TRILHOS DE ARAÇATUBA

Bons velhos tempos que rasgaram nossas fronteiras e criaram cidades importantesA Estrada de Ferro Noroeste do Brasil nos idos de 1904 iniciou a construção de um trecho ferroviário entre Bauru e a cidade de Itapura, já na divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul.
A meio caminho deixaram um vagão a lhes servir como base de um acampamento. Em 1908, atraídos pela boa qualidade das terras da região, os agricultores principalmente ali se instalaram iniciando a comunidade que fez nascer a hoje progressista cidade de Araçatuba.
Depois de vários ciclos econômicos, e após 1950, a cidade de Araçatuba passou a ser conhecida por sua pecuária, o que lhe deu o título de Capital do Boi Gordo.

PRESENTE E FUTURO

Delegação da AMITur quando da visita técnica em AraçatubaAraçatuba, bem como a sua região, desponta agora para o Turismo, uma vez que existem inúmeros atrativos para satisfazer os visitantes, a começar por um povo acolhedor, bons hotéis e a boa comida dos seus bons restaurantes.
Segundo economistas, Araçatuba é região com maior potencial de desenvolvimento pela existência de diversos fatores, entre os quais um aeroporto de nível internacional, a duplicação da Rodovia Marechal Rondon, além do gasoduto Brasil-Bolívia.
Agora o desafio é fazer o Turismo fluir na cidade com a prefeitura e a sociedade recuperando os itens que forem serem apontados por seu Conselho Municipal e ouvindo os empresários do setor. Eis que o caminho mais curto para melhorar a vida da própria população é o Turismo.

CUIDADOS COM O TURISMO

É bem interessante a estrutura planejada pela Prefeitura de Araçatuba para cuidar do Turismo em sua cidade, pois nela há mais do que apenas um Secretário de Turismo que comanda, supervisiona e é o responsável por organizar e estruturar a sua atividade turística.
Evidentemente, o Conselho Municipal de Turismo lá está para desempenhar o seu papel. Mas, notamos a preocupação em criarem um 'Departamento de Promoção e Incentivo ao Turismo', outro 'Departamento de Planejamento Estratégico do Turismo' e, ainda, uma 'Divisão de Apoio Administrativo e Financeiro para o Turismo'.
Ou seja, não é por falta de organograma que a coisa não vá funcionar. Como nas demais atividades humanas, sempre se terá dificuldades a serem superadas, barreiras a serem vencidas. Porém, a cidade de Araçatuba está bem preparada nesse quesito de infraestrutura. Agora, é só colocar mãos às obras...

MARIA GORET CHAGAS

Maria Goret em atividade na 2a. Expo Artistas Paulistas. Foto Sâmia F. RochaEsta é uma carinhosa pessoa que, com sua presença, enaltece os eventos nos quais participa com suas belas pinturas feitas com a boca ou com os pés.
Ela tem abrilhantado as primeiras 'Expo Artistas Paulistas' criadas pela AMITur e pela Conteúdo Brasil. Maria Goret é uma atração não só por executar suas obras de maneira especial, mas, também, por apresentar telas de refinado bom gosto.
São famosos os seus calendários estampando os seus trabalhos. Ela é bolsista internacional e dona de um curriculum respeitável.

IDIOTA NA PREFEITURA ?

Fala-se que na Prefeitura da capital paulista, mais precisamente na Secretaria Municipal de Transportes, estão cogitando cadastrar milhares de veículos 'clandestinos' para atender turistas durante a Copa do Mundo de 2014.
Se isso for verdade, então teremos um grande imbecil praticando a mais pura idiotice que se pode imaginar! Não é somente os vários sindicatos, associações e cooperativas dos Taxistas que estão reclamando. Ou a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento, que é sediada em Campinas. Muitas outras justas reclamações virão de diversos setores profissionais. Tais como os ligados aos segmentos do Turismo.
Afinal, temos profissionais credenciados suficientes para atender as demandas que se fizerem necessárias. Temos milhares de Agências de Turismo, centenas de Guias de Turismo, além de monitores, professores, bacharéis, e tantos mais. Não precisamos de pára-quedistas ou aves de arribação.
Deve ter sido um palpite infeliz de quem não tem o mínimo cacoete para estar numa Prefeitura. Em departamento algum! Os profissionais que já atuam no ramo não podem ser vilipendiados por um desqualificado qualquer.

CALDO, CREME & VIOLÃO

Imagine-se à noite, enrolado nesse friozinho, num espaço gramado, mas ao lado de uma fogueira e saboreando à vontade saborosas rodadas de caldos, cremes e sopas, em mesa iluminada por lamparinas e ao som de um violão. A satisfação é garantida.
Com romance ou sem romance, esta é uma oportunidade para você curtir o lado maravilhoso da vida. O seu único trabalho é uma reserva antecipada pelo fone (12) 3686-1791.
O local é na famosa "Casa da Elisa Restaurante e Espaço Cultural" que você encontra no Bairro de Quiririm, na cidade de Taubaté a caminho de Campos do Jordão.

Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –23-07-2013)