CEU EM BROTAS

Colégio de Sabino em visita ao CEU de Brotas. Em Brotas o 'CEU' é o 'Centro de Estudos do Universo'. Uma fundação naquela Estância Turística. É um dos maiores complexos desse gênero no Brasil, e vem atendendo milhares de pessoas que buscam conhecimento, eis que o Centro tem o propósito do ensino.
O estudo da Astronomia e da Astronáutica são itens principais. Mas, também se dedicam à Biologia, Geologia, Meio Ambiente e à Atividade Interdisciplinar. São mais de trinta as suas diferentes atividades.
Após a exibição de uma de suas apresentações, os visitantes podem aproveitar potentes telescópios para observação dos astros. Na noite em que ali estivemos nós pudemos observar os anéis de Júpiter com clareza espetacular. Outro telescópio nos 'trouxe' a superfície lunar.
O público é atendido aos sábados e feriados (14) 3653-4466.

CAPACITAÇÃO PARA TRANSPORTADOR

Com a preocupação de sensibilizar e orientar empresários e gestores de transportadoras turísticas para a importância da utilização das ferramentas de marketing digital, e visando aumentar a participação de suas empresas no mercado, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento (Fresp) oferece painel sobre o assunto.
Tal apresentação será às 16h00' do dia 26 de novembro, na sede da Fresp, à rua Dr. Silva Mendes, 266, V. Industrial, em Campinas.
O evento leva o nome de: 'Marketing Digital e Mídias Sociais para Transportadoras Turísticas'. A inscrição pode ser feita no site da Fresp.

ANHEMBI, NOVA LOGOMARCA

A nova logomarca do Anhembi, da prefeitura paulistana.  Se há uma coisa que não pára de acontecer é o Anhembi, da prefeitura paulistana. Agora, às vésperas de completar 43 anos, a sua direção lança nova marca para registrar a versatilidade dos seus espaços para os mais variados eventos.
A logomarca, agora oficialmente lançada, reproduz a cobertura do auditório do Palácio das Convenções, que os mais 'chegados' chamam de "Pudim" devido à sua forma e aparência.
A inauguração desse Centro de Eventos se deu junto com o Pavilhão de Exposições, em novembro de 1970. Tinha o nome de "Centro Interamericano", depois se chamou "Paulistur" e, finalmente, "Anhembi"

ESPORTE & TURISMO

Antigamente, quando novo governador assumia o cargo, ele nomeava os seus Secretários Estaduais para as principais pastas e relegava os demais segmentos para as calendas. Ou, geralmente, os usava como moeda de troca para ter o apoio de outros partidos.
Com isso, raramente tínhamos o homem certo no lugar certo.
O Turismo, então engatinhando na verdade, era sempre o último considerado e era jogado erradamente com o esporte, em vez de, ao menos, se juntar com a Cultura ou com o Desenvolvimento.
Até que nós tolerávamos aquela falta de atenção.

O MUNDO MUNDA...

Turismo é criatividade...  Com o crescimento vertiginoso do Turismo nas páginas de economia, e provando gerar empregos mais do que qualquer outro segmento e, ainda, movimentando cada vez mais enormes valores, acabou por exigir cuidados especiais e deixando de ser simples moeda de troca, ou a 'raspa de fundo de tacho'.
O Turismo (com 'T' maiúsculo) passou a exigir ser conduzido por profissionais da área. E não mais por aprendizes de feiticeiros. E ficou provado que quem entende de esporte nada entende de Turismo.
Não é sempre que se tem como Secretário de Turismo do Estado um Marcos Arbaitman (presidente de importante clube e também Agente de Viagens de primeira linha).

NO INTERIOR

No momento atual, quando os municípios começam a despertar para os benefícios econômicos e sociais que o turismo pode lhes dar, chegou a vez dos prefeitos e prefeitas cuidarem de entregar o seu departamento ou divisão de Turismo para quem é do ramo, sem misturar com esporte ou outros quejandos.
Se necessário, é válido até se "importar" profissional de outra cidade. Mas, nem sempre isso é preciso. Atualmente, a maioria das cidades tem lá o seu agente de viagens, ou um guia de turismo, ou alguém da área hoteleira ou gastronômica. Até um bacharel pode estar disponível.
Mesmo um estagiário da nossa área poderá render satisfatoriamente. Principalmente, se a cidade estiver com o seu Comtur funcionando corretamente.
Em português claríssimo: - Cada macaco no seu galho !

UM THEATRO DE 99 ANOS

O Theatro de São João da Boa Vista. Com uma programação gratuita durante uma semana inteira, o Theatro Municipal de São João da Boa Vista reveste-se de gala e está comemorando os seus 99 anos de existência.
Naquele prédio aconchegante e muito bem administrado pela 'Amite', está sendo aproveitada a ocasião para apresentar a arte produzida no interior paulista, e que é bem farta.
Entre os convidados da semana estão: Coral Boca Livre, Coral Infanto Juvenil Vozes de São João e Coral Elohin; a Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista; Show de MPB, Projeto Instrumental Clássico e o Coral Zíper na Boca, da Unicamp.
.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 05/11-2013)