O NOME DIZ TUDO

A entrada da Eclusa é atração maior de Barra Bonita.   Simpática e acolhedora, a cidade de Barra Bonita é sempre um bom programa para quem deseja um lugar para passeios agradáveis e diferentes, e tendo como atração principal os passeios de vários navios pela Eclusa.
A cidade também convida para visitas ao seu Museu Municipal Luiz Scaffi, ao Memorial do Rio Tietê, ao seu Teatro Municipal e a Praça do Artesanato, local ideal para a compra de souvenir.
Depois de um giro no bonde chinês, no bonde da alegria, na jardineira ou no trenzinho, você deve saborear os pratos dos bons restaurantes que Barra Bonita dispõe.

A 'CUESTA'

?’Cuesta’, enormes paredões que chamam a atenção em Botucatu. A 'Cuesta' é uma formação de relevo escarpado em um dos lados com um suave declive em outro, constituindo espécie de degraus que se elevam sobre o solo em até mil metros de altura.
Desse modo, são formados grandes paredões cujo topo não é pontiagudo como as serras, mas sim uma vasta área plana. A 'Cuesta' se estende por vários municípios. Mas a cidade nisso privilegiada é Botucatu, uma das mais importantes do turístico 'Pólo Cuesta'.
O 'Pólo Cuesta' também envolve as cidades de Pardinho, Bofete, São Manuel, Pratânia, Areiópolis, Anhembi, Conchas, Itatinga e Paranapanema. Em cada cidade do 'Pólo Cuesta' você vai encontrar outros atrativos interessantes. Belas paisagens que valem a visita.

BOTUCATU

É uma cidade atraente para o turismo de aventura localizada a 220 km da capital, ligada por ótimas estradas e cuja prefeitura mantém uma divisão para atendimento ao visitante (14) 3811-2900.
São convidativos em Botucatu os passeios de Mountain Bike, as caminhadas ecológicas, trekking e cavalgadas. Há trilhas para 4x4 e um dos locais ideais para Rally e Enduro. Ainda tem locais para quem curte Paraglider e diversões náuticas. Pode-se dizer que para cada segmento há Agências, Monitores ou Guias de Turismo à sua disposição.

TURISMO DE AVENTURA

A cidade de Brotas, que se tornou a Capital do Turismo de Aventura, realmente oferece uma infinidade de atividades aquáticas, terrestres, verticais ou aéreas. São duas dezenas as Agências locais especializadas nas modalidades e várias dezenas de meios de hospedagem, além de cinco campings.
Somam quatorze os seus atrativos e sítios turísticos e uma dezena de lojas de artesanatos. Por tudo isso, e por uma atenciosa Secretaria de Turismo da Prefeitura, você tem muito para curtir em Brotas e precisará de vários dias para isso. Informações: (14) 3653-5282.

SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO

Cuide de se mostrar. Se mostrar para quem interessa à sua cidade e, também, onde melhor a sua cidade ficará exposta.
Embora aberto ao público em geral, o Salão São Paulo de Turismo tem uma lista de convidados ilustres entre os profissionais do turismo, agentes operadores, empreendedores e jornalistas especializados.
Neste ano diferenciado de 2014, em plena época da Copa do Mundo, com milhares de visitantes, incluindo-se aí um numero elevado de jornalistas estrangeiros, nada melhor que expor as potencialidades do seu município no Salão São Paulo de Turismo (11) 3758-0142 e (11) 2532-2495. Faça a reserva do seu espaço hoje mesmo!

ESTÂNCIA ALTO DA SERRA

Shows noturnos são muito concorridos na Estância Alto da Serra.  Talvez a maior casa de eventos do Brasil esteja em São Bernardo do Campo e leva o nome de Estância Alto da Serra (Serra do Mar), pois tem uma área de 1.200.000 m2, e um verdadeiro complexo de entretenimento, também capaz de shows, convenções, grandes eventos, treinamentos empresariais e educação ambiental.
Além disso, o complexo está no município de São Bernardo do Campo, o qual possui uma vasta rede de hotelaria e gastronomia, bem como uma eficiente Secretaria de Turismo que vem se revelando uma das mais profícuas do país. Informe-se (11) 4348-1050.

CAPITAL DAS PRAINHAS

A cidade é Buritama. Agradável, bonita e bem administrada. Já se chamou Palmeiras, já se chamou Buriti. Sempre recebe os visitantes com calorosa acolhida. Localiza-se às margens do Rio Tietê, na altura de Araçatuba e pertence ao 'Núcleo de Turismo das Prainhas'.
A Praia Municipal de Buritama está entre as melhores da região. Ali são proporcionadas atividades de lazer aos freqüentadores e até torneios de jet-ski, campeonato de vôlei de praia, torneio de pesca, etc.
Há um Parque Turístico às margens do Tietê que oferece um enorme e convidativo espaço. Há passeios em moderno barco de recreio, o famoso "Odisséia" e um excelente Park Hotel junto ao Iate Clube Tietê. Visite Buritama.

ANO NOVO....

Que em 2014 seus desejos se realizem, de preferência visitando as cidades turísticas do Estado de São Paulo;

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –23/12/2013)