Famosa Casa de Pedra nas curvas da antiga Estrada de Santos, em São Bernardo do Campo. Foto Prefeitura.TESOUROS DO ABC

Um novo circuito turístico com base nos atrativos de São Bernardo do Campo fez a sua estréia no último dia 27 com um grupo de 86 pessoas, organizado pela Operadora Graffit Turismo (11) 5549-9569.
O passeio de um dia começa no Parque Estoril e no Zoo municipal. Tem um completo city tour pelo centro daquela famosa cidade, antes do farto almoço na também famosa rota do 'frango com polenta', no bairro Demarchi, outro de seus atraentes charmes.
A tarde se completa com visitas na 'Cidade da Criança' e na 'Cidade da TV', esta última com a história da TV brasileira. A última atividade do roteiro é a apresentação do espetáculo "Peças melhores virão", encenada por atores do curso de teatro local.

CUIDADOS COM O TURISMO

A Cidade da Criança em São Bernardo do CampoA atual administração vem investindo em ações como a criação de um 'Grupo de Turismo de São Bernardo', com a revitalização da Cidade da Criança, do Parque Estoril e da Prainha do Riacho Grande, entre outras medidas exemplares.
Também foram lançados programas no idioma inglês, como o Guia Turístico Oficial do Município e o Site de Turismo de São Bernardo do Campo, além de participarem em feiras e eventos. Outros roteiros estão sendo organizados. Inclusive um sobre o 'Turismo Industrial'.
Enfim, São Bernardo do Campo requer o seu justo espaço nos mapas do turismo nacional, e em tudo isso registramos o bom desempenho da sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, bem como da sua Diretoria de Turismo.

ONDE O TUCUNARÉ É BRUTO

O Tucunaré é farto em Sud MennucciÉ um lugar precioso, onde é difícil enxergar a outra margem de um Rio Tietê inteiramente despoluído e repleto de peixes como a Tilápia, a Corvina, o Pacú e o Porquinho. Também é onde impera o Tucunaré.
Nesse trecho de uns 30 km do Rio Tietê é onde está a cidade de Sud Mennucci, a 616 km da capital, pouco além de Araçatuba e que atrai inúmeros amantes da pesca esportiva.

O ESPETÁCULO DA NATUREZA

Mas, é a espetacular beleza oferecida pela natureza local que se torna um de seus maiores atrativos. Dourada pelo sol o ano inteiro. Excelente, principalmente, para aqueles que passeiam pelo Rio Tietê naquelas paragens. Bons hotéis e restaurantes dão o suporte completado pela Divisão de Turismo da Prefeitura de Sud Mennucci (18) 3786-9600.

ORDEM NA CASA

Fomos alertados sobre o possível progresso que teremos na capital paulistana se o Prefeito assinar o Decreto conforme a minuta feita em 4 de junho último, Decreto esse que normaliza com vinte anos de atraso os serviços de receptivo turísticos na capital com veículos das Agências de Viagens e das Transportadoras Turísticas.
Nada a ver com linhas de coletivos que fazem o transporte de empregados de fábricas e escritórios, muito menos com serviços de taxis e/ou os demais clandestinos de plantão.
Com o Decreto aprovado, então teremos dado um grande passo para que os turistas sejam recebidos por quem é do ramo do turismo. Desejamos que os órgãos da Prefeitura estejam iluminados para tal.

O DINHEIRO DO TURISTA

Precisamos que o turista venha gastar o seu dinheiro em São Paulo, e, para isso, temos de recebê-lo corretamente por profissionais da área.
As Transportadoras Turísticas e as Agências de Viagens com frota própria têm de ter a liberdade de ir e vir com os seus veículos sem nenhuma restrição, sendo-lhes requerido apenas o necessário cadastramento junto aos órgãos dos governos, principalmente o Cadastur do Ministério do Turismo.
Afinal, todos que se dizem preocupados com o receptivo da Copa do Mundo e outros grandes eventos têm a chance agora de corrigir tudo que de errado vem sendo feito nesse setor nos últimos anos.

APOIO À CULTURA
A Agência Brasileira de Apoio à Cultura, conhecida sob a sigla Abac, é uma instituição do terceiro setor, sem fins lucrativos, e é formada por pessoas e profissionais com afinidades e objetivos em comum no meio artístico cultural brasileiro.
Ela tem por missão o compromisso de contribuir para o progresso e a sustentabilidade do meio artístico cultural brasileiro, bem como para a digna sobrevivência do setor, das organizações e seus profissionais.

AÇÕES DA ABAC

A ABAC divulga o artesanato em todo o BrasilPor meio de mecanismos de fomento, difusão e apoio, a Abac procura propiciar em suas ações, projetos, parcerias, e também a inclusão e capacitação do indivíduo nas peculiaridades do seu setor.
Promove a formação de novas oportunidades para o progresso do meio e a formação de uma consciência de valorização artística cultural sustentável e progressista, onde os envolvidos sejam beneficiados, sem deixar de lado os interesses que propiciem a sobrevivência do setor.
A Abac tem projetos que ajudam artesãos a comercializar suas peças diretamente para o consumidor. Outras informações (11) 3337-2952.

Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –30-07-2013)