ECOLOGIA É EM LAGAMAR

Litoral Sul Paulista, lugar de paz, beleza e aventura.É um dos cinco maiores viveiros de espécies marinhas do mundo.
Tem o nome pomposo de "Complexo Estuarino Lagunar de Iguape, Cananéia, Paranaguá". Lagamar é o seu nome 'de guerra'.
É um santuário ecológico que segue por 200 km, desde o litoral sul do Estado de São Paulo e até o litoral do Paraná. É tão importante que a Unesco classificou a região como 'Reserva da Biosfera do Planeta'
Existe ali um conjunto de lagunas, braços de mar, baias, estuários, ilhas, morros, praias, restingas e florestas da Mata Atlântica ainda bem conservada. Tudo isso impressiona os visitantes, tanto quanto a grande diversidade animal e vegetal que é uma festa para pesquisadores.
Um paraíso pertinho de nós, mas que nem todos sabem desfrutar!

EVITE TORTURAS

É uma tortura chinesa quando, em qualquer reunião que se queira exibir um "slide" ou uma "transparência", nós vemos aqueles fios atravessados de um lado para outro (e onde às vezes neles tropeçamos!).
Ou, então, colocam mesas e projetores bem à nossa frente, impedindo-nos de ver com conforto o que está sendo exibido!
Por que será que ainda há pessoas que dão tais obras para um incompetente qualquer realizá-las?
O engenheiro responsável, quando é um do time dos inteligentes, a primeira coisa que faz é consultar os especialistas que costumam trabalhar em tais dependências e com tais equipamentos.
Para todos que trabalham direta ou indiretamente com o Turismo nós recomendamos esse tipo de cuidado e, também, dar a devida importância ao profissionalismo que o Turismo está requerendo de quem quiser ganhar dinheiro com ele.

PINA-LUZ

Amplos espaços na Pinacoteca de São Paulo.Localizada bem em frente à estação Luz do Metrô e da CPTM, a Pinacoteca de São Paulo é uma das melhores opções para quem prefere utilizar o transporte público e para quem goste de curtir arte e cultura. Até um bom café você pode saborear na Pinacoteca, ao lado das árvores do Parque da Luz,
"Arte no Brasil" é uma história na Pinacoteca de São Paulo que trata da formação da visualidade artística e a constituição de um sistema de arte no Brasil.
A mostra ''Arte no Brasil': uma história do Modernismo de São Paulo propõe uma leitura sobre as inovações formais do primeiro modernismo, a retomada das tradições da pintura e os novos caminhos da arte nesse período.

ARTISTAS FAMOSOS

Importantes esculturas estão no acervo da Pinacoteca paulistana.Com cerca de 50 obras de artistas famosos dos anos 1920 e 1950, a atual exposição dá continuidade à mostra de longa duração do museu, apresentada no 2º andar da Pinacoteca e vai até o dia 12 de setembro.
Também você pode ver obras da coleção de Helga de Avelar (até 27/9) ou as coleções em Diálogo, envolvendo o Museu Paulista, que vai até fins de janeiro próximo. Sempre das 10h às 18h.
Visite a Pinacoteca de São Paulo, só fica fechada às 3as. feiras.

MUNICÍPIOS DE INTERESSE TURÍSTICO

Importante reunião foi realizada em São Paulo, exclusivamente com eminentes Prefeitas e Prefeitos de municípios de Interesse Turístico, e nos próximos dias vocês saberá das novidades cujos detalhes estão ora em elaboração. Aguarde as novidades,

FUNDO DE MELHORIA

O famoso "dinheiro do Dade" como é conhecido (agora é Dadetur), mais precisamente é o 'Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos', sejam eles 'Estâncias' ou não, tem novas disposições exaradas na Lei 16.283, de 15 deste mês.
Constitui o 'Fundo' na dotação orçamentária anual de 11% da totalidade da arrecadação dos impostos municipais das Estâncias no exercício do ano anterior. Daí 80% vão para as Estâncias e 20% vão para os Municípios de Interesse Turístico.
As aplicações dependerão da aprovação do Conselho de Orientação e Controle, o qual também foi modificado, agora com nove membros.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 07/2016)