CANTINAS ITALIANAS

Comida Italiana é aqui, no Mercato Della Colonia, em Quiririm. A cidade de São Paulo, como todos devem saber, é uma Capital Mundial da Gastronomia. Podemos dizer que todas as melhores cozinhas do mundo estão bem representadas na capital paulistana.
Mas, o Litoral e o Interior do Estado também oferecem cozinhas internacionais da melhor qualidade. E a cozinha italiana destaca-se entre as preferidas.
Logo no início da estrada que nos leva para Campos do Jordão, mais precisamente no Distrito de Quiririm existem, onde muita gente passa apressado, um pouco escondido é verdade, algumas excelentes cantinas italianas no melhor estilo e com massas caseiras. É o "Mercato Della Colonia Italiana Di Quiririm".
Experimente mais esse atrativo turístico e gastronômico paulista!

PARANAPANEMA CONVIDA

A enseada Azul de Paranapanema enseja agradáveis jardins. Foto Carlos Mascaro.Paranapanema é uma de nossas Estâncias Turísticas, localizada a apenas 260 da capital. Tem o privilégio de abrigar os "Campos de Holambra" com a sua Casa do Imigrante e o seu Museu das Posses,
Paranapanema também tem a seus pés a Represa Jurumirim, com a Praia Branca e a Enseada Azul, além da Ilha do Sol. Igualmente atraem turistas a Estação Ecológica e o Museu Dona Guita.
Suas festividades são constantes. Logo teremos a Festa de São José, que é feita para toda a família. Em maio teremos uma cavalgada tropeira. O turismo rural é outro ponto forte. Para mais informações consulte a Secretaria de Turismo local (14) 3713-1407.

REVITALIZAÇÃO

Revitalização é palavra de permanente uso entre os profissionais do Turismo e, igualmente, é do interesse da própria população local.
Em qualquer cidade sempre existirá algo para recuperarmos, renovarmos, ou melhorarmos e, quando não, algo para ser inventado.
Não raro, entretanto, tais pontos podem ficar abandonados ou ter seus cuidados desleixados ou olvidados. É quando o Comtur se torna importante para requerer a necessária revitalização de áreas ou bairros abandonados ou ociosos e que estejam estragando as fotos da cidade.
Recomenda-se estimular e incentivar a criação, no citado local, de pólos de atração turística ou de um pólo de eventos, variando um ou outro, de acordo com as características e as necessidades da cidade.
E tem mais: Sem festas, não costuma "cair a ficha" de ninguém!

LOCAIS TEMÁTICOS

Dança alemã no laço montado em plena rua, durante o BrooklinFest. Se a cidade comportar, é possível fomentar a transformação de concentrações étnicas em Bairros Temáticos ou Quarteirões Temáticos.
Em havendo ditas concentrações, pode-se canalizar tal força para uma promoção realizada em uma semana a título de Festival ou, então, em um ou dois fins de semana (o importante é ter seqüência anual).
Nós já vimos em apenas três quadras de uma única rua comercial de um bairro paulistano (Brooklin), um festival alemão, com todos os motivos germânicos característicos: divertimentos, roupas, comidas, artesanato, música, dança, arranjos, etc.
As fachadas das casas comerciais daquelas três quadras se enfeitaram com motivos do citado país, num ambiente de festa total, com rua interditada para a montagem de barracas, palco, etc. Durante dois dias inteiros "lotou" de gente por todos os lados. E todos gostaram.

MAS, VEJA SÓ...

Danças de etnia, na rua Mas, para darmos uma noção das coisas, das três citadas quadras, apenas uma das firmas era propriedade de alemães (Era, porque hoje a empresa nem mais ali existe). Contudo, todo mundo continua se integrando todos os anos numa salutar promoção.

QUE TAL NA SUA CIDADE?

Cada cidade pode pensar em algo semelhante.
Pode pensar num país, numa etnia, ou mesmo noutro tema qualquer. Um bom Comtur costuma saber o que é melhor para a cidade.
Uma reunião, com o pessoal do lugar em questão, pode trazer outras idéias ou sugestões, até porque buscamos com isso tudo, além de reforçar os argumentos do turismo, trazer novos benefícios ao nosso pessoal e ao comércio do local.
Depois é só cuidar do marketing e sair para o abraço (Texto extraído do Livro de Lembretes da AMITur).

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 24/03/2015)