NÚCLEO EUCLIDIANO

Protegida, a cabana de zinco onde foi escrito 80% de ‘Os Sertões’. Ao fundo a famosa Ponte Metálica.  pequenaHá tempos torcemos por uma retomada de ações locais para desenvolver e captar fluxo de turismo para as cidades de São José do Rio Pardo, Casa Branca, Itobi, São Sebastião da Grama, Divinolândia e até Caconde, cidades que juntas formam um bom Núcleo de Turismo.
Faz mais de duas décadas que São José do Rio Pardo recebeu da Secretaria do Estado um diploma de "Cidade de Interesse Turístico" e que a cidade de Caconde recebeu o título de Estância.
Mas... E daí? O que mais foi feito? Quando é que se pensou como "gente grande"?
Nos idos dos anos 80, este escriba participou de reunião na citada região e já recomendávamos a instituição de Conselhos Municipais de Turismo. O pessoal que esteve presente nem sequer conseguiu definir um nome para o Núcleo de Turismo! Que dirá entenderem-se.

REGIÃO ENCANTADORA

Caconde tem clima e cenários procurados.  Aquela encantadora região, da qual outras boas cidades vizinhas fazem parte, sempre teve mais pessoas puxando o freio de mão do que aquelas que procuravam acelerar o seu progresso.
Se por vaidade, se por ignorância, se por cegueira política, não sabemos. O fato é que sempre fomos cercados por pessoas que indicavam possuir deficiência auditiva.
Os Conselhos de Turismo na região não progrediram e, com isso, as suas cidades regrediram. Nem interessam apurarmos agora quais foram os prefeitos incompetentes no passado. Importa cuidarmos do presente.

HÁ ESPERANÇA?

Peixe assado na folha de bananeiraNos dias atuais, há um número maior de pessoas esclarecidas e abnegadas ocupando os cargos públicos atinentes aos nossos segmentos em muitas prefeituras e, por isso, temos esperança de dias melhores para toda a citada região.
Até porque a nossa Agência de Viagens costumava organizar excursões para tais paragens e os turistas sempre pediam bis e tinham prazer em ali retornar.
Estamos em vias de novas Leis com verbas específicas para o turismo. Assim, aguardamos o toque da alvorada na região!

PEIXE ASSADO

Eis aqui a mais nova atração da cidade paulista de Sales: O peixe assado na folha de bananeira. Um prato preparado com variações em quase toda a costa brasileira e também às margens dos grandes rios. Mudam os temperos, sai o alho e entra cebola ou coentro, adiciona-se ou não pimenta, acompanha ou não bananas fritas, etc.
Em Sales, através do trabalho inovador da Secretaria Municipal de Turismo, o prato começa ser servido utilizando os peixes específicos do local, como o pacu, o tucunaré e a tilápia.
Apesar de distante do mar, a pequena Sales simula um ambiente litorâneo, pois é banhada pelas transparentes águas do enorme reservatório formado pelo rio Tietê. Atualmente o peixe assado na folha da bananeira é servido no Pesqueiro Paraíso do Peixe e é necessário fazer a reserva antecipada (17) 9.9707-3550.

NOVO COMTUR DE SOCORRO

Em cerimônia oficial presidida pelo Prefeito André Bozola, na Câmara Municipal da Estância de Socorro, aconteceu a posse da nova diretoria do Comtur, contando também com a nossa presença e com o apoio da AMITur.
José Fernandes Franco, o presidente que saiu, realizou um trabalho de alto gabarito e, por isso, estará contando os seus segredos no Congresso do Turismo Paulista, em Junho próximo. Vitório Zuccon é o seu novo presidente e já conta com a união e a participação dos empresários de todos os segmentos.

ROTEIRO DO VINHO

Aqui você pode degustar bons vinhos, almoçar com a família em um bom restaurante, pertinho da capital e, ainda, visitar sítios, pesqueiros, plantações de uvas e de alcachofras, saborear leite, queijos e outros produtos típicos da cidade de São Roque.
O nome completo de batismo é: "Roteiro do Vinho, Gastronomia & Lazer". Agora resta você conferir (11) 4712-5664.
São Roque é um dos excelentes destinos turísticos que costuma expor no Salão São Paulo de Turismo (25, 26 e 27 de Junho).

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –25/02/2014)