DESCUBRA PIRACICABA

Na Rua do Porto, em Piracicaba, temos peixes de todas as formas.  Entre os atrativos de Piracicaba destacam-se as alternativas gastronômicas encontradas em seu vasto cardápio. Claro está, que a tradicional "Rua do Porto" desponta altaneira no topo da lista por adicionar singular paisagem à beira do Rio Piracicaba.
E entre as iguarias destacam-se o 'peixe no tambor', o 'cuscuz paulista' e a indispensável 'pamonha de piracicaba'. Acompanhada, ou não, pela famosa cachaça piracicabana. Numa região de alta produção de cana de açúcar esta última não podia faltar.
A pamonha, herança da cultura indígena, além de muitas vezes ser feita apenas à base de milho, na cidade de Piracicaba a gente saboreia pamonhas recheada com sabores doces e salgados, como o doce de leite e o queijo por exemplo. Descubra a "Pamonha de Piracicaba".

AGORA ELEVADOR

Nova atração em Piracicaba: Elevador para o Mirante Alto,  Depois de uma licitação, a empresa vencedora irá manter funcionando por cinco anos um elevador turístico construído ao lado do Parque do Mirante. O elevador já foi inaugurado e irá funcionar de 6ª à domingo, além dos feriados, das 11 às 19 horas.
O visitante pagará apenas R$2,00. E parte disso vai direto para o Fundo Municipal de Turismo de Piracicaba. Nas 6as feiras o ingresso é gratuito para a sua população. Sem dúvida, é mais um atrativo local.

MIRANTE ALTO E MIRANTE BAIXO

O Mirante Alto ficou localizado no topo do novo elevador turístico e está a 24 metros de altura. É todo fechado com gradil metálico e vidros. Comporta até 200 pessoas, sem problemas.
No Mirante Baixo, área que compreende os espaços inferiores avançando sobre o rio, ficará o Café do Mirante e um espaço cultural com mesas, cadeiras, livros e revistas, para que as pessoas possam desfrutar de momentos agradáveis e, ao mesmo tempo, podendo contemplar por mais tempo a agradável vista do rio Piracicaba.
O Café do Mirante terá um cardápio variado, com lanche natural, salgados, pão na chapa, mini pamonha, bolo de milho, saladas com grelhado para almoço, etc. Informações: (19) 3403-1270.

PARAÍSO ENSOLARADO

Das regiões de beleza ímpar que temos no Brasil, nós incluímos a região Noroeste do Estado de São Paulo, sem favor algum. Ali estão cidades onde o calor nos abraça quando lá pisamos. E ainda, de "lambuja", é onde você recebe um calor humano inenarrável.
A lamentar o fato de muita gente ainda pensar que é uma região distante. Distante de onde?
Contudo, se você sair pela estrada sem hora para lá chegar, apenas passeando, você vai ficar surpreso em perceber que não é longe como possa parecer. Devemos lembrar, também, da excelência das nossas principais rodovias.
Trata-se de uma região do nosso Estado que é belíssima para todo tipo de passeio. Ali temos mais de 50 cidades acolhedoras. Cada uma com muito a mostrar e onde você tem muito a curtir. Está na hora de você conhecer melhor o seu próprio Estado!
E descubra o que você vinha perdendo até agora!

E POR FALAR NISSO...

Dia 18, uma segunda feira deste novembro, será realizado mais um encontro de Prefeitos e Prefeitas com os deputados e técnicos da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico.
O local do encontro será no auditório da ACIRP, Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto, o qual está localizado na Avenida Bady Bassit, 4052, em São José do Rio Preto. O horário estipulado é das 13h30' às 17h00'
Trata-se de uma ocasião em que as prefeituras estarão sendo esclarecidas sobre os requisitos, o andamento, e os detalhes a respeito do Projeto de Lei 032/12, que dá nova redação para as cidades "Estâncias" e cria a nova categoria denominada "Municípios de Interesse Turístico", para que estas últimas passem a receber verbas do Turismo, conforme é o desejo do governador Geraldo Alckmin.
Estamos prevendo que (principalmente) os Prefeitos que precisam das verbas do Turismo, certamente não irão faltar ao encontro para dar o seu necessário apoio ao PL-032.

PARQUE ESTORIL

Entrada suntuosa do Parque Estoril, em São Bernardo.    Situado às margens da Represa Billings, no bairro Rio Grande em São Bernardo Campo, está o Parque Municipal Estoril onde a gente pode curtir diversão ou tranquilidade em metade da sua área total de 373 mil m².
Inaugurado em 1955, o Parque Estoril, que é acessado pelo km 29,5 da Estrada Velha do Mar, está numa área de preservação ambiental que oferece turismo ecológico, zoológico e até uma prainha. Há um tradicional espaço para o turismo náutico na Represa Billings.
Ali tivemos um projeto de requalificação, revitalização e a criação de novas estruturas turísticas, melhoria da acessibilidade, comunicação visual e infraestrutura, tudo isso acontecendo com o empenho do Departamento de Turismo da Prefeitura de São Bernardo.

.(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 12-11-2013)