O GOL DE ITU

Raquel Verdenacci. À ela se deve a maioria das seleções ficarem no Estado de São Paulo. O Comitê Paulista da Copa do Mundo esteve em Itu para lançar o Guia de Orientação Local, cuja abreviação é G.O.L.. Esse Guia foi preparado com o intuito de transmitir cuidados especiais principalmente às pessoas que estarão em contato com as delegações visitantes ou mesmo com simples torcedores. Até porque a maioria de estrangeiros que aqui virá certamente estará vindo por vez primeira.
A coordenação de tudo isso esteve nas mãos de Raquel Verdenacci, moça que desde o início da captação do evento teve papel importante. Entre outras pessoas que também trabalharam por isso, Raquel 'carregou mais pedras'.
O guia foi lançado também em outras cidades, mas Itu merece um registro especial por ter atraído o interesse de vários países – dois já confirmaram a cidade de Itu como suas bases. E tal interesse se deu porque não é de hoje que a cidade procura bem se cuidar o tempo todo, com os empresários locais e suas autoridades respirando turismo.

A CIDADE DE QUATÁ

Balneário de Quatá.O município de Quatá, graças aos esforços da sua gente, hoje é reconhecido como referência nos quesitos: trabalho, ações sociais e culturais, infraestrutura, saúde, educação, esporte e agricultura.
Quatá integra atualmente o circuito de qualidade na gastronomia e hotelaria - fato este ligado à melhora educacional, cultural e financeira de seu povo que acabou por se tornar mais exigente. O nome Quatá vem de um bugio diferenciado habitante de nossa Mata Atlântica.
Entre os seus atrativos turísticos temos o Balneário Municipal numa represa a 18 km do centro, com prainha, quiosques e lanchonete. O interesse histórico recai na antiga Estação Ferroviária da Sorocabana, na igreja com os vitrais feitos à mão. Restaurantes e hotéis dão o necessário suporte aos visitantes. Conheça Quatá.

BALNEÁRIO DE RANCHARIA

Áreas agradáveis podem ser exploradas em rancharia.   No lado oeste do Estado paulista, a 520 km da capital, você encontra o município de Rancharia. A sua origem foi um rancho montado em 1916 para abrigar os operários que construíam a Estrada de Ferro Sorocabana. Aliás, várias cidades tiveram inicio semelhante.
Agora, uma preocupação do seu prefeito é o Balneário Municipal, um dos atrativos de lazer e recreação. O prefeito Marcos reuniu autoridades e lideranças para discutir propostas de investimentos naquele parque aquático, eis que várias alternativas foram apresentadas.
O nosso Interior paulista é pródigo em lugares bonitos e agradáveis que precisam ser mais bem disponibilizados para a população local e da região, razão pela qual passa a ser um tema importante. Evidentemente aquela prefeitura vai precisar de ajuda financeira do Ministério do Turismo, Ministério da Pesca, bem como do Governo Paulista que já vem olhando com muito carinho a potencialidade turística do Estado.

LOCAIS TEMÁTICOS

Se a cidade comportar, é possível fomentar a transformação de concentrações étnicas em Bairros Temáticos ou Quarteirões Temáticos. Em havendo ditas concentrações, pode-se canalizar tal força para uma promoção realizada em uma semana à título de festival ou, então, em um ou dois fins de semana (o importante é ter seqüência anual).
Nós já vimos em apenas três quadras de uma única rua de um bairro paulistano (Brooklin), um festival alemão, com motivos germânicos característicos: divertimentos, roupas, comidas, artesanato, música, etc.
As fachadas das casas comerciais daquelas três quadras se enfeitam com motivos do citado país, num ambiente de festa total. Durante dois dias inteiros "lota" de gente por todos os lados. É algo bom para todo mundo, principalmente para o comércio local.

E, VEJAM SÓ...

Mas, para darmos uma noção das coisas, das três citadas quadras, apenas uma das firmas era propriedade de alemães (Era. Hoje ela nem mais existe). Contudo, todo mundo se integra numa salutar promoção.
Cada cidade pode pensar em algo semelhante. Pode pensar num país ou mesmo num outro tema qualquer. Uma reunião do comtur com o pessoal do lugar em questão, pode trazer outras idéias ou sugestões, até porque buscamos com isso tudo, além de reforçar os argumentos do turismo, trazer novos benefícios ao nosso pessoal e ao comércio local.
Depois é só cuidar do marketing e sair para um abraço (extraído do Livro de Lembretes da AMITur).

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –28/01/2014)