AS CAVERNAS DE IPORANGA

Casa de Pedra, caverna com 215 metros de altura.Uma das maiores concentrações de cavernas do Brasil está no município de Iporanga que, por sinal, é um dos destaques em toda aquela belíssima região do Estado de São Paulo.
Em Iporanga, reconhecida internacionalmente, se permite explorar cavernas e grutas formadas há milhões de anos, contendo rios e cachoeiras subterrâneas, salões e galerias. Algumas de suas formações são únicas em todo o mundo.
Iporanga também é o portão de entrada do "Petar", o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. Toda a região foi reconhecida pela Unesco como reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Informações: Fone (15) 3556-1420. Visite Iporanga. Você vai adorar!

RURAL NO VALE

Para deixar você informado de tudo que há de Turismo Rural no Vale do Paraíba, a 'Fundação Fórmula Cultural' criou e lançou na internet um portal contendo informações sobre a citada região.
Reuniram, assim, todos os atrativos das áreas rurais da região, a começar por Pindamonhangaba, de forma que você possa se orientar sabendo onde estão os hotéis, pousadas e restaurantes, bem como onde há lazer, divertimentos e aventuras.
É algo que veio para ajudar a todos. Consulte: www.ecotrip.org.br

SABORES EM TAUBATÉ

Vencedores da Gastronomia em Taubaté. Foto Leonardo Costa.A quinta etapa do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo foi realizado em Taubaté, após a reunião do gabinete Itinerante do Secretário Estadual de Turismo Roberto de Lucena.
Reunião de manhã e competição gastronômica à tarde, uma receita que vem dando certo. Conforme relatado por Maristela Bignardi: "-Os pratos vencedores em Taubaté usaram e abusaram dos produtos da terra, como: pinhão, queijo, cachaça, doce de leite, e macadâmia. Esses foram alguns dos ingredientes que fizeram a festa dos quatro vitoriosos".
Recentemente, tivemos as etapas do "Sabor de São Paulo" em Presidente Prudente e em São José do Rio Preto. As próximas etapas serão nas cidades Araçatuba (02/6) e Jundiaí (30/6).

GABINETE ITINERANTE

As próximas cidades que serão atendidas pelo Gabinete Itinerante da Secretaria de Turismo do Estado, comandado pelo Secretário Roberto de Lucena serão: Presidente Prudente às 14 horas do dia 01 de Junho; Araçatuba às 10 horas do dia 02 de Junho; e, Jundiaí no dia 30 de Junho.
Roberto de Lucena leva junto com ele todos os principais diretores de departamentos da Secretaria Estadual, de forma a aproximar o governo e conhecer as demandas das regiões administrativas que têm as citadas cidades como sedes.
É uma boa oportunidade para que os assuntos de turismo venham contribuir para o desenvolvimento econômico e social do nosso Interior.

CAJURU E SUA NATUREZA

Cachoeira do Mangue, em Cajuru, ótima para banhos. Foto Rubens Chiri.Um município que procura despertar-se no turismo é Cajuru, localizado no nordeste do Estado de São Paulo. A cidade que já teve o nome de São Bento do Cajuru, procura adequar-se à nova legislação de turismo, com a vontade política e o interesse da sua sociedade.
O município é farto em belezas naturais, a começar por suas 70 cachoeiras e quedas d'águas. Há locais ideais para trilhas, com visita às grutas e observação da fauna e flora da região.
Como outras cidades do mesmo porte, o município precisa ter um Comtur atuante e interessado no progresso sustentável, aproveitando o que tenha de potencial e criando eventos e atrativos para captação de turistas. Visite Cajuru!

DESTINOS TURÍSTICOS

A 'Competitividade e a inovação em destinos turísticos' é o tema da apresentação de Ana Clévia Guerreiro no dia da abertura do Congresso do Turismo Paulista, em 24 de junho. Ela é pós graduada e Mestre em gestão de negócios de Turismo.
No dia seguinte (25), o tema 'As cidades criativas' tem tido muitas inscrições. A apresentação será por Sara Souza, diretora de relacionamento do São Paulo Convention Bureau, ela é formada em marketing e em gestão comercial. Estas são duas das 20 apresentações do citado Congresso. Inscreva-se ainda hoje: www.amitur.org.br
As inscrições são totalmente grátis.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 27/05/2015)