O PRIMEIRO MUSEU PAULISTA

Fachada do Museu Republicano , em Itu.O primeiro museu paulista foi criado em 1923 no antigo "Solar dos Almeida Prado". Era época em que Washington Luís estava no comando do governo do Estado de São Paulo.
Trata-se do Museu de História, e Itu a cidade por local. Aliás, o nome correto é "Museu Republicano Convenção de Itu".
No dia da sua inauguração (18 de abril) comemorava-se o cinquentenário da famosa Convenção Republicana de 1873, que foi o momento mais importante do processo de consolidação daquele movimento, durante os últimos suspiros de uma superada monarquia.

SOLAR DOS ALMEIDA PRADO

Vista interna do Museu Republicano. Foto Hélio NobreO antigo Solar dos Almeida Prado, em Itu, erguido em taipa de pilão e pau-a-pique, foi comprado pelo governo da época e, segundo o seu édito, "para guardar os objetos e documentos que se relacionem com a propaganda e com a proclamação da República".
Em seu acervo estão documentos e objetos que pertenceram aos chamados "Convencionais". A biblioteca tem 4.000 livros e teses. Nos anos 20, os familiares de Prudente de Morais doaram cerca de 2.000 volumes que pertenceram ao primeiro presidente civil do Brasil.
É interessante você poder sentir o clima da República Velha diretamente da sala onde aconteceu a reunião que desencadeou todo o movimento que acabaria por modificar os destinos do nosso País.
Visite a Estância Turística de Itu. Uma boa opção a qualquer tempo.

O TUPI EM SÃO PAULO

Para você desvendar as palavras indígenas que nos cercam na cidade de São Paulo, basta ler o livro com o título acima e com o subtítulo: "Vocabulário de Nomes Tupis nos Bairros Paulistanos". A autora é Vera Lúcia Dias, Guia de Turismo, uma das mais competentes. É palestrante exemplar e estudiosa de todos os segmentos da cultura.
Diz a autora "-Visei contribuir para a difusão do respeito às culturas indígenas e ao significado de palavras do vocabulário Tupi tão em uso no cotidiano de todos nós"
Realmente, é interessante saber que Ipiranga significa 'riacho vermelho', que Congonhas é 'erva mate'; Iguatemi é 'verde escuro'; Itaim é 'pedra pequena'; ou que Morumbi é 'mosca verde'. E por aí, vai!
Centenas de nomes que as pessoas usam diariamente e que convém saber os seus significados. O livro encontra-se na Livraria Cultura e no site da Editora Plêiade.

INTERESSE TURÍSTICO

Depois de duas centenas de pedidos dirigidos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pleiteando a classificação de Munícipio de Interesse Turístico, 16 deles tiveram a sua documentação encaminhada para o Dadetur, na Secretaria de Turismo do Estado.
Todos eles estão sob o exame do Grupo Técnico, que passa o "pente fino" no conteúdo da documentação. Aliás, o maior trabalho dado para o pessoal da Assembleia Legislativa é que as cidades juntam uma série de documentos dispensáveis, tais como Lei Orgânica por exemplo, enquanto deixam de completar o que precisa.

OS PRIMEIROS DOS 140

O Conservatório Musical de Tatuí, um dos aprovados. Já foram aprovados e encaminhados para Assembleia e agora pendentes para serem pautados para aprovação já do plenário os seguintes municípios: Brodowski, Rifaina, Tatuí, Tapiraí, Buritama e Espírito Santo do Pinhal.
Estão sob exame nesta virada de mês os municípios de: Rubinéia, Ourinhos, Iacanga, Santa Branca, Itariri, Martinópolis, Piedade, Limeira, Guarulhos e Pedreira.
O que temos avisado (e não é de hoje) é que acabou a farra de se conseguir as coisas com algum "jeitinho". As solicitações sem uma base verdadeira estão "morrendo antes de chegar na praia".
Claro que a força política existe. Só que neste caso existe uma Força Técnica amparada por Lei que se debruça em cima de verdades. Se não passar por esta última não vai chegar lá na primeira.

PRIMAVERA E HOLAMBRA

Setembro chegando e com ele chega a Primavera, anunciada pela famosa festa das flores que nos oferece a cidade de Holambra. Procure saber melhores dias e horários e visite mais uma edição da Expoflora.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 09/2016)