e piscina com ducha de hidromassagem.
Trata-se da Fazenda da Barra, na Estância Turística de São José do Barreiro, em plena Serra da Bocaina, extremo leste do Estado. Atualmente, ela está aberta para visitação e para o chamado 'Day Use', incluindo o almoço. Também oferece pacotes para feriadões e fins de semana. A saborosa comida caseira é feita no fogão à lenha.
Lá estão as ruínas da senzala e tulhas formadas por imponentes colunas e muros de pedra. Ainda abriga três terreiros de café e árvores centenárias. As visitas podem ser guiadas. Passeios em cavalos dóceis e muita área de lazer. A cidade faz parte do Circuito Turístico 'Vale Histórico'. Informações: (12) 3117-1166.

DESTINOS INDUTORES

Brotas, passeios em moto 4x4. Foto Ken Chu. O que "são" isso?
Às vezes, com nomes belos ou pomposos, se criam programas e metas, principalmente por parte de órgãos governamentais.
'Destinos Indutores do Turismo', programa lançado anos atrás com 65 cidades em todo o Brasil, e de São Paulo apenas duas cidades: Brotas e Socorro. Agora, em 2017, só do Estado de São Paulo temos 432 cidades no Mapa do Turismo do Ministério.
O fato é que a maioria das prefeituras não vinham prestigiando o Turismo, via de regra nem verba para condução destinavam aos seus departamentos de Turismo. E, assim, as prefeituras se isolavam.
Depois de várias "sacudidas" em dorminhocos prefeitos, eis que a maioria das prefeituras acordaram para a importância do Turismo, e agora, com uma "cenoura' à sua frente no valor de R$600 mil reais.

QUEM MAIS NOS VISITA?

Tratem bem os turistas. O dinheiro deles é bem-vindo.No caso da capital paulistana, a cidade que mais recebe turistas no país, os seus dados estatísticos são medidos com frequência.
E tais registros nos revelam quais os estrangeiros que mais nos visitam: os americanos e os argentinos. Eles nos visitam em porcentagem maior do que os provenientes de outros países: 20% cada.
Depois deles são os chilenos. Todas essas grandezas foram apresentadas em reunião do Conselho de Turismo da capital.
Tratemos bem os turistas. Eles ajudam nossos negócios e serviços.

ATENÇÃO PREFEITURAS:

O Secretário de Turismo do Estado, Fabrício Cobra Arbex, baixou Resolução alertando as prefeituras de que todos os documentos para instrução dos projetos de Lei de classificação dos Municípios de Interesse Turístico devem ser encaminhados para a Assembleia Legislativa do Estado, através do seu respectivo Deputado.
"A Secretaria de Turismo não receberá documentos referentes aos pleitos de Municípios de Interesse Turístico (MIT), que estão em análise nesta Secretaria", - exalta o Secretário Fabrício, que continua – "com exceção das solicitações feitas por oficio enviado diretamente pelo Grupo Técnico de Análise dos Municípios de Interesse Turístico.
Este escriba aproveita para alertar, também, que o Grupo de Análise é puramente técnico, sem vínculo político, e o qual está atento às artimanhas eventualmente sugeridas por desqualificadas pessoas que, inclusive, ameaçam com prazos que não existem. O que se recomenda é que tudo seja feito da maneira correta e honesta, caso contrário o risco é de perderem tempo bem maior.

PARQUE DAS NEBLINAS

Parque das Neblinas, experiência com a natureza.Uma experiência em meio à natureza você encontra numa reserva de uso sustentável, onde são desenvolvidas atividades de visitação, educação socioambiental, pesquisa científica, manejo florestal e relacionamento comunitário.
Tudo isso com o objetivo de contribuir para a conservação da Mata Atlântica. O Parque das Neblinas é gerido por 'Instituto Ecofuturo', com uma área de 6.100 hectares, e está localizado entre Mogi das Cruzes e Bertioga. Ali estão mais de 1.400 espécies da biodiversidade, além de conservar a bacia do rio Itatinga. Agendar visitas: (11) 4724-0555.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – setembro/2017)

Desenvolvido por:
Site desenvolvido por A3 Internet, clique para ver nosso portfolioGuia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região