PORTAL DO VALE HISTÓRICO

Pracinha com o coreto, indispensável no InteriorO Estado de São Paulo tem lá as suas 'Cidades Históricas Paulistas'. São meia dúzia de cidades que você precisa visitar e curtir. A porta de entrada é a cidade de Silveiras, um lugar cheio de história e que chegou a ser o principal ponto de apoio para o tropeirismo daquela região na época da "Trilha do Ouro".
Nas últimas décadas, inicianda com um movimento chamado "Silveirarte", ficou patente a valorização do patrimônio cultural de Silveiras.
O seu artesanato despontou com muita força e com a boa qualidade que atraiu o comercio importador de vários países. Hoje a cidade de Silveiras recebe turistas interessados em história, cultura, ecologia, religião, gastronomia, artes populares e turismo rural.

E A BOA COMIDA

Comida boa num ambiente típico. Foto Alberto G. Yamamto.Tendo se tornado um dos principais núcleos de estudos do tropeirismo, com peças históricas, importante acervo em grande biblioteca, tudo envolto em belas paisagens na encosta da Serra da Bocaina, a cidade de Silveiras também se destaca na gastronomia.
O famoso "Restaurante do Ocílio" é o melhor retrato desse importante item em qualquer roteiro turístico. Ali é servida a autêntica comida regional da Serra da Bocaina, fruto do convívio com os tropeiros vindos de Paraty.
Quer uma amostra? Feijão Tropeiro, Arroz com Urucum, Carne à Moda da Bocaina, Frango à Moda dos Moreiras e outras iguarias saídas de típico fogão à lenha.

E OS PASSEIOS

Dali mesmo, e já com a barriga cheia, você pode partir para vários passeios por Silveiras e pela Bocaina com fauna e flora para um safári fotográfico.
Poderá ver o artesanato em madeira, couro, fibras, linhas, lãs, bambu e, sem dúvida, os doces das quituteiras, com destaque para deliciosos queijos artesanais.
Tem bons hotéis naquela região composta ainda pelas cidades de Bananal, Arapeí, Areias, São José do Barreiro e agências locais para conduzir os visitantes. Vá conhecer as Cidades Históricas Paulistas.

OS PAREDÕES DE ITAPEVA

Agradável panorama se descortina do alto dos paredões de Itapeva.Entre outros atrativos de Itapeva, hoje destacamos o seu Canyon, localizado numa área de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica. Uma de suas extremidades se estende até o Estado do Paraná.
Do centro de Itapeva o Canyon está a 40 km. É uma formação de arenito que constitui em um raro sítio Geomorfológico no Brasil. Também é um depósito glacial marinho que se fundiu ao longo de milhares de anos.
Quando passear ali você poderá contemplar os mirantes com seus paredões de até 120 metros de altura. Poderá ainda banhar-se numa de suas cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas.
A Itapeva Viagens e Turismo é uma das boas agências locais especializadas para os seus passeios naquela belíssima região.

ARTESANATO PAULISTA

-"O nosso Estado de São Paulo" - lembra o Prof. Renan Ribeiro de Novais, Ouvidor da Sutaco - "apresenta uma rica variedade artesanal que reflete a miscigenação entre as culturas indígena, africana e dos colonizadores e é, ainda, enriquecida pela contribuição das diferentes culturas dos povos que vieram para São Paulo".
O Vale do Paraíba, por exemplo, é uma dessas regiões significativas do Artesanato Paulista em termos qualitativos e quantitativos.
É nessa região que vamos apreciar as figuras de barro modeladas e pintadas retratando cenas do cotidiano doméstico e rural.
Também conjuntos folclóricos, festas religiosas, especialmente as figuras natalinas que, por isso, também o chamam o lugar de "Vale dos Presépios".
O encantamento se renova nas figuras dos personagens de Monteiro Lobato, dos folguedos e das danças populares, frutos do trabalho dedicado dos "figureiros", o que é repassado de geração em geração contando suas histórias de vida e do lugar nas suas figurinhas de barro.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 09/2016)