FESTIVAL DA PRIMAVERA

Vitórias Régias no “Plantarum” de Nova Odessa. O Jardim Botânico 'Plantarum', que é um dos atrativos turístico do município de Nova Odessa, oferece o segundo Festival da Primavera com programação voltada para o lazer, a cultura e a educação, numa forma de celebrar a estação das flores.
O 'Plantarum' é uma associação sem fins lucrativos que se dedica à educação, pesquisa e conservação da flora brasileira. Seu acervo é constituído por exemplares de 3.700 espécies de plantas, identificadas e cultivadas em área aberta à visitação, em jardins temáticos, maciços floríferos, lagos e bosques. Tudo com cinco quilômetros de acessos pavimentados para as suas caminhadas.
Ingressos a R$20. Meia entrada R$10. Menores de 5 anos não pagam. Você deve aproveitar essa oportunidade. O endereço do Jardim Botânico "Plantarum" em Nova Odessa é Av. Brasil, 2000. Para mais informações: (19) 3466-5587.

TURISMO NA CAPITAL

Com a presença de inúmeras autoridades e diversas lideranças empresariais, tivemos um almoço oferecido pela Confederação Nacional do Turismo, CNTur, com o Prefeito Fernando Haddad o qual, naquela oportunidade, anunciou a criação da Secretaria Municipal de Turismo.
O Turismo na capital paulistana vinha sendo cuidado pela Anhembi S.A., uma empresa subordinada ao gabinete do prefeito. A empresa, diga-se de passagem, sempre desempenhou bem o seu papel, já tendo expressivas figuras a dirigi-la e, principalmente, nos últimos tempos quando vem contando com os preciosos e competentes serviços de Luciane Leite, serviços esses que esperamos sejam mantidos.
Lembramos, por oportuno, que tudo é muito bonito, mas é preciso que haja a verba adequada necessária. No turismo nunca se terá um gasto. Mas, sim, sempre se terá um bom investimento.

CAMINHOS DO CENTRO OESTE

Barco na Praça Matriz de Duartina, em lugar de coreto. Foto Cleber Fontoura.Dezenove empreendimentos fundaram o "Circuito Caminhos do Centro Oeste Paulista" numa reunião realizada em Bauru. Buscam a consolidação do Circuito como um produto turístico, e também os mecanismos de comercialização associados ao marketing.
Inicialmente, a sede será em Bauru e o primeiro mandato foi confiado à Jefferson Previero a quem desejamos total sucesso. Algumas das cidades que compõe o Circuito Caminhos do Centro Oeste Paulista são: Agudos, Arealva, Avaí, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras e Piratininga.

A NOSSA CONFEDERAÇÃO

O Turismo nacional tem a CNTur, a nossa Confederação, a máxima entidade patronal que desvinculou as nossas atividades do comércio, e ela passou a representar a nível nacional as categorias econômicas produtivas do Turismo.
Os seguintes grupos estão subordinados à CNTur: empresas de Turismo, agência de viagens e operadoras de Turismo, hotéis, apart-hotéis, motéis, pousadas e demais meios de hospedagem, restaurantes comerciais e de refeições coletivas, bares, casas de diversões e lazer, empreendimentos gerais sobre Turismo, empresas organizadoras de eventos e parques temáticos.
Mexeu com Turismo... é com a CNTur.
No contexto nacional o setor representado por essa Confederação é de cerca de dois milhões de empresas gerando nove milhões de empregos diretos. Por tudo isso, o Turismo é considerado um fenômeno multiplicador de emprego e renda e um sinônimo de progresso.

FOTOS DA BOCAINA

A Serra da Bocaina aos seus pés...  Estão em exposição até o dia 3 de novembro as fotos exclusivas do autor Alberto G. Yamamoto retratando a Serra da Bocaina e seus contornos, num trabalho de 30 anos de conhecimento do município de Silveiras como Área de Proteção Ambiental e aos 191 anos da Independência, lembrando a passagem de D. Pedro pela região.
De escolares aos mais renomados profissionais, todos estão convidados a apreciar referido trabalho, diariamente das 9 às 16 horas, no famoso Restaurante do Ocílio, na Fazenda do Tropeiro, Bairro Ventura, na cidade de Silveiras/SP.

GUIAS DE TURISMO

Cada vez mais procurados, os Guias de Turismo do Estado de São Paulo fazem parte de um competente contexto de atendimento aos visitantes. E alguns grupos merecem ser divulgados, como é o caso do Sindegtur, o Sindicato da categoria (www.sindegtursp.com.br) incluindo suas várias Delegacias Regionais. A sede é na capital, na Casa do Turismo, no Largo do Arouche, 290 – 6º andar.
Temos também a associação Gtesp, 'Guias de Turismo do Estado de São Paulo (www.guiasdeturismosp.com.br). Destacamos ainda a Agctur, Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso, com sede em Aparecida e inúmeros profissionais de alta competência.
Enfim, essa importante categoria profissional, que merece o nosso constante apoio, une-se para melhor divulgar a sua existência e sua disponibilidade, embora em algumas regiões do Estado ainda nos faltem Guias de Turismo cadastrados no Ministério do Turismo.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 01-10-2013)