ESTÂNCIA CLIMÁTICA DE CUNHA

Portal de Cunha. Foto Prefeitura MunicipalOficialmente uma Estância desde 1948, a cidade de Cunha destaca-se por suas belezas naturais e por seu forte artesanato em cerâmica artística. Está localizada a 217 km da capital a meio caminho do Rio de Janeiro e em plena Serra do Mar.
Cunha, de renome internacional, tem excepcional produção artística com 17 ateliers cerâmicos e mais de uma centena de artistas. Muitos deles expõem alguns dos seus trabalhos também na "Casa do Artesão" onde a sua visita será bem recebida.
Agência de Turismo local e a eficiente Secretaria de Turismo de Cunha podem prestar a você todas as informações desejadas (12) 3111-2630. Há um Posto de Informações no Portal da cidade (12) 3111-3002, bem como uma completa Associação de Empresários de Cunha (12) 3111-2634. Assim, não faltará bom atendimento.

FESTAS E EVENTOS

A graciosidade de Cunha está em toda parte da cidadeInúmeros festas e eventos culturais acontecem o ano todo, e a sua Prefeitura vem atuando ativamente na realização dos mesmos. Ela apóia ainda as festas religiosas tradicionais e incentiva de todas as formas os projetos culturais, tanto quando o desenvolvimento do turismo no seu município.
Como boa Estância Turística que é a Prefeitura mantém escritório de atendimento aberto todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, tudo funcionando como Posto de Informações Turísticas.
O calendário oficial do município é cuidado com carinho e também é dado apoio aos eventos organizados por entidades como a Cunhatur, a Associação de Cerâmica de Cunha, o Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha, Apae, etc.

CERÂMICA É O FORTE

Suenaga & Jardineiro, os turistas adoram as explicações e os trabalhos. Não se fala em Cunha sem nos lembrarmos da excelente qualidade das peças cerâmicas ali produzidas por seus vários artistas. O mais conhecido atelier de cerâmica é o de Suenaga & Jardineiro que, aliás, terá a abertura de sua próxima fornada no sábado, 7 de setembro.
É um momento culminante a retirada das cerâmicas das câmaras após queima e esfriamento lento de 3 dias, a abertura de fornada é uma experiência inesquecível, sempre coroada de surpresas, júbilo e encantamento compartilhado.
Na abertura, a apresentação das etapas da transformação da argila em cerâmica, a composição dos esmaltes, a preparação da argila e até a pintura completam a apreciação do caráter excepcional das cerâmicas queimadas à lenha no forno Noborigama.
A entrada é franca, não é necessário fazer reserva e as cerâmicas são expostas ao pé do forno. Atelier aberto diariamente das 9 às 18h, inclusive feriados e finais de semana.

FALSOS GUIAS

Chegam-nos denúncias de que estão acontecendo muitos abusos com pessoas inabilitadas fazendo-se passar por Guias de Turismo sem terem credenciais para isso.
Para que servem os Cursos de Guias de Turismo? Para que serve o cadastramento (Cadastur)? Para que servem as Leis e Regulamentos?
Para que (ou para quem) serve, afinal, o Ministério do Turismo?
Claro que os falsos Guias não estão somente na capital, mas também pelo Interior, pelas estradas, etc. Se o Ministério é inútil nessa fiscalização, vamos pedir aos que contratam que passem a exigir a famosa carteirinha de Guia Credenciado.

PARECE PIADA...

Existe um Departamento de Acompanhamento e Fiscalização no Ministério do Turismo, mas existe só no site do Ministério porque se você liga para lá não há quem atenda.
Então, você liga para o "0800" do Ministério. Porém o atendente não sabe informar. Como é que ele não sabe informar se é um "0800"?
Aí você insiste, mas só consegue de um número ser mandado para outro. Assim, a pergunta que ouvimos por aqui é a seguinte: "- Se o tal Departamento não existe por telefone, como é que iria existir uma verdadeira fiscalização no campo?"
Enquanto isso, o que vemos por aqui é uma "casa de Maria Juana".

EXPOSIÇÕES IMIGRANTES

Centro de Exposições Imigrantes, como é atualmente. Foto Guilherme Lara. Na verdade, será um Centro de Convenções e de Exposições de invejáveis dimensões. Um complexo de 331 mil m2, dos quais 320 mil m2 foram licitados com outorga por 30 anos para a empresa vencedora.
A concessão de uso e de exploração da área foi assinada pelo Governador Alckmin, na presença de vários Secretários de Estado e diversos deputados. O governo do Estado de São Paulo vai investir $300 milhões de reais e o complexo estará terminado aproximadamente em cinco anos.
A empresa vencedora tem sede em Lyon, na França, e é uma das maiores do mundo no setor, com escritórios em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Salvador. O complexo vai gerar de imediato cerca de 5.000 empregos e muito mais posteriormente.

Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –27-08-2013)