OLÍMPIA UMA BOA ESTÂNCIA

Olímpia, capital nacional do folclore.  O que por Lei se chamará "Estância Turística de Olímpia" é uma cidade de 50 mil habitantes, a 430 km da capital, a 50 km de Rio Preto e a 49 km de Barretos.
Talvez seu principal atrativo seja o 'Parque Aquático Thermas dos Laranjais', um dos maiores complexos de água quente natural e onde se deliciam milhares de turistas.
Para atender tanta demanda de turistas perto de 50 bons hotéis e pousadas estão reforçados por 2 resorts, 4 hotéis fazenda e 158 casas de veraneio. São mais de seis mil leitos disponíveis.

OLÍMPIA DE CULTURA

Thermas dos Laranjais, em Olímpia.   De fama internacional, o Festival de Folclore de Olímpia é a sua manifestação máxima no campo cultural. Preserva e mantém viva a cultura popular incentivando as dezenas de grupos folclóricos locais.
Há o Museu de História e Folclore, a velha Estação Ferroviária, prédios históricos (Casarão, Casa de Cultura, Pensão do Batata, etc). Também, praças de atividades folclóricas, por certo. No artesanato destaque para o 'serviço americano' em trançado estrela, cujos trabalhos já receberam prêmios internacionais de 'design'.
A sua prefeitura e a respectiva equipe que cuida do turismo em Olímpia são de excepcional gentileza e atenção para com os visitantes, razão pela qual a cidade merece a sua visita. Em boa hora o governador Geraldo Alckmin enviou para a nossa Assembléia Legislativa a mensagem transformando Olímpia em merecida Estância Turística.

PROGRAMA DA CULTURA

Entrou em vigor no último dia útil de 2013 a Portaria Ministerial que reformula o Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania, que até mudou de nome para: Programa Nacional de Promoção da Cidadania e Diversidade Cultural – Cultura Viva.
A Portaria tem o número 118 e é acompanhada de outras dela derivadas. Recomendamos aos interessados no assunto para que tomem conhecimento do texto de suas várias paginas já que a pretensão foi de beneficiar toda a população brasileira.

ONDE ESTÁ A SUTACO

Em algumas cidades correu notícia de que a Sutaco estaria "fechada". Realmente houve Decreto (em nossa opinião mal redigido), quando para compensar ou justificar o corte dos $0,20 nos transportes, resolveram mexer na Sutaco, na Agência CPtur, etc.
Na verdade, a Sutaco – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades - continua firme e forte, apenas que agora está subordinada à Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação. Assim, bem... Na verdade não deixou de ser uma inovação...

MUSEU MAJOR NOVAES

Prédio de 1815, do Major Novaes.   No centro da cidade de Cruzeiro e num prédio edificado em 1815, inicialmente para sede de uma fazenda, encontra-se o Museu Major Novaes. Homenagem a quem ali morou e que foi o responsável pelos desvios dos traçados na Estrada de Ferro "D. Pedro II" (Depois Central do Brasil) e da Estrada de Ferro "Minas and Rio" (depois Centro-Oeste).
Os desvios fizeram passar os trilhos por suas terras e isso causou o surgimento de núcleo urbano que é o atual Município de Cruzeiro.
O Museu possui um acervo especializado em história, composto por 900 peças diversas, bem como um acervo de 250 metros lineares de documentos de natureza pública e 30 metros de particular, compondo o maior acervo documental da região do Vale do Paraíba. Há, também, amplo acervo fotográfico. Aberto todos os dias até 17h. Nos dias úteis abre às 8h. Aos sábados e domingos abre às 13h. Visite!

CRIANÇAS NA PRAIA

A Assessoria de Imprensa da nossa Secretaria de Turismo do Estado está anunciando que 700 crianças do Interior paulista se juntaram em Santos a partir do dia 15 de janeiro para curtir o mar e muita diversão.
É o Programa "Turismo do Saber" capitaneado pelo Secretário de Estado Cláudio Valverde que neste mês premiará 1.280 crianças de 9 a 11 anos com uma semana na praia, destacando que 70% nunca tinham estado numa praia com o mar aos seus pés. Haja sorvetes, jogos e balões suficientes para a garotada se esbaldar!
Esse programa já se chamou "O Interior na Praia" e foi "bolado" anos atrás pelo Conselho Estadual de Turismo.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –14/01/2014)