Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Salão São Paulo de Turismo
 
conteudo-brasil 
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

NOTAS DO TURISMO PAULISTA publicadas entre 04 e 07 de maio de 2017

AddThis Social Bookmark Button

PICO DO TIRA CHAPÉU

Você é dono do mundo no Pico Tira Chapéu.  Foto WMTrekking.A 2.088 metros de altura você certamente vai se sentir o dono do mundo. Principalmente, se você estiver na Serra da Bocaina com as suas estupendas vistas.
Periodicamente, esses passeios são programados por Agência de Turismo local, mas você pode consultá-los através do seu Agente de Viagens. Poderá ver a data da sua conveniência, ou até conhecer outros passeios na mesma região, ciceroneado por especialistas de alto gabarito. Para outras informações: (12) 9.9728-1174.

ROTA DA CERÂMICA

A Rota da CerâmicaÉ uma região linda e pouco conhecida. Ainda há o que fazer em sua infraestrutura, até porque se trata da região que sempre foi a mais esquecida pelos governos. No entanto, entre o muito que se tem para ver, temos a destacar a "Rota da Cerâmica" envolvendo cidades do Alto Vale do Ribeira (ou a região das nossas mais belas cavernas).
Você precisa visitar as oficinas de produção ceramista e acompanhar a confecção das peças, presenciar a queima e abertura dos fornos e comprá-las diretamente dos próprios grupos produtivos.
O roteiro de visitas começa na Casa do Artesão em Apiaí, e leva você para os grupos ceramistas Arte nas Mãos, Ceramistas de Itaoca, Mestras do Encapoeirado e Ceramistas de Barra do Chapéu. Venha viver esta experiência única emoldurada pela exuberante Mata Atlântica.

CERAMISTAS DE ITAOCA

Ceramista de Itaoca.Itaoca é terra de grandes ceramistas como a Mestre Sinhana, famosa por suas panelas de barro super-resistentes e por perpetuar a técnica,
Jovens de hoje, pacientes e talentosos, preparam a argila ainda da mesma maneira tradicional. Primeiro o barro é socado com pilão. Depois, peneirado e por último acrescido de água. Forma-se assim uma argila com pouquíssimas impurezas, ótima para a queima e para o uso em alta temperatura, como as panelas produzidas pela Mestre.

ARTE NAS MÃOS, EM APIAÍ

As mulheres ceramistas do grupo Arte nas Mãos, em Apiaí, sempre sonharam em viver do artesanato e de fazer com que a tradição da cerâmica artesanal não desapareça da região. Foi com a produção de lindas peças que tudo se tornou realidade e hoje incentivam os jovens à produção e levando suas peças em distribuição por todo o Brasil.

CAPRICHO EM BARRA DO CHAPÉU

Esse o começo de uma bela travessa.  Foto Barra do Chapéu. A cidade de Barra do Chapéu está a 24 km da cidade de Apiaí. Vários núcleos familiares de produção de cerâmica estão em Barra do Chapéu, onde as famílias se unem em um grande grupo de artesãos na fabricação de peças decorativas e utilitárias, sempre feitas com muito capricho e criatividade.

MESTRAS DO ENCAPOEIRADO

As Mestras do Encapoeirado (nome de um bairro) carregam consigo uma grande memória de quando aprenderam com a Mestra Custódia Jesus da Cruz a arte da cerâmica.
Era uma época na qual faziam as peças para uso próprio, para tomar aquela água fresquinha da moringa ou comer aquelas gostosas comidas feitas nas panelas de barro.
A pintura a partir de outros tons de argila é feita com os dedos, dando uma aparência rústica às peças, foi assim que aprenderam com os seus antepassados e continuam a fazer atualmente.

RECEPTIVO E PASSEIOS EM SÃO PAULO

Mãos hábeis das Mestras do Encapoeirado. A capital paulistana possui inúmeras Agência de Turismo Receptivo de ótima qualidade no atendimento. Elas atendem a qualquer necessidade de visitantes procedentes de qualquer parte do mundo. E, partindo da capital, fazem passeios em diversas cidades turísticas do Estado de São Paulo.
Mas, agora temos também a oferecer um City Tour Regular de modo a que você conheça a cidade de forma nova com conforto e segurança. Trata-se de um passeio diário e que passa pelos principais pontos turísticos de São Paulo. Passeios de dia, das 9h às 12h (dias úteis). Aos sábados: Tour de Compras. À noite passeios de terça a domingo das 20h às 22h. Mas, é necessário agendar antes pelo fone: (11) 5181-9914. Atendimento especial às Agências do Interior.
Outras 45 Agencias de receptivo paulistano estão à disposição no site: www.cidadedesaopaulo.com – Passeios guiados.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – maio/2017)

Desenvolvido por:
Site desenvolvido por A3 Internet, clique para ver nosso portfolioGuia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região