PORTO REGISTRO

Monumento homenageando o centenário da imigração japonesa no Brasil. Foto de Ken Chu.Esse foi o antigo nome da atual cidade de Registro, no Vale do Ribeira, devido ao fato de ser uma passagem obrigatória para registrar o ouro garimpado de Eldorado e de Sete Barras e que seguia para o porto de Iguape e, dali, para a Coroa Portuguesa (Já imaginou se eles tivessem de devolver todo ouro que tiraram do Brasil?)
O referido 'Porto Registro' cobrava pedágio até sobre qualquer outro tipo de mercadoria que por ali passasse.
Mas, a cidade 'apareceu' depois da chegada dos colonizadores japoneses, em 1913. Por isso, Registro tornou-se o maior produtor de arroz daquela época.
A cidade de Registro preocupa-se em atender as necessidades do turismo local, pois o município tem grande potencial turístico, com o complexo chamado KKKK, mais um atraente Bosque Municipal, um templo Budista e vários hotéis e muitos restaurantes que dão o suporte para você visitar Registro. Apareça por lá!

RESERVA FLORESTAL

O Núcleo de Caraguatatuba pertencente ao Parque Estadual da Serra do Mar é uma importante área de preservação da Mata Atlântica.
Ali está a "Trilha do Jequitibá", com pouco mais de 1 km e muito fácil de caminhar. Durante o percurso é prazeroso termos à volta centenários jequitibás, entre cedros, jatobás, ipês, manacás-da-serra, etc.
Há, ainda, a "Trilha do Poção", com 3,5 km e uma caminhada de 3 horas. No final da trilha, há uma piscina natural no Ribeirão do Ouro.
Em ambos os casos, e para quem descer pela Rodovia dos Tamoios, basta entrar à esquerda no km 80 para já estar no Núcleo de Caraguatatuba a menos de 700 metros.

O ATENDIMENTO

Na sua Trilha, o Jequitibá impressiona. Eles recebem um mínimo de seis pessoas e no máximo trinta por vez. A "Trilha do Jequitibá" pode ser feita às 9h e às 13hs, mas a "Trilha do Poção" somente na parte da manhã.
Os funcionários do Estado são poucos e se desdobram em várias funções, mas todos têm a máxima boa vontade em bem atender. É preciso agendar a sua visita. Use o fone (12) 3882-3166 ou 3882-5999.

QUEIJO E VINHO

Bem próximo à Capital está uma das "Rotas de Queijo e Vinho" do Estado de São Paulo, até porque este é um Estado pródigo em italianos.
A dica de hoje recomenda Serra Negra, na Rodovia SP-105, a caminho de Amparo. Ali você pode escolher entre o Sítio Bom Retiro e o Sítio Chapadão. Em ambos, você vai se deliciar com a degustação.

SÍTIO BOM RETIRO

 Vinhos Rosê, Bordô e Moscatel do Sítio Bom Retiro, em Serra Negra.No Sítio Bom Retiro (km 9) a família Carra produz artesanalmente as mais finas variedades de destilados e fermentados, derivados da cana e da uva.
A Adega está em rústicas instalações bem preservadas, datadas do início da imigração italiana. Seus vinhos artesanais são produzidos com uvas selecionadas. Tudo isso num agradável ambiente rural. Você pode degustar de 2ª. a Sábado, das 9h às 17h.

FAZENDA CHAPADÃO

Na Fazenda Chapadão (km 5,5) a queijaria é o forte. Os mais diversos tipos (especiais e tradicionais) estão à disposição para uma farta degustação em meio à beleza do lugar.
Ali são produzidos queijos finos inéditos na região do Circuito das Águas Paulista, com a marca "Queijo da Fazenda", incluindo variedades provenientes de diversas partes da Europa: Saint Paulin, Gouda com Kümell, Boursin, Reino, Provolone, Parmesão. Aberto das 9h às 19h.

2016, SEJA BEM-VINDO

 Bom Ano NovoNesta época festiva em que as pessoas se cumprimentam desejando votos de felicidade, aqui no Turismo nós estamos agradecidos do governador Geraldo Alckmin manter a nossa Secretaria Estadual de Turismo, e, principalmente, por ter "acertado na mosca" ao nomear para dirigi-la o Dr. Roberto de Lucena.
Assim, ao brindarmos as Festas de fim de ano, o que mais queremos são votos de felicidades para as nossas cidades Interioranas e que possam se desenvolver nos segmentos do turismo. Acima de tudo, que aproveitem as verbas do turismo para melhorar o turismo local.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 12/2015)