SAN DIEGO

San Diego, um dos bonsbarcos que faz sucesso em Barra Bonita. Foto Willian GomesÉ o nome de uma das embarcações da 'Navegação Fluvial Médio Tietê' atuando na famosa Eclusa de Barra Bonita, um trecho do Rio Tietê onde não falta água servida pelos reservatórios de Barra Bonita, Bariri e Ibitinga. Por conseguinte, você pode continuar contando com os agradáveis passeios feitos naquela Eclusa.
Há também os barcos "San Marino", "San Raphael" e proximamente nós ali teremos também o "Aquarius". Todos sempre proporcionando excelentes serviços no vai e vem nas eclusagens, com passeios pela manhã ou à tarde, e você escolhe se quer com ou sem refeição.
Lembrando ainda que estamos falando nos pioneiros nesse tipo de passeios fluviais, uma organização que sempre primou por extrair o máximo que esses passeios podem proporcionar e transformou, com isso, a cidade de Barra Bonita como uma de nossas melhores Estâncias Turísticas. Informações e reservas (14) 3641-2422.

BARRA BONITA

San Marino, outro barco de Barra Bonita em passeios na Eclusa.A vantagem de Barra Bonita, como Estância, é que ali você tem inúmeros e diferentes atrativos, valendo a pena você se programar para aproveitar um fim de semana, iniciando com um jantar na sexta feira no 'Barbina', perto do porto dos barcos.
Você pode se hospedar nos vários hotéis da cidade e região, inclusive no Panorama Park da cidade vizinha de Iguaçu do Tietê, de onde você tem uma boa visão panorâmica de toda a Eclusa.
Outra interessante visita é a Ponte Campos Salles, encomendada por aquele então presidente da República. Ela foi inteiramente construída na Alemanha e ali montada em 1915. Trata-se de uma relíquia do patrimônio da cidade.

OUTRAS ATRAÇÕES

Inaugurada em 1980, na entrada da cidade você depara com o portal contendo os três elementos que traduzem a economia de Barra Bonita: Uma chaminé de cerâmica (por suas fábricas de telhas, ladrinhos, etc); uma engrenagem industrial (pela fabricação de açúcar e do álcool); e um barco (por seu turismo fluvial).
À margem do rio, a Praça do Teleférido possui pista de kart com 750 metros e um pequeno lago onde você pode desenferrujar as suas pernas nos pedalinhos em forma de gigantescos gansos. Já a Praça do Artesanato vende os seus artigos todos os dias, só fechando na 2ª feira.
Tem ainda o Parque Infantil e a Mini Cidade da Criança. O seu Agente de Viagens pode orientar sobre os demais detalhes de Barra Bonita. Muitas Agências podem te oferecer uma excursão rodoviária partindo de diversas cidades do nosso Estado para você passar um ou mais dias nessa cidade que faz jus ao seu nome de Bonita..

A JUSTIÇA VEIO

Brotas Estância, histórico momento da assinatura do Projeto de Lei do Governo.Brotas finalmente recebeu por Lei de 25 de julho o titulo oficial de Estância Turística. Um título mais do que merecido para uma cidade que realmente é uma atração por si só, formada por um grupo de hoteleiros, agentes de viagens e guias de turismo de primeira grandeza.
Porém, nunca uma cidade ficou devendo tanto a uma pessoa que comandou tudo desde o início. Sempre temos dito que quando lá estivemos em 1994, naquela cidade só tinha um Prefeito preocupado e um monte de árvores. Mais nada.
Aquele Prefeito, hoje no seu quinto mandato, Orlando Du Barreto, estudou bem o assunto, montou um Comtur Deliberativo de alta competência, convocou professoras e técnicos especializados e, aos poucos, foi construindo literalmente uma Cidade Estância Turística, hoje constando de todos os mapas internacionais do turismo. Parabéns!

CARACU

Se você pensou que vamos escrever sobre cerveja se enganou. Queremos informar sobre a Fazenda Aurora, aquela que entre nós introduziu o gado da raça Caracu há cerca de 150 anos e ainda mantém um dos melhores rebanhos do Brasil.
A Fazenda Aurora, mediante agendamento, recebe para visita de quatro horas na antiga tulha, moinho de fubá, paiol, serraria, na cachoeira, na atual sede e oferece um desfile dos campeões da raça Caracu. Para agendar visita ligue para: (19) 3672-1277. Localiza-se em Santa Cruz das Palmeiras (a cidade onde nos fins de semana você come um dos melhores camarões ou lagostas).

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –29/07/2014)