Roberto Alves de Lucena, novo Secretário de Turismo do Estado de São Paulo.Novo Secretário de Turismo

O nome é Roberto Alves de Lucena, do Partido Verde.
Vinha sendo Deputado Federal por São Paulo e foi reeleito em outubro último para novo mandato. Ele é teólogo, escritor e conferencista.
Recebeu várias condecorações. Mas ressaltamos ser ele o vice presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), vice líder do seu Partido na Câmara Federal e tornou-se um dos líderes nacionais da igreja 'O Brasil para Cristo', do Conselho Nacional dos Pastores do Brasil e do Fórum Cristão Nacional de Ação Social e Política.
O novo Secretário de Estado, que nasceu na região metropolitana de São Paulo, na cidade de Santa Isabel, milita em movimentos cristãos na defesa do meio ambiente, no combate à pedofilia e ao infanticídio, e contra a violência doméstica ou sexual e, ainda, contra a legalização das drogas.
Agora, mesmo que ele não queira, começará especializar-se em Turismo.

A ECOLÓGICA CANANÉA

Portal de Cananéia, homenagem à imigração portuguesa. Foto Miguel Schincariol.Situada no extremo Sul do nosso litoral paulista, a Cidade de Cananéia além de outros predicados também é um dos melhores roteiros ecológicos do mundo, assim reconhecida por respeitáveis revistas internacionais e, ainda, uma cidade tombada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.
Ali está um dos maiores berçários de vida marinha do planeta, bem como uma intocada Mata Atlântica. Cananéia está no Centro de um corredor biológico que começa na foz do Rio Ribeira em Iguape (SP) e vai até a baia de Paranaguá (PR).
A região "lagunar-estuária" de Cananéia também é conhecida como Lagamar. Uma fantástica coleção das águas de muitos rios, baias e lagoas com o mar. Compreendem, num só lugar, quatro ecossistemas: mangues, dunas, restingas e a Mata Atlântica.

O PRIMEIRO POVOADO

Casas centenárias de Cananéia, em frente ao portinho.Cananéia tem em seu brasão o enunciado "Primeiro Povoado do Brasil", por ser o povoado mais antigo. Em Cananéia encontram-se sambaquis de até seis mil anos, inúmeros sítios arqueológicos, bem como ruínas do período colonial.
A história nos dá conta da chegada de Américo Vespúcio em 24 de janeiro de 1502. A expedição visava demarcar novas terras e ali deixou um português, Cosme Fernandes, que se tornou poderoso, mas que não respeitava a coroa portuguesa.
Talvez por isso Portugal enviasse nova expedição em 1531, sob o comando de Martim Afonso de Souza, o qual acabou por fundar oficialmente o que chamaram de a primeira cidade do Brasil, em 22 de janeiro de 1532. Embora importante isso não tira o brilho de pioneirismo de Cananéia.

CANANÉIA HOJE

O trenzinho turístico é indispensável na visita à Cananéia.Inúmeros casarios históricos fazem um conjunto belíssimo. São edificações baixas, ao rés do chão, umas encostadas às outras, todas com beirais. As paredes das residências eram construídas com pedras e argamassa composta de areia, cal de ostras e de óleo de baleias.
As casinhas enfileiradas com vista para o seu pequeno porto é objeto das fotografias de todo turista. Os Guias de Turismo locais são excelentes e o melhor de tudo é primeiro conhecer a cidade no seu trenzinho turístico, para só depois explorar os segredos de Cananéia da forma que melhor lhe prover.

FAZENDAS HISTÓRICAS

O Brasil, depois da descoberta das riquezas das Minas Gerais, deu o seu primeiro grande impulso de desenvolvimento com o café e outros produtos colhidos por todo o Estado de São Paulo.
Por isso mesmo, centenas de Fazendas Históricas ainda estão entre nós, muitas delas preparadas para receber turistas. Apenas na cidade de Mococa existem 40 Fazendas Históricas para você visitar.
Qualquer pessoa que tenha em mãos o livro ilustrado lançado por Luiz Augusto Nasser e Flávio Biazzim passa a ter uma visão geral do potencial existente naquela 'Cidade de Interesse Turístico'.

PATRIMÔNIO EM MOCOCA

Curtindo férias em Fazendas Históricas de Mococa.O período áureo do café, principalmente, acabou por nos deixar um encanto natural e arquitetônico do mundo rural da época. Uma grande riqueza bucólica que, acompanhada dos seus casarões urbanos, tornaram a cidade de Mococa uma importante cidade histórica.
A maioria das suas Fazendas tem lá a sua 'Casa Grande' com o seu pomar e os seus anexos. A capela, a colônia, a tulha, o terreirão, a venda, a serraria, o paiol e, claro, a escola.
Cada Fazenda tem as suas características próprias e cada uma tem algo diferente para mostrar. É o caso do Mirante da Fazenda Santa Cândida; os arcos da Fazenda Sertãozinho; a capela da Fazenda Laje; a elegância do alpendre da Fazenda Contendas de Baixo; o lago da Fazenda Quebra Cuia, e tantos outros que valem a sua visita à Mococa.

FORÇA TOTAL

É o que nós vamos empreender neste novo ano de 2015 em todos os setores do Turismo, principalmente em nossos municípios que possuem potencial turístico existente ou a ser explorado.
Todo mundo fazendo a sua 'lição de casa'.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –Dezembro/2014)