ENCONTRO DE FERROMODELISMO

Encontro de FerromodelismoNa cidade de Bebedouro, em 14 e 15 de setembro, e nas dependências da Estação Ferroviária local, você poderá curtir tudo sobre Ferromodelismo no encontro que teremos com o patrocínio principal da Associação Bebedourense de Ferromodelismo.
Essa entidade foi criada por amigos da modalidade residentes naquela cidade. Ela tem sede na própria Estação, e ainda tem um museu apropriadamente instalado em vagões antigos e por ela mesma reformados.
A Associação Bebedourense de Ferromodelismo realiza tal encontro anualmente, e conta com a parceria de várias entidades afins (Afa, Arf, Aferp, Ufp, Gruscfer, etc). Eis outro bom motivo para visitar Bebedouro.

AGORA, OS NAVIOS

Estamos na época em que os viajantes experientes compram os seus cruzeiros marítimos para as viagens que teremos durante os próximos meses de verão.
Considerando que o Brasil começa a dominar também mais esse segmento do turismo, o qual aproveita o panorama de nossas praias vista do mar, há de se convir que os navios que costeiam o Brasil oferecem vista espetacular de nossas costas verdejantes.
Entre as novidades deste ano, teremos por aqui a estréia do novo navio "Preziosa", da MSC, batizado no mês de março último, na cidade de Gênova. O navio transporta 4.345 passageiros e é o mais luxuoso da frota. É também o maior navio a navegar pelo Brasil, e terá saídas de Santos. Outros navios estarão à sua disposição a partir de novembro. Consulte o seu Agente de Viagens, o seu melhor conselheiro.

CAFÉ DA COLÔNIA

Local onde se iniciou o Café da Colônia a ser inauguradoVem ai uma novidade em Uchôa, uma acolhedora cidade entre Araraquara (140km) e S.J. Rio Preto (30km). A novidade é um Café rural que terá o nome de "Café da Colônia". Mas, o café é um detalhe.
Aqueles tradicionais fogões a lenha de antigas fazendas, panelas de barro, colher de pau e uma boa cozinheira para 'pilotar' tudo isso, só pode resultar em delícias gastronômicas – pães, doces, geléias, etc. Depois de se fartar, você pode escolher um dos roteiros turísticos que serão oferecidos naquela propriedade.
O Café Colônia vai ser inaugurado em 1º de setembro, na Fazenda da família de Cláudia Pellicciotta. Vai estar à sua disposição todos os domingos. Para outros dias vai depender de agendamento antecipado. Claro que você também terá a chance de levar para casa aquelas delícias em Cestas especiais que estarão à venda. Outras informações pelo fone: (17) 3826-3154.

TURISMO EM IBIÚNA

feiradeartesibiunaGrandes áreas de preservação ambiental situam-se próximas da capital, na cidade de Ibiúna, com destaque para o Parque Estadual do Jurupará e a Área de Preservação de Itupararanga.
Esta última gerou um Circuito Turístico com várias cidades da região, inclusive Tapiraí. Esse Circuito esforça-se para ser cada vez mais conhecido e desfrutado o seu turismo rural, o ecológico, o religioso, e até o cicloturismo.
Ibiúna depois de ter se destacado pelo pioneirismo em agricultura orgânica, mostra agora nos fins de semana e nos feriados a sua exposição de artes, a céu aberto, no centrinho da cidade. Visite Ibiúna.

SINFÔNICA DE CAMPINAS

Em 31 de agosto, a partir das 20 horas, exibir-se-á a Orquestra Sinfônica de Campinas em espetáculo gratuito no Auditório Cláudio Santoro, na cidade de Campos do Jordão.
Conhecida como das mais dinâmicas orquestras do país, a Sinfônica de Campinas foi a primeira do seu gênero a se formar numa cidade do Interior. A orquestra é mantida pela Prefeitura de Campinas, através da sua Secretaria de Cultura.

VERBA PARA PARANAPIACABA

Vila Inglesa em Paranapiacaba, um conjunto histórico. Foto Rubens Chiri.  O Ministério do Turismo assinou convênio com a Prefeitura de Santo André para repassar o valor de R$500 mil referente ao Pacto de Sinalização das suas Cidades Históricas, como chamam.
O Secretário de Gestão e Recursos Naturais de Paranapiacaba foi até Brasília para assinar o documento pela Prefeitura de Santo André.

COM "DE" E SEM O "DE"

O historiador grego Heródoto (autor da história da invasão da Grécia pelos persas, em 440 a.C) foi considerado pela maioria o primeiro turista de todos os tempos.
Já o guia de viagem (guia turístico) mais antigo que se tem notícia é o Guia da Grécia que foi escrito para turistas romanos em dez volumes (em 170 d.C.) por um grego chamado Pausanias. E daí originou a profissão de Guia (Guia De Turismo) uma das mais antigas que existe.
Os Guias De Turismo daquela época tinham ainda uma diferença dos atuais, pois além de poder orientar turistas em passeios, guiavam os exércitos por territórios inimigos.
Mas as atribuições dos Guias De Turismo daquela época não eram muito diferentes das atuais. A eles cabiam orientar soldados em terreno desconhecido, servir de interprete, arranjar acomodações e comida, os meios de transporte, e muitas outras funções semelhantes às atuais.

Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –20-08-2013)