Mangia Che te fa bene, QuiririmMANGIA CHE TE FA BENE

Todas as delícias da cozinha italiana num só lugar? Imagine você 26 cozinhas de excelente qualidade e você no meio deles! Esse lugar existe e se chama: "Mercato della Colônia Agrícola di Quiririm".
Há uma praça de alimentação comum para todos os restaurantes e você precisará ir até lá várias vezes para decidir qual é a melhor especialidade de cada casa, pois cada uma delas procura ser a rainha de algum tipo de prato.

MERCATO DELLA COLÔNIA

É normal a pessoa ter "água na boca" ao lembrar as porpetas, lasanhas, fogazzas, xadunes, e todos os tipos de macarrão...
E os doces, então? Experimente o "turtei" (massa frita torcida com canela, açúcar e mel); o "La Turghi" (com recheio de doce de batata ou goiabada); torta de nozes; bombas ou a "Caçarola italliana".
Tudo lá é uma loucura!
O "Mercato" fica aberto diariamente das 10 às 22h. Está localizado às margens da rodovia para Campos do Jordão, Rod. Floriano Rodrigues Pinheiro Km 05, no Trevo de Quiririm e Taubaté. Você vai retornar varias vezes ao "Mercato" para decidir quais os seus pratos preferidos...

AINDA O 'PÓLO CUESTA'

A natureza contemplou as cidades do Pólo Cuesta.  Além da cidade de Botucatu, já enaltecida nesta Coluna o Pólo Cuesta é composto por outras nove cidades, numa região onde se sobressai aquela formação geológica. Uma delas é Areiópolis, típica cidade interiorana, hospitaleira, tranquila e sossegada. Outra é Anhembi, mais conhecida por sua famosa procissão de barcos pelo Rio Tietê.
A cidade de Bofete conta com o Turismo Místico, envolto nas lendas das Três Pedras, enquanto a cidade de Conchas se ufana por suas paisagens exuberantes e gastronomia típica.
Já a cidade de Itapetininga tem uma topografia que favorece a prática do Ecoturismo. Tem reserva ambiental preservada, trilha em matas nativas e a Represa de Jurumirim. É Uma região bonita.

MAIS CIDADES DO PÓLO

Pardinho é a cidade citada como o berço da música regional de raiz, com inúmeras nascentes, entre elas a do Rio Pardo. A cidade de Pratânia tem tradição sertaneja e literária, mas é conhecida por sua produção de artigos em couro.
São Manuel foi potência os áureos tempos do café e mantém a sua tradição religiosa. Por fim, a cidade de Paranapanema, banhada pelo rio do mesmo nome e pela Represa Jurumirim, e com marcante produção de flores, principalmente na sua "Holambra-2".

MUSEUS NO VALE

O Vale do Paraíba é riquíssimo em história e, para bem conservá-la, inúmeros museus se espalham por todas as suas cidades retratando o passado importante. Entre tantos, destacamos alguns museus de São José dos Campos.
É o caso do Museu de Arte Sacra instalado na Capela N.S. Aparecida, na Travessa Chico Luiz, no Centro. O Museu possui um acervo composto por imagens, parâmetros, objetos litúrgicos, desde o século XVIII. As peças foram confeccionadas por artistas e artesãos daquela região.
Dentro do Parque Roberto Burle Marx está o Museu do Folclore, com uma boa biblioteca com documentação em fotos, vídeos e gravações. Em 1999 foi inaugurado o Museu do Esporte, situado na Praça Afonso Pena. Visite São José dos Campos.

O LUIZ DE QUEIROZ

Também um museu, porém este na cidade de Piracicaba, mais precisamente nas dependências da famosa Esalq/Usp, um dos mais belos campus universitários do País. É o museu Luiz de Queiroz que só é aberto nos dias úteis.
Já o Museu Prudente de Moraes fica aberto de 3as aos domingos. Ele está instalado numa centenária casa de estilo imperial brasileiro, a mesmo onde viveu e morreu o primeiro Presidente Civil da República, o Prudente de Moraes.
Para os amantes da Cultura, recomendamos visitar a Pinacoteca de Piracicaba (dias úteis), o Centro Cultural e Museu 'Martha Watts' (dias úteis), e o Centro Cultural Estação da Paulista (aberto diariamente) onde são oferecidas inúmeras atividades culturais e de lazer.

VISITE O MUSEU DO RELÓGIO

No Museu do Relógio, todos os tipos imagináveis. -"Um relógio faz café. O outro tem forma de flor. Há aqueles que são verdadeiras jóias com pedras preciosas, como o que pertenceu à segunda Imperatriz do Brasil. Curiosidades também não faltam: tem relógio de um ponteiro só, relógio que mostra as horas "ao contrário", enfim, todos os tipos e até alguns que você nunca imaginou" – Assim anunciou Silvia Lakatos, jornalista da Dimep, que nos ofereceu o Museu do Relógio (dias úteis e no último sábado do mês).
Seiscentas peças compõem o Museu do Relógio, instalado no interior da empresa fabricante de relógios, e é o único no gênero entre nós.
Localiza-se na Av. Mofarrej, 840, Vila Leopoldina, em São Paulo. A entrada é gratuita e as visitas são monitoradas. Outras informações: (11) 3646-4000.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –01/01/2014)