Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Salão São Paulo de Turismo
 
conteudo-brasil 
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

NOTAS DO TURISMO PAULISTA publicadas entre 24 e 27 de agosto de 2017

AddThis Social Bookmark Button

JABOTICABAL, A CIDADE

Museu Histórico de Jaboticabal.A cidade de Jaboticabal, mesmo com o passar dos anos, ainda conserva aquela invejável tranqüilidade de cidade do interior. Ela já foi chamada de "Athenas Paulista" por sua intensa atividade cultural.
Uma Escola de Arte sempre funcionou com o objetivo de resgatar a tradicional cultura musical de Jaboticabal, onde se inclui as famosas e tradicionais Orquestras que foram ali formadas (usamos a inicial maiúscula por motivos óbvios) e que abrilhantavam bailes memoráveis em várias cidades do país.
Não foram esquecidas as aulas de desenho artístico, pintura, história em quadrinhos e dança. O seu velho teatro municipal devidamente reformado e o prédio do seu cinema tiveram as suas características originais restauradas.
O "Teatro nos Bairros" foi incrementado com o objetivo de popularizar o teatro em Jaboticabal e abrir as portas para a participação da comunidade em cursos e oficinas de artes cênicas. É uma cidade agradável e boa gastronomia. Visite Jaboticabal.

MAIS MITs

Os municípios anseiam por novas aprovações do Governador.Nova 'leva' de municípios foram aprovados pelo Grupo Técnico do Departamento de Apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Dadetur). Agora os relatórios serão feitos e, em seguida o Secretário Laércio Benko os encaminhará para a Casa Civil, e desta para a Assembleia Legislativa aguardar votação.
O Grupo Técnico que faz a avaliação e julgamento é constituído por pessoas que têm a responsabilidade do veredito e seus componentes têm trabalhado de forma elogiável dedicando-se num resultado correto e justo.
Os municípios que serão assim encaminhados deverão passar a cobrar de seus respectivos deputados para que os Processos entrem em votação no Plenário com a concordância do Colégio de Líderes.

PARQUE DAS LAVRAS

Parque das Lavras, na cidade de Salto. Foto Paulo Li.Este Parque está localizado junto ao centro da Cidade de Salto. Ali está a Usina Hidrelétrica de Lavras, a segunda construída no leito do Rio Tietê, e oferece um panorama daquele que foi a sua época.
O Parque tem uma área de 140 mil m2 e contém um dos núcleos externos do Museu da Cidade de Salto, devolvendo à cidade um memorável resgate histórico e paisagístico, além de proporcionar lazer, reflexão acerca da preservação do meio ambiente e o apelo à recuperação da vida do Rio Tietê.
É um belíssimo patrimônio incrustado numa área que foi revitalizada com uma enorme área verde dedicada ao lazer e à educação ambiental. Destaques para o Relógio Solar e para o Jardim das Bromélias.

PRAÇA DO GRANITO

Na praça, destaque para os seis tipos de Granitos de Salto.Inaugurada em 21 de abril de 2007, a Praça do Granito de Salto faz a ligação entre o monumento à Padroeira e o Parque de Lavras. Também abrigaria a nova portaria deste último.
É uma homenagem aos 'canteiros' (os cortadores de pedra), que foi uma atividade intensa na cidade durante a primeira metade do século XX, e também mostra um pouco dos vários tipos de granito róseo que podem ser encontrados naquela cidade.
A cidade de Salto (que poderá estar ligada à cidade de Itu através do desejável "Trem Turístico da República") tem outras duas dezenas de pontos turísticos sempre cuidados por sua prefeitura. Salto é uma das Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo e, no momento, ela está se ajustando à nova administração. Informações: (11) 4602-2622.

VINHOS DE SÃO MIGUEL

Entrada do Parque Carlos Botelho. Foto Viagem&família.Você precisa conhecer a cidade de São Miguel Arcanjo, bem como conhecer a Rota do Vinho existente naquele município. A distância da capital é de 180 km, ou 85 km a partir de Sorocaba. As estradas são ótimas e a cidade é simpática.
Dentre o seu potencial turístico destacam-se as boas vinícolas que formam a "Rota do Vinho" daquela região. As principais: Boa Vista, Bonjour, Leoni, Torre Alta, Monte Alto, Zafalon e Saint'Arcanjo. Também algumas adegas e alambiques completam o setor.
São Miguel Arcanjo também é a porta de entrada do Parque Estadual Carlos Botelho, uma das nossas belas reservas cuidadas pela Fundação Florestal e do Parque do Zizo, um parque bem cuidado que é uma reserva particular do Patrimônio Natural. O Departamento de Turismo da prefeitura dispõe de outras informações (15) 3279-8014.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – agosto/2017)

Desenvolvido por:
Site desenvolvido por A3 Internet, clique para ver nosso portfolioGuia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região