PARANAPANEMA

Riviera de Santa Cristina, em Paranapanema.A cidade de Paranapanema foi criada em 1944. Localiza-se no Km 256 da Rod. Raposo Tavares. Pode ser alcançada pela Rod. Castelo.
A cidade é classificada como Estância Turística pelo Governo do Estado e se juntou às cidades do 'Pólo Cuesta' muito embora, na opinião de muitos, a cidade deveria se juntar ao Núcleo de Turismo das Represas, com Avaré, Piraju, Fartura, e outras que são banhadas pelas represas da região e, ainda, com um apelo muito mais lógico.
Além das belas fotos que são propiciadas pela represa e pelo Rio Paranapanema, você pode curtir outros atrativos da cidade: a Estação Ecológica; a Ilha do Sol; o Barco Jóia Rara; o Centro Cultural Momentum; o Turismo Rural em Holambra II; o Museu das Posses, o Ecoturismo; a Pesca Esportiva; e, a prática de esportes de aventura.

ENCONTRO DE TROPEIRISMO

Um encontro Nacional de Tropeirismo está marcado para os dias 29 a 31 de maio em curso, na cidade catarinense de Urupema, no Estado de Santa Catarina, tendo por tema a história, o turismo e o patrimônio cultural naquela importante categoria de tropeiros.
O professor e entusiasta Carlos Solera manda avisar que a cidade é uma gracinha com trutas no perímetro urbano, dada a qualidade de suas águas. É onde está também a maior floresta de araucárias de toda América do Sul. Informações: tropeirobrasil2015.blogspot.com.br

ITAPEVA TURÍSTICA

Lira na Praça Anchieta, na cidade de Itapeva.Uma cidade graciosa, bem no meio de região deslumbrante. Este é o caso da cidade de Itapeva, quase em nossa divisa com o Paraná, e uma das cidades que tiveram origem pelas paradas dos tropeiros, eles que saiam do Rio Grande do Sul em sua longa jornada até Sorocaba.
A famosa Fazenda Pilão D'Água, de Itapeva, com o seu casarão, a senzala e os muros de pedra, faz parte de um inestimável patrimônio histórico. Também a Catedral de Sant'Ana construída em taipa no ano de 1785, se apresenta com relevante valor artístico.
Em 1881 construíram, em taipa, o Casarão que atualmente abriga a 'Casa de Cultura' onde se realizam os eventos culturais. A cidade de Itapeva, além de canyon, cachoeiras e artesanato, também oferece a graciosidade dos coretos nas praças principais, tão agradáveis para os turistas. Vá passear em Itapeva e aproveite!

CONGRESSO DO TURISMO

Congresso do Turismo Paulista instrui sempre.Já está à sua disposição toda a programação do 15º Congresso do Turismo Paulista, a ser realizado nos dias 24, 25 e 26 de junho próximo, nas dependências do Salão São Paulo de Turismo, no Centro de Eventos São Luís, bem na região da Av. Paulista, em nossa Capital.
As apresentações e as palestras são necessárias para os gestores públicos e da iniciativa privada, e os temas foram aqueles mais solicitados por Conselheiros da AMITur espalhados por todo o Estado. Muitos dos temas são dirigidos aos profissionais do turismo, agentes, operadores, guias, bacharéis e estudantes.
Esse Congresso, que tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, aceita a sua inscrição totalmente grátis e, para isso, basta inscrever-se pela internet através do site: 'amitur.org.br' ou do site: 'salaospturismo.com.br'. Em ambos você clica em 'Congresso' e anota o número da apresentação ou palestra que queira assistir, preenchendo a ficha de adesão em seguida.

EXPOSIÇÃO DE ARTISTAS

Na Expo Artistas Paulistas são retratadas as nossas cidades.Os artistas plásticos que queiram expor suas telas retratando as suas cidades ou regiões têm até o fim de maio para enviar as suas fichas e seus dados para, assim, fazerem parte da 4ª Expo Artistas Paulistas que acontecerá igualmente nos dias 24, 25 e 26 de junho próximo.
Nada será cobrado dos artistas, e o ingresso do público também será gratuito. Algumas telas poderão ser adquiridas na ocasião. Outras, no entanto, são de acervos particulares e de grandes valores.
Essa exposição também aproveita as datas do Salão São Paulo de Turismo, no Centro de Eventos São Luís.

SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO

A pioneira exposição que mostra novas cidades para destinos turísticos, bem como mostra novas atrações de cidades turísticas já tradicionais, está fazendo os seus últimos ajustes para a sua inauguração às 14h do dia 24 de junho, no Centro de Eventos São Luís.
Programe em sua agenda uma visita para você se atualizar.

(Texto de Jarbas Favoretto – MTb-32.511 – 06/05/2015)