TREM TURÍSTICO DE MOGI

Trem Turístico para Mogi das Cruzes espera por você. Foto WikimediaEmbora o tenham chamado erroneamente de "expresso", ele nada tem de expresso. Ao contrário, o Trem Turístico "Estação da Luz/Mogi das Cruzes" desliza cadenciado e suavemente num agradável passeio entre os dois trechos. É um passeio de trem colocado à disposição do público em geral, domingo sim, domingo não.
E, chegando a Mogi das Cruzes, você tem três opções de passeios à sua escolha: o Parque Taiaçupeba, o Circuito das Flores, ou um passeio a pé pelo Centro Histórico. A passagem é de valor econômico e se você formar um grupo de no mínimo quatro pessoas o desconto será de 50% para todos. A Agência Jawatur (de Mogi) é uma das que cuidam dos passeios. Procure saber qual dos passeios você fará primeiro.

NOSSO CENTRO OESTE

Conforme havia testemunhado a Colunista Social ZCastel, o Circuito Turístico "Caminhos do Centro Oeste Paulista", superou o descrédito de alguns, e partiu para a fase de implantação junto ao mercado visando conquistar a sua merecida fatia do público que está descobrindo o rico segmento turístico que nos oferece o Interior do Estado de São Paulo.
São dez os municípios participantes: Agudos, Avaí, Arealva, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga.
O Circuito tem por vocação o turismo cultural, com especificidades para o turismo histórico e o turismo rural Todas as cidades participaram dos projetos de promoção do turismo estruturado pela metodologia do Sebrae-SP. É uma região cujo panorama é colírio para nossos olhos.

PÉROLAS DO PETAR

Grupo passeando na Caverna Morro Preto. Foto Danilo Martines Duarte. A "Gruta das Pérolas", uma das jóias do município de Iporanga, possui o maior abismo de caverna do Brasil com 250 metros. Já a "Caverna Morro Preto" possui salões amplos e já foi utilizada como moradia por populações da pré-história. Perto dela está a "Caverna do Couto", que fornece água para uma cachoeira.
Outra batizada de "Caverna de Santana" possivelmente é a mais visitada, pois é rica em formações como estalactites e estalagmites, além de possuir uma malha de galerias em três níveis, chegando a formar um verdadeiro labirinto. Vale a sua visita.

MAIS CAVERNAS

A região do Petar, que é abreviatura de "Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira", está repleta de cavernas, vales e cachoeiras. São mais de 300 as suas cavernas só no município de Iporanga.
A chamada "Caverna Casa da Pedra" tem o maior pórtico de entrada do Brasil, com 215 metros de altura. É um espetáculo deslumbrante. Algumas cavernas podem estar impedidas num ou noutro momento. Por isso, você sempre terá de planejar com antecedência a sua visita e informar-se do que será necessário levar.
Seguir as regras de segurança e de preservação ambiental impostas pelos Guias oficiais, quando estiver visitando as cavernas, é com o que você deve se preocupar.

PASSEIOS NA CAPITAL

Vera Lúcia Dias, Guia de Turismo credenciada em atividade..  "- Caminhar no espaço paulistano no mês de Dezembro é renovação de pensamentos, mudança de percurso e luzes coloridas para celebrar" – é o que nos diz Vera Lúcia Dias, uma das melhores Guias de Turismo credenciadas.
O momento é mesmo o de passearmos pela cidade iluminada, observando o nosso rico patrimônio histórico, conhecendo os espaços culturais, e apreciando um bom cafezinho. Tudo através de caminhadas leves. Metrô só entre o Centro e a região da Av. Paulista.
Os passeios estão sendo oferecidos às 5as, 6as ou sábados, das 19h30' às 21h30'. Em outros dias e em outros horários são possíveis de realizar se combinado antes. Você pode se informar ou marcar o passeio pelo fone 9.9253-8846.

INTERESSE TURÍSTICO

Foi completado o ciclo das três reuniões oficiais deste ano, referentes à "Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico – Fremitur" – sob a presidência do Deputado Estadual João Caramez, ele que presidiu a recente reunião realizada no Centro de Convenções Sun Valley, na cidade de Marília.
Igualmente foi grande o número de cidades apoiadoras no sentido da aprovação imediata no Projeto de Lei 032/12 que precisa ser votado ainda no corrente ano.
Afinal, os seus benefícios acabam por favorecer inúmeras cidades, com prefeitos de todos os partidos, não existindo uma só razão para algum Deputado votar contrariamente. Todos nós estamos de olho...

ARTISTAS PLÁSTICOS

A próxima Expo Artistas Paulistas será realizada em Junho de 2014 juntamente com o Salão São Paulo de Turismo, exposições marcadas para o Centro de Eventos São Luís, na região da Av. Paulista.
Adiantamos que todas as telas deverão retratar o patrimônio histórico ou cultural da respectiva cidade, no tamanho de 0,80x0,60 ou 0,60x0,80
Cada cidade pode apresentar dois artistas plásticos com duas obras cada um. O regulamento será remetida às Prefeituras e aos Comturs.

.(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 26-11-2013)