A ATRATIVA ROSANA

Usina Porto Primavera, em Rosana. Foto Ken Chu.A cidade só foi emancipada em 1990. Assim, ela já é maior de idade, embora ainda bem jovem. Ali estão duas Usinas Hidroelétricas, com eclusa para facilitar a navegação fluvial para possibilitar a nossa ligação com o Mercosul.
Em Rosana funciona a boa Universidade Unesp onde, entre outros cursos, está implantado o de Turismo com ênfase em Meio Ambiente, e que atende estudantes de toda aquela região extrema do nosso Estado.
A Usina Sérgio Motta, mais conhecida como Usina Porto Primavera, além da eclusa para navegação, possui escada e elevador para os peixes, o que desperta muita curiosidade entre os seus visitantes.

PARQUE BALNEÁRIO

Inaugurado em 1998, o parque balneário de Rosana é dotado de completa infraestrutura para todos que queiram se divertir. Há restaurantes, camping, praia, quadras e campos de futebol de areia, quiosques, e tudo o mais.
O lugar atrai todo o pessoal da região e encanta os turistas procedentes de lugares mais distantes. A região é belíssima, com 34 mil hectares de parque que são bem cuidados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Claro está que a pesca em Rosana é outro item que se destaca para os aficionados. Programe seu fim de semana na cidade de Rosana. Ela é uma das candidatas ao título de "Município de Interesse Turístico"

ÁGUAS E NASCENTES

Portal de Santa Isabel. Foto Expressão Studio.Um consórcio de onze cidades foi criado para fomentar o que chamam de "Circuito Turístico Caminho das Águas Nascentes". Esse roteiro turístico engloba uma importante área de proteção ambiental e de ricos mananciais, recursos naturais e histórico-culturais.
Fica na região metropolitana da capital e seu principal tributo é a nascente do Rio Tietê. É ótima opção de turismo e lazer com inúmeros hotéis-fazenda, pousadas, parques, haras, pesqueiros e restaurantes.
As cidades são: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel, Suzano e a destacada Salesópolis, onde nasce o Tietê.

DIVULGUE A SUA CIDADE

Às vezes uma cidade, mesmo sendo uma Estância oficial, não dá o devido apoio à sua própria divulgação ou, então, concede uma ajuda insignificante para tal, ignorando toda a força do turismo apesar de receber verba, alegando já ser ela uma cidade turística.
Já neste ano de 2017 em diante, conforme a Lei 1.261/15, os Conselhos Municipais de Turismo dispõem de 15% da verba do Dadetur para folheteria, participação em feiras, congressos e seminários, bem como demais serviços enquadrados em divulgação.

AS DEMAIS CIDADES

As outras cidades que não recebem verbas dos governos têm de recorrer aos seus empresários para se unirem na organização e divulgação do seu comércio e aí, então, incluir em seu bojo a divulgação da respectiva cidade.
Isso nos lembra que não basta ter um estande num Salão ou numa Feira. É preciso também ter material adequado e é preciso saber lidar com diferentes tipos de público. Mas, sobretudo, é preciso que a sua Prefeitura contribua com a parte que lhe cabe. É de sua obrigação!

PEDRA DO BAÚ É MONUMENTO

A Pedra do Baú, destaque na paisagem.O Governo do Estado, através de Decreto, criou o "Monumento Natural da Pedra do Baú" no município de São Bento do Sapucaí, e é cuidado pela Fundação Florestal.
O local é muito procurado por montanhistas que o consideram uma referência para escaladas. Ali existem mais de trinta rotas para a aquela modalidade, com diferentes níveis de dificuldades. O complexo do Baú ocupa mais de 3.000 hectares. A pedra está a 1.950 metros de altitude.
O Complexo do Baú é visitado por grande número de turistas e por escaladores profissionais e amadores. Principalmente de maio a setembro. O acesso é por Campos do Jordão e por São Bento do Sapucaí. É um passeio muito agradável.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – fevereiro/2017)