Jundiaí das Frutas
Do Núcleo de Turismo “Circuito das Frutas” desponta a pujança de Jundiaí, notada quando das visitas feitas em alguns dos seus roteiros turísticos e que nos levam a lugares famosos. Exemplos: A produção de frutas; a visita nas Adegas; os seus vinhos e, claro, o seu Museu do Vinho! 
Mas, além do atrativo “frutas”, a cidade de Jundiaí tem muito mais a oferecer ao visitante, como o Museu da inigualável “Cia. Paulista de Estrada de Ferro”. Ou o "Museu Histórico e Cultural", ou o "Museu da Música, Arte e Pesquisa" ou, ainda, o "Museu da Energia". 
E são admirados os modelos de arquitetura do Teatro Polytheama, do Centro Islâmico e do Paço Municipal. 
Para passeios as opções são: o Parque Municipal; o Parque Biológico de Corrupira; o Aeroclube; e a Serra do Japi, um dos poucos remanescentes da Mata Atlântica em nosso Estado com inúmeros cursos de água cristalina, inúmeros tipos de árvores nativas e fauna característica. As visitas até a Serra do Japi devem ser monitoradas. Consulte a Prefeitura ou as Agências de Viagens locais. 

Multas Canceladas 
O Departamento de  Fiscalização e Monitoramento  da  Secretaria de Estado do Meio Ambiente cancelou as multas dos Autos de Infração Ambiental, conforme determinou a Lei 12.799/08 de 11 de janeiro de 2008, para aquelas inferiores a 50 unidades fiscais do Estado.
Dessa maneira, foram enquadradas várias multas ao redor de mil e poucos reais, embora o cancelamento do valor não exima o infrator de reparar o dano causado ao meio ambiente (quando couber), sendo que a multa terá valor dobrado se houver reincidência.
Mas, com o fato, notou-se enquadrados cidadãos das cidades de Adolfo, Itajobi, Pirajuí, Uru, Urupês e Irapuã com uma a três multas cada. Porém chamou a atenção a cidades de Sales com 11 infratores; Borborema com 12; Mendonça com 15, e a campeã: Novo Horizonte com 28 pessoas multadas. 
Comenta-se que seria bem melhor os cidadãos de todas as cidades tomarem conhecimento das nossas Leis a respeito, cumprir e fazê-las cumprir para o bem de todos nós. Nem sempre as multas de pequeno valor serão canceladas como o foram desta vez. 


Verba dos Municípios 
O Presidente da União Brasileira de Municípios, Leonardo Santana, queixou-se do governo da União não ter cumprido a promessa de  repassar o socorro de 554 milhões que deveriam ser creditados no último dia 20. Ele taxou esse quarto adiamento como falta de respeito ao pacto federativo e total descaso para com as administrações municipais.
A verdade é que tudo gira em torno das necessidades municipalistas. O valor arrecadado pelo governo Federal chega a ser astronômico e a maior parte desse dinheiro deveria ficar no município. 
Isso deveria ser mais bem estudado, pois os problemas municipais estão a exigir outra postura, principalmente em relação à Educação, Cultura, Turismo e Meio Ambiente, sempre mal tratados. 


Auto Locadoras 
O segmento de aluguel de automóveis é, também, algo importante para o turismo. Principalmente nas cidades em que o turista já conhece o mínimo necessário das mesmas. Ao desembarcar, há um enorme conforto colocar as malas ou a tralha no portamalas de um automóvel e sair rodando tranquilamente.
Tomando por exemplo a Hertz Internacional, na qual o novo diretor é Sérgio Guanais, trata-se de uma companhia que está no mercado há 80 anos locando veículos. Hoje a Hertz está em 7.600 cidades de 150 países. No Brasil, este é o segmento que mais compra carro zero km todos os anos e, por isso, ela sempre está com uma frota 0 km. 


Profissão de Guia 
O Sindicato dos Guias de Turismo de São Paulo volta a reclamar o descaso para com os profissionais devidamente credenciados pelo Ministério do Turismo. 
Existe uma Lei (ora, a Lei) que não é bem cumprida, para não dizer nunca cumprida. É aquela que reserva aos Guias de Turismo credenciados o direito de exercerem a profissão com exclusividade.
Como estamos num país de baderna oficializada, as autoridades que fizeram a tal Lei 8.623 fingem que não a conhecem. 
O próprio Ministério do Turismo não fiscaliza se as instituições que recebem as suas verbas estão contratando os citados profissionais. E alguns de seus funcionários nem sabem o que é isso!
Em recente manifestação muito bem fundamentada da vice presidente do Sindegtur-SP,  Profa. Ms. Adriana Gradim Perdiza, ela chama a atenção para o fato e lembra que já estão contratando empresas para atendimento (exclusivo?) da Olimpíada e da Copa no Brasil, mas em nenhuma linha o “poder” incluiu cláusula obrigando a contratação de Guias credenciados para tais serviços de receptivo. 


Educação Ambiental 
O Governador do Estado baixou o Decreto 55.385 instituindo o Programa de Educação Ambiental e o Projeto Ambiental Estratégico “Criança Ecológica”, bem como autoriza o Secretário do Meio Ambiente a celebrar convênio com os Municípios. Convém ler todo o Decreto. 


Reserve seu Estande 
O Salão São Paulo de Turismo (17/18/19 de junho/2010), que apresenta as nossas melhores cidades do Estado de São Paulo, já iniciou a reserva de espaços. Faça a sua reserva agora mesmo. Peça as informações pelos fones (11) 2069-9058 e (11) 3758-0142, ou e-mail’s: amitur.sp@uol.com.br  ou  contato@conteudobrasilfeiras.com.br
 

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 02/02/2010) 
 

É proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".