FINALMENTE !

Tudo começou tempos atrás sob o comando de João Caramez  Foto Leonardo Costa Na noite de 9 de maio de 2017, enfim, a Assembleia Legislativa paulista aprovou os projetos dos primeiros quatorze "Municípios de Interesse Turístico".
Agora, tais projetos subirão para a aprovação do senhor Governador Geraldo Alckmin sem o que, e somente após, é que tais títulos terão valor.
Mesmo havendo obstruções de determinados partidos, a bancada do Governador conseguiu fazer valer o bom senso e os projetos foram por ela aprovados.
Estavam lá, e ficaram até o fim, os principais deputados da Fremitur, a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico criada pelo autor da Lei 1261/15, o deputado João Caramez, a quem muito se deve tudo isso, e quem foi objeto de elogios por parte dos seus colegas ainda em plenário.

QUEM SÃO OS PRIMEIROS

AMITur em campanha pelos  MITs em 2013. Foto João Lage.Como noticiamos anteriormente, os municípios aprovados na noite de 9 de maio foram os seguintes: Espírito Santo do Pinhal, Rubineia, Brodowski, Tatuí, Martinópolis, Rifaina, Tapiraí, Buritama, Santa Isabel, Monte Alto, Pedreira, Piedade, Sabino e Jundiaí.
Considerando que já tinham sido aprovados pelo Grupo Técnico outros seis municípios, cujos processos não entraram na Assembleia Legislativa na primeira 'leva', houve acordo das lideranças para que os mesmos sejam tramitados em regime de urgência.
Desse modo, nos próximos dias teremos a aprovação em plenário dos seguintes municípios: Barretos, Santo Expedito, Santo Antônio da Alegria, Agudos, Sales e Iacanga.
A AMITur e a AMITESP acompanharam todo andamento desses projetos.

CUIDADOS A TOMAR

Comtur de Socorro, um dos melhores do Estado.As demais cidades que já se inscreveram ou que estão em fase de concluir a juntada de documentos para pleitear o título de "Município de Interesse Turístico" devem ter o cuidado de apresentar a documentação certa e completa, pois em caso de reprovação num dos importantes itens, todo o processo terá de ser refeito e demandará mais tempo.
Os inventários solicitados devem ser apresentados separados um do outro para maior clareza. O Plano Diretor de Turismo deve ter conteúdo e ser consistente, mormente pelo fato das verbas futuras somente serem liberadas se os projetos pedirem o que estiver determinado no referido Plano Diretor de Turismo.
E o Conselho de Turismo (Comtur) deve seguir as orientações do livreto da Secretaria de Turismo ou do livreto da Assembleia Legislativa. O modelo de Lei ali sugerido é a única forma do turismo da sua cidade ter continuidade nos assuntos de turismo, cultura e meio ambiente, principalmente quando há troca de governos.

CAPITAL DAS PRAINHAS

A cidade é Buritama é uma das cidades que acaba de ser aprovada pela Assembleia Legislativa para receber o título de "Município de Interesse Turístico".
Agradável, bonita e bem administrada. Já se chamou Palmeiras, já se chamou Buriti. Sempre recebe os visitantes com calorosa acolhida. Localiza-se às margens do Rio Tietê, na altura de Araçatuba e pertence ao 'Núcleo de Turismo das Prainhas'.
A Praia Municipal de Buritama está entre as melhores da região. Ali são proporcionadas atividades de lazer aos frequentadores e até torneios de jet-ski, campeonato de vôlei de praia, torneio de pesca, etc.
Há um Parque Turístico às margens do Tietê que oferece um enorme e convidativo espaço. Há passeios em moderno barco de recreio e um excelente Park Hotel junto ao Iate Clube Tietê. Visite Buritama.

EXPOTEL EM MAIO

Os negócios de hotelaria são objetos da Expotel que será realizada de 17 a 19 de maio, no Centro de Eventos da rua Frei Caneca, uma realização da Abih-Nacional, a Associação Brasileira da Industria de Hotéis.
Sendo uma exposição realizada em São Paulo, Bruno Omori está convidando o público interessado em conhecer as novidades em equipamentos para cozinha, lavanderia, manutenção, ar condicionado e demais apetrechos para equipar um hotel. Informações (11) 3676-0801

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – maio/2017)