Moita Bonita, trem turístico de Paraguaçu.MOITA BONITA

Com a missão de estimular o potencial turístico da Estância Turística de Paraguaçu Paulista, e buscando o desenvolvimento sustentável, foi criado o 'Trem Turístico e Cultural Moita Bonita', puxado por uma 'Maria Fumaça' que é a segunda mais antiga em operação para trens turísticos no Brasil, fabricada em Bristol, na Inglaterra em 1879.
É grande o número de turistas de outras cidades que aparecem para desfrutar uma viagem nostálgica relembrando o tempo dos pioneiros da Estrada de Ferro Sorocabana. Ainda mais, em uma máquina que participou da construção daquela ferrovia até Presidente Epitácio, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Depois, para completar o passeio, experimente o chope e uma saborosa pizza da Dardanella!

JARDIM DAS CEREJEIRAS

Jardim das Cerejeiras, em Paraguaçu Paulista.A cerejeira nos lembra aquela fruta saborosa, bem como da sua origem japonesa e das excelentes fotos quando ela está florida. O belo Jardim das Cerejeiras da Estância Turística de Paraguaçu Paulista faz por merecer outro predicado: Pode ser considerado um verdadeiro patrimônio ambiental. É uma das paradas do trem turístico.
Evidentemente, devendo-se aos imigrantes japoneses que ali se fixaram, o local foi objeto de um planejamento e execução orientados por um paisagista japonês que procurou caracterizar formas significativas. Este é um dos atrativos que você precisa conhecer em Paraguaçu Paulista, uma oficial Estância Turística localizada entre as cidades de Assis e Quatá, na região Oeste do Estado de São Paulo.

NÃO É FÁCIL

Nada é fácil em nosso caminho, seja lá o ramo que for. Por isso, é preciso dar valor ao segmento que transformou outras cidades que, no entanto, apesar de pequenas em população tiveram a renda multiplicada com o turismo. (Brotas, por exemplo). Outras já começam dobrar a sua arrecadação. (Socorro, por exemplo).
A saúde e a educação de um povo sempre serão importantes. Isso é óbvio. Mas, não é só isso que existe na face da terra!
Quem se candidata a cargo público deve estar preparado para chupar cana e assobiar. Aliás, estamos aqui defendendo um tipo de educação. E defendendo, ainda, uma especialização que só trará benefícios para a cidade que a adotar.
Turismo é Cultura. É educação. E é criação de empregos!
Quem se queixa da falta de dinheiro, deveria procurar os caminhos para obtê-lo. E hoje, por aqui, nada melhor do que usar a inteligência e buscar no turismo os meios para tal.

PEDREIRA E AS LOUÇAS

Para quem deseja comprar qualquer tipo de louça, porcelanas e utilidades domésticas com bom preço e bom gosto precisa visitar a cidade de Pedreira, no 'portal' do Circuito das Águas Paulistas, pouco adiante de Campinas. São muitas as suas indústrias e mais de 150 lojas permanecem abertas nos feriados e fins de semana para atender os turistas 'compristas'.
Mas não é só isso. A cidade de Pedreira tem vários atrativos turísticos a começar pelo complexo do "Morro do Cristo", o Teleférico, o Jardim Público, o Observatório Astronômico, o Boulevard do Rio Jaguari, um Bosque; lagos, e o Museu Histórico e da Porcelana.
Se você quiser aproveitar quando em suas férias de julho, visite a Feira Industrial de Pedreira, uma exposição genial, geralmente no 'Center Louças de Pedreira', com entrada franca.

SÃO JOSÉ DO BARREIRO

O prédio da Prefeitura de Pedreira é uma graça.Fazendas históricas são atrações em São José do Barreiro, como a Fazenda Pau D'Alho, construída pelo fundador da cidade antes de 1800.
O príncipe D. Pedro Primeiro ali esteve num almoço histórico em agosto de 1822 e ficou encantado com o seu conjunto arquitetônico, hoje tombado pelo Patrimônio Nacional com todos os méritos.
Algo muito agradável é se hospedar na Fazenda Clube dos 200, construída por Washington Luís (e outros 199 sócios), onde a comida excelente é um detalhe em meio aos outros atrativos presentes em toda natureza ao seu redor. Os hóspedes têm tratamento de fidalgo.
Essa atração localiza-se bem na pista da antiga Estrada Rio-Sâo Paulo. Mais informações (12) 3117-2338. Lembrando que São José do Barreiro é uma das cidades do "Consórcio Vale Histórico" que, para nós, se constituem nas "Cidades Históricas Paulistas".

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –18/03/2014)