CASA BRANCA

A Matriz de Casa Branca mostra a imponência de uma simplicidade. Foto Hednrique Branco 1024x683Casa Branca é uma das cidades mais antigas da região, nascida às margens do que era chamada a "Estrada de Goiás", rota dos Bandeirantes. Foi fundada por decreto do Príncipe Regente D. João em 1814. Dom Pedro II ali foi para inaugurar a Estrada de Ferro Mogiana.
As suas ruas estreitas daquela época, com os seus casarios construídos a mando de Decreto Imperial, mostram o poderio que a cidade já teve.
Muitos sobrados e casarões mostram as diferenças arquitetônicas que foram se misturando ao longo do tempo. Sua Igreja Matriz foi concluída em 1889 no estilo clássico romano para uns, e no estilo eclético neo-renascentista para outros.

TERRA DA JABUTICABA

AMITur recepciona o Prefeito de Casa Branca, Ildebrando Zoldan.O artesanato defende a renda de muitas famílias. Bordados, esculturas, bebidas e doces são as marcas de Casa Branca – destaque principalmente para o Licor de Jabuticaba uma tradição do município e que até em seu brasão ostenta o galho representando a "Terra da Jabuticaba".
Ildebrando Zoldan, operoso prefeito de Casa Branca, esteve com sua comitiva em visita a uma das sedes da AMITur, onde foram recebidos pela presidência da entidade que está apoiando todo o trabalho local.
A comitiva também visitou o Prof. Mário Beni, natural de Casa Branca. O prefeito está empenhado em realizar com dignidade uma festividade em homenagem ao aniversário da cidade em 2014, quando completará 200 anos da sua fundação.

PASSEIOS NA BOCAINA

Uma das mais operosas Agências de Viagens que se dedica com eficiência e maestria em passeios no Meio Ambiente, a MWTrekking, está sediada na cidade de São José do Barreiro, parte do Núcleo de Turismo que nós denominamos "Cidades Históricas Paulistas" (que reúne mais as cidades de: Bananal, Arapeí, Areias, Silveiras e Queluz).
Todas as semanas nos oferecem um ou dois diferentes passeios por vários roteiros na Serra da Bocaina, uma das mais belas sem qualquer dúvida. Os passeios geralmente são de três dias. Mas há passeio de um dia como também há aqueles que duram a semana.
Já testemunhamos pequenos grupos europeus que atravessam o Atlântico só para desfrutar o que os estrangeiros reputam como incomparável. Você pode conferir tudo isso pessoalmente e pode ter uma idéia no Site: www.mwtrekking.com.br e fazer a sua reserva, pois certamente você não vai resistir em ali passear.

TORRINHA

Cidade sem um belo coreto não tem graça. Aqui está o de TorrinhaEm um morro está cravada a enorme "Pedra de Torrinha". Tudo isso fazendo parte das "Cuestas" basálticas e areníticas ao longo de 80 km contendo mais de trinta cânions, belas cachoeiras e algumas cavernas.
Um autêntico potencial turístico da cidade de Torrinha, divisa com o município de Brotas, a exatos 237 km da capital.
O município possui ainda uma parte de sua vegetação nativa original. Desse total, quase 100% é composto por vegetação de encosta, graças à presença das cuestas do município, o que acabou por preservar um tesouro natural para a biodiversidade no Estado de São Paulo. Visite!

CABEÇA DE CAMARÃO

Além de não ajudar bulhufas, um subprefeito de Araraquara investe contra o 5º Festival do Pastel e Caldo de Cana alegando que o evento não traz contrapartida para a Prefeitura. Vocês já ouviram alguma vez um tamanho absurdo?
Ridículo! Isso só perde para o absurdo de ser nomeado para o cargo um despreparado como é o caso!
Uma festa que, de saída, já dá emprego temporário para 150 pessoas precisa ser respeitada. Qualquer festa popular, em qualquer cidade, por si só, só pelo fato de acontecer, já traz contrapartida para toda a cidade. Depois, vem a obrigação da Prefeitura em oferecer lazer ao seu povo.
Espera-se que o Prefeito interfira dando total apoio e ajuda a esse Festival que deverá acontecer em 7 e 8 de setembro, sem que alguma cabeça de camarão estrague o caldo de cana.

ITUPARARANGA

Esse nome diferente é da Represa de Itupararanga que banha Piedade e Ibiúna, e fornece água para a região sorocabana.
Nome que também gerou um circuito turístico idealizado por Luís Vicente Furquim, da Organização Morro Verde. Circuito composto por Piedade, Ibiúna, Cotia, São Roque, Alumínio, Votorantim e Mairinque.
O turismo rural na região é interessante, a gastronomia da região é boa e as referidas cidades prepararam-se para receber visitantes estabelecendo alguns postos de informações ao redor de sua bonita represa. Apenas pedimos que as prefeituras da região não jogassem e nem deixem jogar lixo nos rios que desembocam na represa!

MÍDIA PAULISTA
Um dos Portais mais interessantes que procura dar destaque para as cidades do Estado de São Paulo, aliás, de forma muito boa, é o Site que recomendamos para você dar uma "navegada" por suas várias páginas: www.cidadespaulistas.com.br

 

Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –13-08-2013)