NINHO DAS ÁGUIAS

Esquadrilha da Fumaça tem sede em Pirassununga. Sediada em Pirassununga desde 1971 está a Academia da Força Aérea, mais conhecida como "Ninho das Águias". É uma academia de ensino de nível superior que integra o sistema de formação e aperfeiçoamento do Ministério da Aeronáutica.
Ali são formados aviadores, intendentes e infantaria. A academia conta em seu efetivo com cadetes do sexo feminino no curso de intendência e, além da formação profissional militar, também oferece várias atividades extracurriculares.
Com tudo isso, portanto, nada mais apropriado do que a cidade de Pirassununga sediar a nossa famosa Esquadrilha da Fumaça, que sempre agrada aqueles que vêem as suas manobras de impacto.

PIRASSUNUNGA

‘Ecomuseu’ de Pirassununga. Eis uma das cidades onde a nossa Agência de Viagens sempre programava uma parada quando as excursões abrangiam aquela região. Era indispensável levarmos os turistas a saborear um bom pintado na brasa em mesas postas em frente à Cachoeira das Emas. O agradável ambiente naturalmente abria o apetite de todos.
E, após o farto almoço, os turistas aproveitavam os vários passeios que a cidade oferece. Entre ele, uma visita ao Eco Museu municipal, instalado em prédio de antiga usina hidrelétrica. Ali está um conjunto de aquários com peixes de água doce e amplo acervo da região.
A atual gestão de Pirassununga preocupa-se agora em melhor atender os seus visitantes, e dispõe de Departamento de Turismo dedicado à sua espera. Mais informações (19) 3563-0531.

ATIVIDADES ECONÔMICAS

Com a nova legislatura que se iniciou no corrente ano, a nossa Assembléia Legislativa refaz as suas Comissões. Uma delas, a Comissão de Atividades Econômicas teve o Deputado Itamar Borges reconduzido à sua presidência.
Essa é uma das Comissões por onde passarão as propostas de Municípios de Interesse Turístico. A Comissão se reunirá semanalmente às 14 horas nas dependências do Palácio Nove de Julho.

NOVO COMTUR DE MOCOCA

O recém eleito Comtur de Mococa.Importante cidade do nordeste do Estado de São Paulo, Mococa tem agora nova composição do seu Comtur, sob a presidência de Eliana Ferraz Maziero.
Mococa é uma das cidades que estão se preparando para cumprir as exigências da nova Lei 1.261/2015, que dará mais apoio àquelas cidades que se dedicarem ao Turismo receptivo em seus municípios. Com isso, todos nós teremos mais destinos para desfrutar em nossos passeios pelo imenso Interior do Estado de São Paulo..

JUNDIAÍ DAS FRUTAS

Do Núcleo de Turismo "Circuito das Frutas" desponta a pujança de Jundiaí, notada quando das visitas feitas em alguns dos seus roteiros turísticos e que nos levam a lugares famosos. Exemplo de roteiros: 'A produção de Frutas'; 'Visita nas Adegas'; 'Seus Vinhos' e, claro, o seu 'Museu do Vinho'!
Mas, além do atrativo "frutas", a cidade de Jundiaí tem muito mais a oferecer ao visitante, como o Museu da inigualável "Cia. Paulista de Estrada de Ferro". Ou o Museu Histórico e Cultural, ou o Museu da Música, Arte e Pesquisa ou, ainda, o Museu da Energia.

OUTROS PASSEIOS EM JUNDIÁI

Passeios pelo Parque do Currupira, em Jundiaí. Em Jundiaí também são admirados os modelos de arquitetura do Teatro Polytheama, do Centro Islâmico e do Paço Municipal.
Para passeios as opções são: o Parque Municipal; o Parque Biológico de Corrupira; o Aeroclube; e a Serra do Japi, um dos poucos remanescentes da Mata Atlântica em nosso Estado.
Nessa serra encontramos inúmeros cursos de água cristalina, inúmeros tipos de árvores nativas e fauna característica. As visitas até a Serra do Japi devem ser monitoradas. Consulte a Prefeitura ou as Agências de Turismo locais.

CONGRESSO DO TURISMO

Inscreva-se gratuitamente no próximo Congresso do Turismo Paulista, que será realizado em Junho próximo na Capital.
Para fazer a sua inscrição, basta entrar no site 'www.amitur.org.br' ou no site 'salaospturismo.com.br'. Aproveite!

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 20/05/2015)