SURPREENDA-SE

Parque Estoril, em São Bernardo.Uma visita turística a São Bernardo do Campo certamente vai surpreender até mesmo aqueles que sempre conheceram aquela cidade. O turista de hoje tem a chance de ver tantas melhorias ali executadas que ficará boquiaberto.
Todo o pessoal que cuida do setor de turismo daquela prefeitura realmente não apenas recuperou vários pontos de visitação que estavam abandonados, como criou, onde eles estavam, novas paisagens com o carinho pensando no visitante. Principalmente no que chamam de Riacho Grande e de Parque Estoril.

S. BERNARDO TURÍSTICA

Notamos a 'Prainha' bem arrumada com quiosques padronizados; novo calçadão na orla da represa; Deck para contemplação; nova e bonita Avenida da Praia; novo paisagismo na orla; novas praças naquele Distrito de São Bernardo do Campo.
O teleférico foi recuperado após 15 anos abandonado; agora existe uma academia de ginástica ao ar livre; houve a implantação de obras de arte no Parque Estoril; a criação de pontos de comércio; nova sinalização turística; e, até as necessárias obras de esgoto sanitário.

E, MUITO MAIS...

Cidade da Criança, em São Bernardo.A Cidade da Criança (que também estava abandonada) está agora em pleno funcionamento em parceria com a iniciativa privada. E, um pioneirismo é preciso registrar: Ali nasceu o "Turismo Industrial" que é realizado nas mais importantes indústrias do país, sempre com visitas monitoradas e muito bem organizadas.
O Departamento de Turismo de São Bernardo não parou por aí. Ele organiza seminários para os motoristas de taxi do município sobre a importância do turismo. Também patrocina cursos para os frentistas dos seus postos de gasolina. Tudo para não deixar "pontas soltas".
Por conseqüência, isso tudo vai gerando o progresso em todos os segmentos da sociedade local. E, também, tudo pode ser retratado da seguinte forma: Em 2009 tinham 592 apartamentos nos seus hotéis. Agora o número subiu para 635 e, para o próximo ano serão então 1.311 apartamentos. Oriente-se nos Postos de Informações Turísticas.

CONHECES SÃO MIGUEL?

Praça Central de S. Miguel Arcanjo.A cidade de São Miguel Arcanjo tem quatro adjetivos: 'Acolhedora', 'Aconchegante', 'Divina' e 'Encantadora'. Precisa mais?
Pois ela tem ainda mais o que oferecer para a sua visita. Está localizada na região Sorocabana, a apenas 180 km da capital., com a Mata Atlântica prevalecendo. É uma cidade com o Parque Carlos Botelho, Parque do Zizo, trilhas, rios e cachoeiras.
E tem o Santuário de São Miguel Arcanjo, o qual recebe devotos de todo o país que ali vão para renovar a sua fé ou pagar a sua promessa. Possui um clima agradável e único e, talvez por isso, venha a ser reconhecida como a Capital Nacional das Uvas Finas.

E, FALANDO EM UVAS...

A cidade de São Miguel Arcanjo entre a riqueza de sua produção agrícola tem uma "Rota do Vinho" que você precisa conhecer. Sete de nossas boas vinícolas ali estão sediadas (Monte Alto, Bonjour, Boa Vista, Vale de Meron, Limírio, Torre Alta e Zafalon).
Em algumas vinícolas você pode abusar do sistema 'Colha e Pague'. Mas, nada como você visitar um vinícola artesanal e saborear uma boa degustação. Certamente, alguns vinhos você vai levar para casa.
No seu stand durante o Salão São Paulo de Turismo a cidade de São Miguel Arcanjo distribuiu bom e variado material, e assim surpreendeu os visitantes que nada sabiam a respeito. O departamento da prefeitura que cuida do Turismo está à disposição: (15) 3279-8034

TURISMO DE AVENTURA

Em Brotas, cachoeiras são detalhes.A cidade de Brotas, que se tornou a Capital do Turismo de Aventura, realmente oferece uma infinidade de atividades aquáticas, terrestres, verticais ou aéreas. São duas dezenas as Agências locais especializadas nas modalidades e várias dezenas de meios de hospedagem, além de cinco campings.
Somam quatorze os seus atrativos e sítios turísticos e uma dezena de lojas de artesanatos. Por tudo isso, e por uma atenciosa Secretaria de Turismo da Prefeitura, você tem muito para curtir em Brotas e precisará de vários dias para isso. Informações: (14) 3653-5282.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 08/07/2015)