"SÃO PAULO É TUDO"

Monumento às Bandeiras. Foto Rubens Chiri.Este foi o slogan lançado por 'São Paulo Convention & Visitors Bureaux', anos atrás, um chamativo feito para retratar todo o Estado de São Paulo, com realce para a capital paulistana.
Começava por registrar a nossa Capital Mundial da Gastronomia, a nossa cidade com mais de 120 teatros e casas de shows, quase uma centena de museus o que basta para tornar São Paulo a verdadeira Capital Nacional da Cultura.
Além de tudo isso, também uma cidade imbatível no potencial de feiras e eventos (mais de 200 Por Dia!), e onde reside o maior pólo emissor de Turismo do continente.

"BARBA E CABELO"

O Litoral e o Interior do Estado também já foram bem retratados nas páginas de anuário lançado pela 'Federação de Conventions do Estado de São Paulo'.
Naquela edição, vimos enaltecer, além das nossas Estâncias Balneárias, Termais, Climáticas, Turísticas (ou Políticas), também aquelas cidades menos badaladas, mas possuidoras de elevados e deslumbrantes potenciais turísticos.
Nestes dias do réveillon, mais de um milhão e meio de automóveis saíram da capital. Um terço para o litoral paulista e dois terços para o Interior. Mesmo as pessoas que vão para casas de parentes, elas também passeiam e curtem as belezas das cidades onde ficam e de toda uma região.

MENINA IZILDINHA

Mausoléu à Menina Izildinha, em Monte Alto. Foto Pierre Duarte.Um dos ícones da cidade de Monte Alto - e que também faz lá os seus milagres - é a Menina Izildinha. Sua comovente história sempre mexe com as pessoas e o seu Mausoléu é um dos pontos mais visitados naquela cidade, atraindo o Turismo Religioso.
Próximo dali está o Distrito de Aparecidinha, originado de um povoamento em torno de uma capela erguida em 1848 em louvor de NS da Conceição. Os colonos italianos, vindos 40 anos depois, passaram a chamar a sagrada imagem de "Virgem Montesina". Estes são dois dos vários motivos para você passear em Monte Alto.

CARLOS SOLERA

Deputado João Caramez lidera evento tropeiro na cidade de Cerquilho, SP.Carlos Solera é um jovem senhor, proprietário rural em Santa Catarina, pode ser perpetuado como um dos pioneiros do Turismo Rural.
Aliás, no início em 1986 n[os tínhamos o Carlos Solera e outros três companheiros. Já, em 1994, eles eram 400. Na entrada do milênio passaram a ser 10.000 para, hoje, existir um cadastramento de 15.000 os proprietários rurais que oferecem o Turismo Rural. Eles geram cerca de 500.000 empregos que não existiriam não fosse o Turismo.
Na foto, o Deputado João Caramez participa de um evento tropeiro na cidade de Cerquilho.

"HISTÓRIAS E BRUACAS"

"Histórias e Bruacas" é o nome de livro de autoria Carlos Solera, em que ele narra sobre o Tropeirismo no Brasil. Foi escrito após profunda busca sobre a história desse movimento, mormente entre os anos de 1700 até 1950. Ele também escreveu o livro "Mitos e Realidade".
Registramos o principal alerta de Carlos Solera: "- Infelizmente, as nossas faculdades da área, não incentivam os seus alunos ao estudo da nossa história e, assim, quando muitas vezes eles chegam a ocupar um cargo diretivo num município, pouco conhecem da própria história local".

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –07/01/2015)