BRODOWSKI, DE PORTINARI

Nessa Capela, em Brodowski, uma das telas impressionantes de Portinari. Entre Ribeirão Preto e Batatais, às margens da Rodovia Cândido Portinari, está localizada a cidade de Brodowski, onde se encontra a casa em que o pintor residiu, e que hoje é um respeitável museu.
Brodowski é uma cidade muito agradável e tranquila, bem cuidada pela atual administração, sendo sempre proveitosas toda e qualquer parada que se faça ao estar na rodovia Cândido Portinari. A população acolhe com carinho os seus visitantes.
Talvez a maior atração seja a Casa de Portinari, onde o pintor deixou em suas paredes algumas de suas pinturas iniciais. Na pequena capela que ele construiu no quintal todos os santos têm a face retratando alguém da família. É uma visita muito interessante.

ASSIM COMEÇOU...

Cidadãos se reúnem na Estação comemorando o 100º. Aniversário.   Quando a Cia. Mogiana de Estradas de Ferro estava criando linhas férreas para o nordeste do Estado, ao redor dos idos de 1890, fazendeiros da região ofereceram àquela ferrovia uma área para a construção de uma Estação, idéia que agradou à Mogiana.
O inspetor geral da Mogiana, o engenheiro polonês Alexandre Brodowski teve marcante participação na viabilização da proposta. Ele era um homem forte na Mogiana, técnico de renome, cuja vontade foi respeitada e, em 5 de setembro de 1894 foi inaugurada a Estação com armazém e pátio de manobras.
Em homenagem ao seu ilustre inspetor geral foi dado à Estação o nome de Engenheiro Brodowski. Ao redor da Estação nasceria a progressista cidade que em 1913 foi criado como o município de Brodowski, hoje uma agradável cidade entre Batatais e Ribeirão Preto.

ARTESANATO PAULISTA

Em Miracatu o artesanato é levado a sério.O Artesanato Paulista é muito bem cuidado pela 'Sutaco', e por ela é promovido, cuidando de preservar a identidade cultural do 'saber fazer', em suas individualidades e particularidades.
O Artesão, mais do que um elemento da cultura, representa potencial contribuição para o universo econômico da sua comunidade e contribui sobremaneira para o turismo local.
Também se cuida do aspecto ecológico. Conheça, por exemplo, a 'Banarte' de Miracatu, um grupo de artesãos com fibras de bananeira. No Vale do Paraíba o destaque fica com as peças modeladas pelos Figureiros de Taubaté.
No Litoral Norte, a escultura zoomórfica de Ubatuba e a tradicional cerâmica de São Sebastião. São algumas citações do muito que temos por nosso Interior Paulista, como assim nos ensina a 'Sutaco'.

PÓS GRADUAÇÃO

Para quem tiver interesse, a Faculdade São Judas vai abrir dois cursos de pós graduação em Turismo, em 2014. Um deles versará sobre o Planejamento e Organização do Turismo, enquanto o outro tratará de Planejamento e Organização de Eventos, conforme nos alerta a professora Maria José Giaretta. Outras informações (11) 2799-1742.

4X4 EM JANEIRO

Alegria e diversão num 4x4 respeitando a natureza.Um passeio de 400 km em dois dias, em estradas e fora delas, com um pernoite no Hotel Campo Místico MG), com café, percorrendo as cidades de Socorro (SP) e Bueno Brandão (MG), na chamada "Rota dos Sonhos 2014", já que o grupo fará visita ao Parque dos Sonhos (SP).
Tudo isso num emocionante Jeep 4x4 é o que nos oferece nos dias 25 e 26 de janeiro o "Mundo Off Road". A maioria das trilhas será percorrida no sábado (dia 25) dentro de propriedades particulares, e com refrescantes banhos de cachoeira.
Todos serão acompanhados e instruídos por Guias Profissionais especializados nesse tipo de Turismo Off Road. Para inscrições entre no site: www.mundooffroad.com.br/turismo/eventos.

MOSTRE A SUA CIDADE

Se você quiser trazer dinheiro de fora para a sua cidade, você não pode ficar de braços cruzados esperando que tudo lhe caia no colo.
Você precisa divulgar o que você tem de bom na sua cidade em Cultura, Turismo e Meio Ambiente. Observe que metade dos países que participarão da Copa da Fifa estará hospedada no Estado de São Paulo.
Isso porque as cidades se divulgaram, foram buscar. Você pode conquistar turistas para a sua cidade. Por exemplo: Adquira um estande no Salão São Paulo de Turismo 2014. Faça a sua reserva hoje mesmo!

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –07/01/2014)