O CONDEPHAAT

Estação da Luz, patrimônio histórico de São Paulo. Foto Rubens ChiriO Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico tem a função de proteger, valorizar e divulgar o patrimônio cultural no Estado de São Paulo. Nessa categoria se encaixam bens móveis, imóveis, edificações, monumentos, bairros, núcleos históricos, áreas naturais e bens imateriais, dentre outros.
Desde 1968 O CONDEPHAAT já tombou mais de 500 bens. Eles formam um conjunto de representações da história e da cultura no Estado de São Paulo entre os séculos XVI e XX. As cidades que possuem bens tombados encontram-se representadas no mapa do Estado de São Paulo.
Esse conjunto de bens continua fazendo parte da vida das pessoas, inclusive adquirindo novos usos e significados. Um exemplo ilustrativo, na cidade de São Paulo, é a Estação da Luz. Tombada pelo CONDEPHAAT. Ela continua exercendo a função original de entroncamento ferroviário, mas também abriga o Museu da Língua Portuguesa e duas estações de Metrô.

TOMBAMENTOS

O tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público, com o objetivo de preservar para a população bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e até afetivo. A intenção é impedir que esses bens venham a ser destruídos ou descaracterizados.
O tombamento pode ser promovido pelas esferas federal, estadual ou municipal. O órgão federal é o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). No caso do Estado de São Paulo, o órgão é o CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). No caso da cidade de São Paulo, é o CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), sendo que inúmeras outras cidades também vêm criando seus conselhos municipais.
Todo cidadão, organização pública, civil ou privada tem o direito de solicitar ao CONDEPHAAT a proteção de bens culturais que considere importantes para a memória e para a preservação ambiental.

ARTESANATO EM PINHAL

Artesanato. Outro ponto forte de Pinhal.. A Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal, através do Departamento de Turismo e em parceria com o Sindicato Rural e o Senar realizaram Curso de Artesanato com folhas, galhos, cascas e grãos de café.
O curso lançado pelo Senar/SP utiliza técnicas com folhas, colagem, montagem, revestimento e mosaico na composição de bandejas, caixas, porta guardanapos, porta-retratos, flores e esferas para decoração.
O curso é parte do projeto de capacitação e treinamento de artesões qualificados a produzirem peças com as características do município. É uma forma de expressar características que identificam a cultura local que, por sua vez, é parte fundamental no pleito de uma cidade que busca desenvolver-se através do Turismo.

TURISMO EM CABREÚVA

A cidade de Cabreúva, perto da capital, oferece inúmeras opções de lazer, com boa hotelaria, pousadas e campings. A boa gastronomia também atrai o visitante que sempre obtém bom atendimento. O calendário cultural local inclui Feira de Artesanato, Festa Italiana, Festa das Nações, e outras comemorações.
Cabreúva está integrada no Roteiro dos Bandeirantes, pois no município existem as rotas utilizadas por índios e portugueses como os locais de aldeamento e colonização, além de ter sido passagem obrigatória dos Bandeirantes. Visite Cabreúva

INVENTÁRIO TURÍSTICO

Alunos do São Judas fazendo Inventário Turístico.O levantamento do potencial turístico de uma cidade passa a ser exigido para as cidades que queiram receber as verbas do turismo. É o Inventário Turístico que a Secretaria de Turismo do Estado vem pedindo há tempos, e que algumas cidades ainda não souberam como fazer.
As cidades que queiram podem contatar uma das Faculdades de Turismo que temos no Estado. Se tiver sorte poderá encontrar uma que esteja disponível para seus alunos fazerem o Inventário que precisam.
A Faculdade e os alunos nada cobram. Apenas a Prefeitura precisa arcar com as despesas dos mesmos, como hospedagem e alimentação em fins de semana. As respectivas professoras conduzem as ações e a cidade estará contribuindo com o estágio exigido daqueles alunos.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –15/07/2014)