BATATAIS DE PORTINARI

A arte da topiaria está presente na Estância Turística de BatataisMenos de 20 km separam as cidades de Brodowski e Batatais. Na primeira nasceu Portinari. Na segunda o célebre pintor decorou a Igreja Matriz de Bom Jesus da Cana Verde. Naquela igreja está o maior acervo de obras sacras de sua autoria.
Ali você pode ver a seqüência do calvário pintada por ele de uma forma totalmente diferente, com o tom das cores expressando o grau de sofrimento. Existem outras pinturas enormes com figuras santas (apresentadas de forma igualmente inusitadas), destacando-se numa delas o inconfundível "Azul Portinari" que nenhum outro pintor conseguiu ainda igualar.

ROTEIRO DE PORTINARI

Cândido Portinari, filho de Brodowski, antigo bairro de Batatais.  É muito bom vermos o atual interesse turístico por tal região, até porque a nossa Agência de Viagens iniciou, nos idos de 1984, as pioneiras excursões que batizamos com o nome "Roteiro de Portinari" e que, depois, o Governo do Estado oficializou (em 1992) como o nome "Núcleo de Turismo Portinari".
É uma região turística muito bonita e agradável que oferece ainda outras cidades repletas de atrativos turísticos: Altinópolis, Nuporanga, Cajuru e a atrativa Cássia dos Coqueiros.
É bom conhecer o Brasil por inteiro e as diferentes culturas de todo o mundo. Contudo, saiba aproveitar o que temos de melhor e mais próximo de nós: As boas coisas do Interior do Estado de São Paulo.
O "Núcleo de Turismo Portinari" é um exemplo disso.

TOMBAMENTOS

Se você conhece algum imóvel, algum monumento natural, ou sítio, ou paisagem cuja conservação, dado o seu valor cultural e de potencial turístico, seja do interesse público, então você mesmo pode propor o tombamento e a desapropriação por interesse social. É a Lei.
Você tem o poder de propor aos órgãos ambientais competentes a criação de unidades de conservação, considerando áreas de grande beleza cênica e interesse turístico. É bom você disso ficar sabendo.

GUIA DE TURISMO

Guia de Turismo nao pode faltar em receptivo que se prezeNão pode qualquer pessoa se intitular Guia de Turismo, sem mais nem menos. Trata-se de uma profissão regulamentada, isto é, só podem trabalhar como Guias de Turismo aqueles que obtiverem credencial, antes da Embratur, agora do Ministério do Turismo e seu Cadastur..
Portanto, qualquer pessoa que se intrometa nesse trabalho sem o necessário credenciamento estará enquadrado no capítulo de Falsidade Ideológica como ensina o Sindicato dos Guias de Turismo.

AS SIMPÁTICAS

Aquelas simpáticas senhoras que organizavam excursões sem o devido credenciamento devem limitar o seu entusiasmo apenas para as viagens com menos de 24 horas de duração entre o seu início e o seu término, o chamado bate-e-volta, sem passeios. Farofa ou picnic, como queiram chamar
Caso contrário elas estarão sujeitas a muitas complicações.
Para os chamados equipamentos fixos existe a figura do Monitor de Turismo. Essa, sem dúvida, foi uma boa solução que o Estado encontrou e cuja Deliberação Normativa foi baixada pelo então Secretário de Turismo do Estado, Marcos Arbaitman, estando hoje em plena vigência (embora muita gente não esteja sabendo).

SERVIÇO COMPLETO

Por seu turno, as informações contidas num folder claro que, por si só, ajudam o visitante a obter o endereço de um museu ou de um ponto turístico, de hotéis, restaurantes e Agências de Turismo Receptivo.
Mas, quem é que vai contar ao visitante o histórico "das coisas"? Quem é que vai incentivar o visitante ficar mais tempo na cidade? Quem é que vai indicar as melhores opções de como fazer este ou aquele roteiro local? Quem vai responder perguntas?
As autoridades locais precisam dar mais apoio aos profissionais da área. Agentes, Guias, Bacharéis de Turismo, e outros mais. Principalmente aqueles do seu município. Pois serão estas pessoas as molas propulsoras que trarão o progresso e o desenvolvimento econômico e social que sempre estão atrelados ao turismo nas cidades.
Vamos prestigiar a moçada da terra!

O CHARME DO JEEP

Passeios de Jeep tem um charme todo especialEcoturismo e Aventura nos lembram passeios de Jeep. É quando se une o útil ao agradável e tal tipo de veículo torna-se insubstituível.
Assim, para aproveitar todo o clima então reinante, uma Agência de Turismo especializada nos oferece uma vivência diferenciada no meio natural e respeitando os princípios do desenvolvimento sustentável, fazendo todos os percursos nesses veículos "off-road".
Os passeios partem da capital com destino aos Altos da Cantareira, à Paranapiacaba, Juquitiba, Monos, etc.
Os roteiros são trabalhados em parcerias com as ONGs "Provares" e "Pró-Verde", sendo oferecidos cursos, visitas técnicas e grupos de pesquisas na enorme biodiversidade da Mata Atlântica, além dos passeios.
Procure a "Trip on Jeep" que você vai gostar (011) 5543-5281.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 10-09-2013)