Seja um Associado
Newsletter Amitur
Inscreva-se e receba os informativos da AMITur
Salão São Paulo de Turismo
 
conteudo-brasil 
Banco de Imagens do Estado de São Paulo
Compartilhe
AddThis Social Bookmark Button

Clique nas fotos para ampliá-las

Notas do Turismo Paulista de 17 a 20 de dezembro de 2009

AddThis Social Bookmark Button
MULHERES  EM  PORCELANA
Desde o dia Internacional da Mulher, dois Museus da cidade de Pedreira exibem mulheres em peças de porcelana. São muitas as obras pertencentes ao acervo em que a escultura mostra diversas atividades das mulheres, de acordo com o imaginário do artista. 
O museu funciona num sobrado do final do século XIX e, também, uma mini fábrica mostra para você o processo de fabricação das porcelanas em geral. A exposição ficará aberta até março, com entrada franca, de segunda a domingo, das 9h às 17h. Tel. (19) 3852-3674. 
MUSEU  DA  PORCELANA
Depois de trabalhos de revitalização ocorridos há alguns anos, está esperando a sua visita o Museu Histórico da Porcelana, na cidade de Pedreira, uma das cidades que fazem parte do Circuito das Águas Paulistas e distando apenas 137 km da capital.
Esse Museu, bem cuidado aliás, tem em seu acervo peças que retratam trechos da fundação da cidade, destacando-se a forte imigração italiana e o auge da época das ferrovias. Claro está que os atrativos principais são as peças e os móveis de porcelana que acompanharam toda a história da “Cidade dos Pedros”. 

A  LIÇÃO  DA  PAOLA
Paola Colombi é uma das tutoras do Sistema de Apôio da Universidade Federal de Santa Catarina. Comentando sobre a cidade de Bonito (MS), uma das cidades referências em Divulgação e em Estruturação, ela nos lembrou algumas ações que foram fundamentais para isso, as quais devem servir de exemplo para tantas outras. 
Vejam quais foram os segredos e copiem: (1) Formação de Guias de Turismo Especializados em Atrativos Naturais; (2) Estudos e Pesquisas sobre a capacidade de carga dos Atrativos Naturais; (3) Qualificação de mão de obra para os atrativos e para a hotelaria; (4) Capacitação das lideranças; (5) Criação do Conselho Municipal de Turismo; (6) Criação do Fundo Municipal de Turismo; (7) A implantação do Voucher Único; (8) Consultoria tecnológica em bares e restaurantes; (9) Plano de comercialização do Destino Turístico; (10) A implantação de Núcleos Produtivos de Artesanato; (11) Regionalização do roteiro, aproveitando a Serra da Bodoquena (Esta situada na borda sudeste do complexo do Pantanal Sul Matogrossense).
É um verdadeiro catecismo que Paola nos lembra e que, guardadas as devidas proporções e conveniências, pode servir de base para uma planificação semelhante em sua cidade. 

MUNDO  OFF  ROAD
Todos os meses são realizados passeios diferentes com características variadas de percursos, em diferentes locais e cidades. São Rotas escolhidas buscando as melhores opções de lazer, gastronomia e hotelaria, com diversão e segurança em aventura 4 X 4.
A Equipe Mundo Off Road é uma das principais organizadoras desse tipo de passeio no Estado de São Paulo. Eles têm centenas de paisagens para você curtir. Tel. (13) 3014-2722.         

FAZENDA RENÓPOLIS
Entre os lugares agradáveis na Serra da Mantiqueira, destacamos a Fazenda Renópolis, localizada  no km 38 da  estrada que liga Taubaté a Campos do Jordão, município de Santo Antônio do Pinhal, onde toda a produção é artesanal e orgânica.
Há um Jardim Japonês, coleção de orquídeas, loja de artesanato, plantas medicinais, café expresso, chás orgânicos, bolos, tortas e geléias caseiras. Enfim, delícias que você precisa saborear. Visite! 

PARQUE  ILHA DO CARDOSO
Localizado no município de Cananéia, e criado em 1962 em nosso litoral sul, o Parque Estadual Ilha do Cardoso integra o complexo estuarino lagunar, que se estende pelo litoral, entre Peruíbe (SP) e Paranaguá (PR). O lugar é um dos maiores criadouros de espécies marinhas do Atlântico Sul.
Além das riquezas naturais, o Parque abriga um patrimônio histórico Cultural excepcional, formado por samambaias, ruínas e comunidades tradicionais. Existem seis comunidades caiçaras, a maioria formada por pescadores. Trilhas, cachoeiras e belas praias fazem parte. É administrado pela Fundação Florestal (13) 3851-1163.  

AS  TRILHAS
O Parque Estadual da Ilha do Cardoso oferece trilhas para diversos ecossistemas da Mata Atlântica, além de outros patrimônios. Todas as trilhas começam no chamado Núcleo Perequê. 
Uma das trilhas mais fáceis é a do Poço das Antas (2,5km e leva 3h30’). A outra é a Trilha do Morro das Almas (2km) que vai mostrando a modificação da vegetação desde a planície e até a Serra do Mar em 3 horas de caminhada.
A Trilha do Mangue tem dificuldade média nos seus 700 metros seguindo o Rio Perequê até a Praia do Pereirinha. Outra do tipo é a Trilha do Sambaqui, na qual se gasta 1h30’ para percorrer 1km de passeio. Escolas e grupos devem agendar antecipadamente visitas para sábados, domingos ou feriados. A “base” de apoio é a cidade de Cananéia. Boa sorte!

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 15/12/2009)


É Proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias, em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor, sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais , do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".

Desenvolvido por:
Site desenvolvido por A3 Internet, clique para ver nosso portfolioGuia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região