CAMINHE NA SERRA DO MAR

Quer passeio melhor do que este na Serra do Mar...? Eis aqui uma excelente opção de salutar passeio para famílias com crianças ou com idosos. Respirando ar puro em meio à Mata Atlântica e em posição de invejável vista panorâmica.
É um passeio com Guia acompanhante e Guia local, incluindo o ingresso, transporte até o local, serviço de bordo, almoço e seguro viagem. Essa e outras opções como Águas da Prata, Itararé, etc. você pode participar despreocupadamente.
A Caverna do Diabo ou o Parque Estadual Carlos Botelho também estão entre os roteiros de ecoturismo da Estação Floresta. Para mais detalhes e outras informações (19) 3794-1047.

FAZENDA CITRA, EM LIMEIRA

Cortadeira Slloana, uma das raridades da Fazenda Citra.Provavelmente, todas as frutas cítricas existentes no mundo estão ali plantadas e colhidas. Nossas excursões rodoviárias sempre davam um jeito de fazer uma parada ali, onde os turistas se deliciam com tudo que é visto e com tudo o que provam.
Fundada em 1924, a Fazenda Citra é conhecida internacionalmente pela produção e comercialização de milhares de espécies, entre plantas, frutíferas e ornamentais. Para ela foram trazidas e aclimatadas várias árvores e arbustos, muitos deles raros e exóticos, fazendo um verdadeiro jardim botânico.
O acesso à fazenda, a partir do centro de Limeira, procure a Rodovia Limeira-Piracicaba. No km 117 você vai pegar apenas 300 metros de estrada de terra. Reserve um bom tempo, pois há muito o que ver e a desfrutar.

A CIDADE XPTÓ

Você deve conhecer essa cidade.
Talvez você até conheça mais de uma XPTÓ.
Ela um dia foi aquinhoada com o título de Estância. Não importa que tipo de Estância. Mas, recebeu o título. E, junto com o título, recebeu e continua recebendo o dinheiro reservado ao Fomento e Melhoria das Estâncias. O programa um dia se chamou Fumest, até recentemente era conhecido por Dade, mas agora se chama Dadetur.
A característica da XPTÓ comparando com outras cidades é que os próprios munícipes percebem que ainda tem "um caminhão" de coisas a serem feitas para o bem geral.
É o caso de se perguntar se todo o dinheiro já recebido para o turismo teria sido gasto para itens reservados ao turismo da cidade, ou se foi empregado em outros setores. Bem, nós não precisamos perguntar, pois numa cidade XPTÓ está mais que evidente que a finalidade não foi observada, para não dizermos que houve desvio.

A SOFRIDA XPTÓ

Então, hoje estamos vendo que os munícipes da dita cuja XPTÓ, em reuniões aqui e ali, elaboraram uma relação do que é preciso ser feito para turistas, já que a cidade muito depende deles (dos turistas!).
Se você vê a tal relação (que temos cópia em mãos) ficará boquiaberto, uma vez que a relação é tão grande que nem cabe aqui.
É um problema que se tornou enorme porque foi gerado por várias administrações. Todas elas não cuidaram ou não deram importância ao assunto. Algumas XPTÓ nem Comtur montaram (algumas fingiram).

E AGORA?

Não é hora de caça às bruxas, até porque o Estado também errou ao não fiscalizar e/ou orientar como deveria fazê-lo no devido tempo.
Mas, o momento é de passarmos a borracha (ou a régua) e recomeçarmos direito. Deixando bem claro que a população aprendeu distinguir alhos de bugalhos e não vai mais aceitar desvios de finalidade.
Para acabar com a má "digestão" desses problemas temos agora a Lei 1.261/2015 que, se não é perfeita chega perto do que é preciso.
O Governador Alckmin até ampliou o número de cidades que receberão essa verba "carimbada". Além das 70, teremos mais 140.
Essa verba tem regras novas. A mais importante, a nosso ver, é a constituição de um Conselho Municipal de Turismo com o texto seguindo o modelo publicado pela Fremitur, pela Secretaria de Turismo do Estado e pela AMITur. Sem mudanças que venham a favorecer a gestão que está de passagem e em prejuízo de toda a cidade.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 09/2016)