Defesa  Ambiental

Todos os dias e em todos os meios de comunicação, sempre você ouve dizer sobre o Meio Ambiente e as necessidades de providências quanto à sua preservação antes que o mundo acabe por falta de cuidados.
Todos ouvem. Mas, nem todos cuidam do que ouvem. A começar pelas autoridades que gostam de falar que a população precisa colaborar. Só que eles se esquecem que foram eleitos (ou designados) para cuidar e resolver o problema. Aliás, tais autoridades são pagas para cuidar disso. Porém, todas elas estão cuidando?
Por seu turno, a maioria dos cidadãos finge que defende o Meio Ambiente, mas é só da língua para fora. Não vemos ações. Apenas discursos. Um e outro Dom Quixote sempre aparecem. Mas, então, qual apôio que eles recebem? 
Nós queremos ver mais ações e não ouvirmos os blá-blá-blás.
Projetos  Ambientais
 
Só o Governo do Estado de São Paulo, para citarmos um exemplo, tem hoje 21 Projetos Ambientais Estratégicos através da sua Pasta de Meio Ambiente. Então, parece que de um lado a coisa começou andar. Agora queremos ver cada Prefeitura pegar o seu bastão e a população de cada município arregaçar as mangas. 
Alguma coisa já está aparecendo. Mas, é muito pouco. Queremos muito mais. Os Projetos já implantados são os seguintes:
(1) Aqüíferos, (2) Mananciais, (3) Mata Ciliar, (4) Desmatamento Zero, (5) Cobrança do Uso da Água, (6) Praia Verde, (7) Unidades de Conservação, (8) Licenciamento Unificado, (9) Pesquisas Ambientais, (10) Mutirões Ambientais, (11) São Paulo Amigo da Amazônia, (12) Serra do Mar, (13) Fauna Silvestre, (14) Ecoturismo, (15) Município Verde (já com 393 cidades aderidas), (16) Etanol Verde, (17) Respira São Paulo, (18) Esgoto Tratado, (19) Lixo Mínimo, (20) Reforma Administrativa, e (21) Cenários Ambientais 2020.
 
Em qual você vai se engajar?



Grandes  Comédias 

Não! Não é o que você pensou, não! Não vamos falar de políticos. Vamos comentar a cidade de Mongaguá que nos apresentou o “Festival de Grandes Comédias” ao longo de todos os fins de semana do mês de janeiro. Foram onze os espetáculos em produções esmeradas.
Sexo, etc e tal; O Amante do meu Marido; A Bela e a Fera; O Fantasma da minha Sogra; As encalhadas; O Analista machão de Bagé; Surto; O Gato de Botas; Três é demais; A Cigarra e a Formiga; e A vida secreta de Batman e Robin. 
Essas foram as peças apresentadas para você ter uma idéia e programar-se para assistir o Festival do próximo janeiro. Aliás, a competente Luciana Trizzini, além da Diretoria de Turismo de Mongaguá acumula agora também a pasta de Cultura de Mongaguá.



Enoturismo 
Este é um segmento turístico que se baseia nas viagens que são criadas para você saborear os vários tipos de vinho. E também conhecer as características que cercam os seus produtores.
O sul do Brasil ficou famoso com os vinhos de Garibaldi e Bento Gonçalves, por exemplo, o que criou o chamado Vale dos Vinhedos muito procurado por turistas de todo o mundo. Mas, o Interior de São Paulo também nos dá motivos para praticarmos o Enoturismo.
Referimo-nos aos vinhos e vinhedos que conhecemos na região de Jundiaí, ou em São Roque, ou em Jales. Nesta última cidade você fica impressionado com a quantidade, variedade e alta qualidade dos seus vinhedos. E, há todo o carinho especial dos que te recebem. Visite!



Sua  Contribuição 
Também o Tribunal Regional do Trabalho deu ganho de causa para a CNTur e determinou que esta seja o destino da contribuição sindical patronal, ou seja, agora que existe a Confederação Nacional do Turismo não há razão alguma para a do Comércio ficar com o dinheiro do Turismo como sempre ficou.
Assim, o imposto de todas as empresas de turismo, incluindo as de eventos, parques temáticos, casas de diversão e de lazer, hotéis, aparthotés, demais meios de hospedagens, restaurantes comerciais e coletivos, bares, etc., todos estes, enfim, deverão fazer os seus recolhimentos para a Confederação Nacional do Turismo (CNTur).
E lembre-se: quem paga mal pagará duas vezes.



Março  em  Rio  Preto 
Uma oportunidade para participar de um curso que estava faltando na região. É destinado aos profissionais com formação superior que atuem em eventos, provenientes de diferentes áreas, tais como administração, marketing, comunicação social e empresarial, turismo, hotelaria, alimentação, lazer, relações publicas, ou, aqueles interessados em especializar-se neste ramo de atividade.
Trata-se do curso Pós Graduação lato sensu – Especialização em Administração e Organização de Eventos, que terá lugar em março, no Centro Universitário Senac, aos sábados (quinzenal) e mediante um custo. Informe-se no Senac ou com a Srta. Célia Gomes, no Comtur de São José do Rio Preto, de quem parte o convite. 

 
Cancele  a  sua  Taxa

Você pode cancelar a taxa que te cobram na sua conta de telefone fixo todos os meses. Parece pouco, mas você está jogando fora R$484,44 por ano com o seu telefone residencial, e, R$672,92 por ano com o seu telefone comercial.
Basta você dar uma força no Projeto de Lei 5.476/2001 (pois é! Ele é de 2001 mesmo, mas só vai ser votado em Março/2010 !!!). Está dormindo na “Comissão de Defesa do Consumidor”, mas, como é do interesse da população, ninguém nos avisa que está ao nosso alcance a empurrada final.
É o que estamos fazendo agora: Você liga hoje mesmo para o número 0800-619-619, de segunda à sexta-feira das 08 às 20h00, e você será atendido pela Câmara dos Deputados Federal. 
Vão perguntar se você quer opinar sobre Projetos de Lei, etc. Você vai apertar a tecla “1”. Depois vem a pergunta se você quer opinar sobre o Projeto 5.476/2001  aperte “1” outra vez. Em seguida. perguntam se você é a favor do cancelamento das taxas. É só apertar “1” novamente. Ligação grátis. O que você está esperando?



Reserve seu Estande 
O Salão São Paulo de Turismo (17/18/19 de junho/2010), que apresenta as nossas melhores cidades do Estado de São Paulo, já iniciou a reserva de espaços. Faça a sua reserva agora mesmo.
Este é o nono ano em que estaremos mostrando para todos que o Interior e o Litoral do Estado de São Paulo têm de tudo que um turista possa imaginar do bom e do melhor. E a sua cidade precisa estar presente e fazer parte dessa exposição importantíssima para o desenvolvimento econômico e social com os segmentos do nosso Turismo. 
Peça as informações pelos fones (11) 2069-9058 e (11) 3758-0142, ou e-mail’s: amitur.sp@uol.com.br  ou  contato@conteudobrasilfeiras.com.br
 

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 09/02/2010) 
 

É proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".