EM RIFAINA, ÁGUAS ABERTAS

Rifaina e sua praia artificial.Teremos um final de semana bem movimentado nos dias 6 e 7 de setembro, na turística cidade de Rifaina, no nordeste do Estado. Será a IV Etapa do Circuito das Maratonas Aquáticas na belíssima represa que emoldura a cidade de Rifaina.
Na oportunidade, ainda teremos festas e eventos recreativos, shows, congresso técnico, passeios ciclísticos, e vôlei de praia.
O que é mais interessante é que na parte esportiva, realizada no domingo, são 22 as categorias por idade. Começa com a garotada de 9 e 10 anos e vai até os jovens atletas de 80 a 84 anos.
É uma festa bonita numa cidade cheia de lugares agradáveis. Mais informações sobre a maratona: (11) 9.8244-5963. Mais informações sobre as festividades em Rifaina: (16) 3135-9500.

O NASCER DE CAMPININHA

Uma cidade bem pequena existia na região de Sorocaba. Ela foi batizada com o nome de Campina do Monte Alegre, nome muito comprido e que, por isso, a sua população hoje lhe trata por "Campininha" nome, aliás, muito mais simpático a nosso ver.
Depois de desaconselháveis administrações, eis que a cidade passa a ter um bom prefeito a ouvir seus bons munícipes e, todos juntos, iniciam um trabalho de desenvolvimento em que o turismo é o carro chefe.Criado um eficiente Comtur, criadas Comissões para pesquisas específicas e pautar soluções, e já contam com um novo campus da Universidade São Carlos, a UFSCar.
Já providenciam um Portal de Receptividade para mostrar, aos sábados, domingos e feriados, o artesanato da cidade, souvenires e exposições de artistas locais. Professores da UFSCar estão ajudando no desenvolvimento ambiental e turístico. Parabéns a todos!

FAZENDO A LIÇÃO

A Câmara de Vereadores de Campina do Monte Alegre aprovou moção encaminhada para a nossa Assembléia Legislativa em apoio ao PLC 032/2012 que a Frente Parlamentar Fremitur se vê empenhada.
Essa é uma das preocupações de uma cidade, como é o caso de Campina do Monte Alegre, em se empenhar na 'lição de casa' cuidando do seu Plano Diretor de Turismo, criando fórum de desenvolvimento, atraindo investidores e, como diz a sua vereadora Gibinha, a cidade de Campininha é a 'bola da vez' entre as 'Cidades de Interesse Turístico'.
A cidade conta com um Parque Ecológico a 5 km do Centro. Tem ainda dois rios preservados numa região realmente agradável.
Agora, através do seu Comtur, muito se espera de novos projetos turísticos o que, certamente, vai depender de angariar as verbas para isso necessárias. Campininha é uma das cidades que precisa do apoio do Governo do Estado nesse segmento do turismo.

EXPOSIÇÃO DE VALOR

Pátio do Colégio, uma das telas de Cristiane CarboneVocê estando na capital paulistana e, principalmente, se estiver no Centro de São Paulo, vale a pena você programar uma parada para visitar uma ótima exposição de telas que retratam a nossa Capital, todas pintadas por nossa famosa artista plástica Cristiane Carbone.
As telas estão ao alcance de qualquer bolso, e são obras sempre atraentes que enfeitam com qualidade qualquer parede de sua casa ou do seu hotel.
A exposição está aberta todas as tardes, das 13h às 18h, bem no Pateo do Collégio, 73, (ou Pátio do Colégio), no prédio do Tribunal de Justiça. A exposição tem o título: "Memória Paulistana". Vale a pena!

GASTRONOMIA EM BRAGANÇA

Campus da Universidade S. Francisco, em Bragança Paulista.Quinze Chefs de cozinha, nove deles de outros países, estarão participando do "Encontro Internacional de Gastronomia", na cidade de Bragança Paulista, nos dias 10 a 12 de setembro, mais precisamente no auditório da Universidade São Francisco.
O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Bragança Paulista e tem o apoio da FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, além da Instituição que possui referência do curso de Gastronomia na região de Campinas.
Todas as palestras terão entrada franca. Os interessados podem se inscrever pelo no site www.usf.edu.br/eig. Após o Encontro, os chefs ainda participarão de um grande jantar beneficente e da tradicional Festa da Linguiça de Bragança Paulista em sua quarta edição. Eles serão os jurados do Concurso Gastronômico Sabores de Bragança que todos os anos elegem o melhor prato feito com a famosa linguiça.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –26/08/2014)