O SALÃO CHEGOU

O mundo se encontra em São Paulo.No dia 22 deste junho, às 10 horas da manhã, estará sendo inaugurado o 15º Salão São Paulo de Turismo que, durante todos esses anos, tem procurado mostrar as novidades do turismo das melhores cidades do Interior e Litoral do Estado paulista. Ingresso grátis.
Já temos uma centena de cidades prontas para receber os turistas, e outra centena se preparando, de forma que você possa aproveitar quaisquer dias de folga, para pegar o seu carro e sair com a sua família para agradáveis passeios ou, então, aproveitar uma excursão rodoviária entre tantas que são oferecidas por boas Agências de Viagens.
Para você conhecer os melhores destinos hoje oferecidos basta visitar o Salão São Paulo de Turismo, das 10h às 18h, dias 22 a 24, no Centro de Eventos São Luís, à rua Luís Coelho 323, entre as ruas Bela Cintra e Haddock Lobo, ao lado da Estação Consolação da linha verde do Metrô e ao lado da Estação Paulista da linha amarela do Metrô.

EXPOSIÇÃO DE TELAS

Dia 22, nova edição da Expo Artistas Paulistas.No mesmo local e horário do Salão São Paulo de Turismo estará aberta à visitação gratuita uma exposição de telas de artistas plásticos nascidos ou residentes no Estado de São Paulo.
A maior parte das pinturas retrata as belezas existentes nas cidades interioranas, em óleo sobre tela ou outras técnicas. Algumas obras são de colecionadores, mas haverá aquelas que poderão ser vendidas.

E, PARA MAIS SABER

Também no mesmo local do Salão São Paulo de Turismo acontecerá o 16º Congresso do Turismo Paulista, com painéis, apresentações e palestras abordando a cultura, o turismo e o meio ambiente, igualmente sem qualquer custo para os interessados e nos dias 22, 23 e 24 deste.
Teremos oito diferentes apresentações em cada dia, visando mostrar as atualizações e reciclagens para os profissionais dos referidos setores, bem como ensinar segredos para o público em geral, com destaque para os estudantes e bacharéis.
A programação está disponível no site www.amitur.org.br e no site www.salaospturismo.com.br. Aproveite essa singular oportunidade.

CIDADE ENCANTAMENTO

Parque Municipal de Araras. Foto Ken Chu.Com esse slogan a cidade de Araras se apresenta para o turismo, após lançar um bonito e completo Plano Diretor de Turismo, bem ilustrado e retratando o que é oferecido para os seus visitantes.
Distando da capital apenas 180 km pela melhor rodovia do país, a cidade de Araras está situada numa região próspera, fácil se ser alcançada, e mais fácil em ser desfrutada pelo turista. Araras chama a atenção por sua beleza, limpeza e hospitalidade.
O seu Teatro Municipal e o seu Centro Cultural compõem um dos seus cartões de visita, até porque a vida cultural na cidade é bem intensa. Os visitantes se encantam com o seu Lago Municipal, com o seu Parque Ecológico, tanto quanto com a arquitetura da sua Basílica de NS do Patrocínio. Agências locais se mobilizam para um bom receptivo e a eficiente diretoria de Turismo local atende bem: (19) 3544-9400.

PERUÍBE, LITORAL SUL

Ruínas de Abarebebê, em Peruíbe.  Foto Miguel Schincariol.Uma de nossas belezas praianas, Peruíbe é um dos nossos paraísos à disposição dos amantes da natureza. Exuberante Mata Atlântica de um lado e um formoso oceano do outro. Tudo isso a menos de 150 km da capital, e ali está a Reserva Ecológica Juréia-Itatins.
Peruíbe também está intimamente ligada ao início da história do Brasil. A cidade tem 21 km de praias e tem um atrativo extra que é a famosa Lama Negra, fonte de riqueza mineral com propriedades dermatológicas e medicinais.
O visitante pode apreciar as Ruínas de Abarebebê, vestígios de uma das primeiras capelas-escola do Brasil, construída em 1550. Boas agências locais oferecem passeios bem organizados (13) 9.9730-7182. Peruíbe é uma interessante opção para o turista.

O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO

Nossa carta magna, em seu Artigo 180 determina o seguinte: "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios promoverão e incentivarão o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico".
Todas as nossas Autoridades deveriam ter consciência desta redação do Artigo 180 e aplicá-lo com todas as letras.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 06/2016)