PARANABIACABA

Parque Nascentes de Paranapiacaba..  A Vila Ferroviária de Paranapiacaba localizada no município de Santo André é um Patrimônio histórico nacional, e, esbanja um charme londrino rodeado de mata atlântica, tornando-se um contínuo convite para o turismo cultural e/ou ambiental.
Ali está um parque natural (Nascentes de Paranapiacaba) que dispõe de um Centro de Visitantes, exposição com réplicas de plantas e animais, sementes, madeiras, ninhos, etc., com entrada franca. Sobre dias e horários informe-se antes de ir (11) 4439-0321.
O parque tem seis trilhas que só podem ser feitas com acompanhamento dos monitores credenciados, cujo serviço custa R$15,00 por pessoa. As nascentes do Rio Grande, o principal formador da Represa Billings, também são atrativos para os turistas.

A MARIA FUMAÇA

Maria Fumaça de Paranapiacaba. Atração sempre procurada por turistas é o passeio com a 'Maria Fumaça' de Paranapiacaba. O trem é operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, com apoio da Prefeitura de Santo André e da MRS Logística. Custo R$5,00.
O passeio de trem tem tudo a ver com o lugar, pois nos ajuda a resgatar a história da vila e da ferrovia. Importantíssima na época. Por isso, também é valida a visita ao Museu Castelo e ao Museu Funicular.
Várias são as formas de você chegar naquela Vila famosa. Informe-se dos detalhes com o Centro de Informações Turísticas, no site da Prefeitura de Santo André, ou pelo fone: (11) 4439-0237.

"SER TÃO DA ROÇA"

Com esse nome de batismo, foi realizado o 'Festival Gastronômico do Assentamento Bela Vista do Chibarro', ao mesmo tempo em que se deu a formatura da primeira turma do curso de Turismo Rural oferecido pelo Senar, na escola da Agrovila, na cidade de Araraquara.
"- O Turismo Rural agrega valor às propriedades, valoriza o trabalho do homem no campo e contribui para o aumento de renda e partilha de conhecimentos. Por seu turno, o Assentamento Bela Vista sempre apresentou potenciais atrativos turísticos, até então inexplorados" – assim declara o publicitário Théo Bratfisch.

BURACOS NA PISTA

Temos elogiado as estradas paulista porque, na verdade, são as melhores do país. Contudo, o trecho pedagiado da rodovia que liga Presidente Prudente até a Estância Turística de Presidente Epitácio está com péssima conservação em sua pavimentação. Buracos e perigosos desníveis por todo o trecho.
Se, de um lado, está faltando consciência de suas responsabilidades aos encarregados, de outro lado está faltando a necessária fiscalização por parte das autoridades.

TURISMO EM PIEDADE

Belezas naturais, entre as atrações da cidade de Piedade.  A cidade de Piedade está a 115 km da capital paulistana. Desde que teve inicio a atual gestão administrativa temos notado um sério trabalho com o seu potencial turístico demonstrando novos tempos na cidade.
A cidade de Piedade, pois, além de ter um charme especial tem agora um Departamento de Turismo laborioso e uma Prefeitura atuante no setor de turismo o que, certamente, trará vários benefícios para a sua hospitaleira população de 52 mil habitantes.

A PEDRA DO ELEFANTE

Localizada no Jardim Oriental, dentro do bairro apropriadamente denominado Bairro da Liberdade, a pedra é de uma formatação que tem os contornos de um elefante, repleta de beleza.
Para os visitantes, dois portais dão as boas vindas. O tradicional "Tori" que homenageia a colônia japonesa existente na cidade de Piedade, e, o "Portal das Águas" que se refere aos rios, represas e cachoeiras existentes no município. Visite Piedade.

SENHOR GOVERNADOR:

Alvíssaras para as suas mensagens enviadas ao parlamento estadual juntando os Projetos de Lei para elevar à categoria de Estância Turística a agradável cidade de Brotas e a progressista cidade de Olímpia. (embora ainda esteja faltando Barretos).
De qualquer forma, já temos no seu conceito as 70 Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo.
Agora, Sr. Governador, está na hora de Vossa Excelência arrematar o que mais clamamos, ou seja, a criação da categoria dos "Municípios de Interesse Turístico" (que deverão ser 140 cidades), ato esse que dará munição para as respectivas prefeituras alavancarem as benesses que o turismo pode lhes dar com tal diploma, obedecendo rigores técnicos.

O MAPA DO TURISMO

Para figurar no 'mapa' do Turismo não é preciso a cidade ter um Corcovado ou um Pão de Açúcar.
Hoje temos 56 segmentos no Turismo. Assim, é viável que uma cidade qualquer possa explorar um ou vários desses segmentos!
O que tem faltado na visão de governantes, ou na visão de assessores despreparados, é perceber a necessidade de contratar bacharéis ou técnicos em Turismo para auxiliarem. São pessoas que já estudaram todo o tema ou, ao menos, boa parte dele.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 03-12-2013