OS MUSEUS DE TAUBATÉ

O que não falta em Taubaté é museu.Taubaté tem uma 'Trilha Cultural' que realmente proporciona uma descoberta a cada passo. Começa por seu Museu Histórico com 1.200 peças catalogadas. Depois, tem a sua Pinacoteca com mais de 300 pinturas, desenhos e esculturas, com destaque para o maior pintor de Taubaté que foi Clodomiro Amazonas.
Já o Museu da Imagem e do Som de Taubaté tem como objetivo trabalhar com a cultura viva da cidade e da região do Vale do Paraíba. Há também o seu Museu de Arte Sacra, preservando o importante patrimônio da região, com destaque para as imagens religiosas de diversos períodos e com variadas técnicas.
Por sua vez, o Museu de História Natural de Taubaté tem 2.500 peças colocadas em ordem cronológica começando pelas eras e períodos geológicos, com fósseis de todos os períodos. Alguns deles são originais. A visita a este museu encanta sempre.

MAIS DOIS EM QUIRIRIM

No famoso Distrito de Taubaté de nome Quiririm, onde também se come muito bem, você pode visitar o Museu da Imigração Italiana num prédio com arquitetura típica do norte da Itália, construído em 1897.
Seu acervo é composto de painéis fotográficos e objetos doados pelas famílias italianas que ali chegaram a partir de 1891 e que estabeleceram aquela famosa Colônia Agrícola.
O outro é o Museu da Agricultura de Quiririm no qual se procurou registrar as três fases da época colonial, pelas quais o Vale do Paraíba passou.
Tanto este como os demais museus de Taubaté tem monitoria especial para atender grupos, mas é requerido agendamento prévio.

LOBATO E MAZZAROPI

Emília, Pedrinho e Narizinho recebem a visitante Alexandra.O xodó da garotada e a grata lembrança dos idosos é o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, que também apresenta excelentes atores representando a Emília, Narizinho, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, etc. O local é um casarão de taipa de pilão do século XIX que pertenceu ao avô do Lobato e onde ele, quando criança, viveu alguns anos. É uma visita imperdível.
E tem o Museu Mazzaropi, localizado onde existiram os estúdios de cinema de Mazzaropi nos idos de 1960 e 1970. O acervo é composto sobre a vida e obra do artista que lançava um ou mais filmes por ano, os quais ele mesmo produzia, e sempre obtendo grande sucesso.
Mazzaropi, sem dúvida, merece um especial destaque na história e, por isso, o museu faz a reverência ao passado. Além do mais, na Fazenda Mazzaropi funciona um dos melhores restaurantes da região com fogão a lenha e pratos de lamber os beiços.

VISITE O PACAEMBU

Conheça o Pacaembu por fora e por dentro.Quando não tiver jogo ou evento, visite o Estádio do Pacaembu o primeiro bom estádio da capital paulistana, no bairro do mesmo nome, palco de tantas histórias do esporte. Bons funcionários da Prefeitura da capital recebem as visitas de segunda à sexta feira mediante disponibilidade e agendamento. Há um roteiro de pouco mais de meia hora e um roteiro completo de uns 80 minutos.
Além da arquibancada e do entorno do gramado você vai visitar os vestiários, a sala de imprensa, a piscina, o ginásio de tênis, o ginásio poliesportivo e o salão nobre. O agendamento deve ser feito pelo e-mail: semepacaembu@prefeitura.sp.gov.br.
No mesmo local está o Museu do Futebol com um interessante acervo. Este não abre às 2as feiras. Nos dias de jogos ou eventos convém consultar antes o horário. Neste museu o ingresso é de R$9,00 e R$4,50. É mais uma das muitas opções que a capital nos oferece.

CIDADE HISTÓRICA ARAPEÍ

Às margens da antiga Estrada Rio-São Paulo, entre São José do Barreiro e Bananal, a cidade de Arapeí espera a sua visita.
É ali que está a Floresta dos Pinhos e a Gruta Izabel encravada na Serra da Bocaina, proporcionando a emoção do desconhecido. Imagina-se que este local pode ter sido abrigo de piratas e bandeirantes, que em tempos passados andavam pela região em busca de ouro e fortuna.
Em Arapeí você pode visitar a Pedra do Caxambu, a Capela do Alambary (de 1826), a Cachoeira da Gruta (85metros) e outros passeios que você precisa fazer com Guias credenciados: (12) 3117-1220.
Descubra também o artesanato local. Visite Arapeí.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 09/2016)