Enfim, BROTAS!

Governador Alckmin exibe o documento da consagração de Brotas ao lado do Deputado João Caramez e do Prefeito Orlando Du Barreto. No último ensolarado sábado, o Governador Geraldo Alckmin se deslocou até a cidade de Brotas para assinar em praça pública o documento que foi encaminhado à Assembléia Legislativa paulista elevando aquela cidade para a categoria de Estância Turística oficial.
Ufa!
Realmente, era o caso do Governador se deslocar até Brotas em vez de assinar o documento no seu gabinete. Afinal, estava se corrigindo uma enorme injustiça, com o até então esquecimento a que fora relegada uma cidade que já está no mapa do Turismo Internacional.
Para completar o quadro, espera-se que os deputados e as deputadas façam uma aprovação unânime já que atualmente o nosso Legislativo Estadual é composto por bons legisladores.

O Pai da Criança

Rafting com segurança em Brotas com a Agência Território Selvagem. Ninguém se deixe enganar, o Prefeito Orlando Du Barreto é o grande responsável por esse maior fato histórico da cidade de Brotas, desde a sua fundação.
Ele, em 1993, iniciou um trabalho de formiguinha, organizou e ouviu o seu deliberativo Conselho Municipal de Turismo. Todos "jogaram juntos" no desenvolvimento do turismo na cidade. O prefeito Du Barreto foi pessoalmente a todas as propriedades com potencial turístico para convencer os proprietários a abrirem as suas propriedades à visitação.
As propriedades foram abertas, não só para visitação, mas também para a prática de ecoturismo e esportes radicais, onde hoje umas vinte Agências de Turismo prestam bons serviços receptivos, e onde quarenta hotéis e pousadas lá estão preenchendo o vazio que existia.
Por tudo isso, todos nós dizemos: "- Obrigado, Du Barreto".

Um reconhecimento

Nas palavras do governador Alckmin uma expressão verdadeira: "- "Brotas é um exemplo para todo Brasil" – tendo acrescentado em seu discurso: "- Exemplo pela contemplação à natureza, pela prática de esportes, pela estrutura com meios de hospedagem, restaurantes e agências, além da grande hospitalidade". "Por isso, é necessário nós corrigirmos essa injustiça" – concluiu o Governador.
A iniciativa do Governador foi efusivamente comemorada em Brotas, já que esta luta para a cidade se transformar em Estância se estende por duas décadas.
Não é por menos que toda a cidade ficou em festa, principalmente os membros do seu Comtur, as diversas entidades da cidade e, porque não dizer, de todas as entidades do Estado de São Paulo que torciam por esse feito, como é o caso da AMITur.

Fórum da CNTur

Com o patrocínio da Confederação Nacional do Turismo, realizou-se o Fórum das Entidades Civis e Sindicais do Turismo.
A pauta de reivindicações foi concentrada em um documento a ser levado às autoridades federais, especialmente ao Ministério do Turismo, mostrando os principais problemas que têm impedido o crescimento da atividade no país.
A CNTur busca soluções para que o Brasil saia de sua 51º posição no ranking turístico internacional, para um patamar mais confortável, já que o Brasil está repleto de atrações e tem infinitas de belezas naturais.

Ubarana e sua Feira

Orquestra de Percussão exibindo-se em Ubarana.  Uma Feira de Cultura e Turismo será realizada por vez primeira em Ubarana, cidade próxima de São José do Rio Preto, visando promover o artesanato e a culinária local e, com isso, motivar os pequenos empreendedores, mesclando a exposição com apresentações artísticas.
Patrícia Karina Sete, presidente do Conselho Municipal de Turismo daquela cidade, também responsável pelo Desenvolvimento de Ubarana no Turismo é quem está liderando a organização do evento que se chamará 1ª. Fecultur de Ubarana. (17) 3807-8700.
Essas feiras e as festas no Interior são excelentes para animar qualquer excursão rodoviária que as Agências da Capital poderiam "bolar". As prefeituras e as Agências locais se prontificam a colaborar.

Dia 11 em Campinas

Os Municípios de Interesse Turístico deverão se reunir em Campinas no dia 11 de novembro. Os convites estão sendo preparados.
Convêm os prefeitos de toda aquela região do Estado estarem com as suas agendas reservadas para aquela data.
Só mais duas reuniões desse tipo acontecerão, e as quais serão nas cidades de Marília e São José do Rio Preto, nos dias 11 e 18 de novembro. Quem avisa amigo é.

Artistas da sua Cidade

As telas agradam os visitantes da Expo Artistas Paulistas. A próxima exposição exclusiva dos artistas plásticos paulistas, nascidos ou aqui residentes, irá requisitar pinturas que retratem a sua cidade ou a sua região. Não se aceitará outros temas.
A 3ª Expo Artistas Paulistas é inteiramente grátis para os artistas e para as respectivas Prefeituras, pois teremos mais uma vez a ajuda do mecenas Itamar Borges, e do curador Emanuel V. L. Massarani.
É importante que as Secretarias de Cultura das nossas cidades já vão ajudando a indicar os seus artistas que irão participar da exposição, até porque o objetivo é o de reforçar os artistas e seus ateliers como mais um ponto de atrativo aos turistas em geral..

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 22/10/2013)