ILHA SOLTEIRA

Prainha de Ilha solteira, um dos charmes que a cidade tem. Foto Pierre Duarte. Ilha Solteira é um maravilhoso pedaço de chão separado de Mato Grosso do Sul pelo Rio Paraná, e ladeado por Rubinéia e Itapura, ou seja: numa região belíssima e clima bem tropical.
Suas belezas são incomparáveis como é o caso de suas prainhas, seu Centro de Conservação da Fauna Silvestre, a sua atraente pesca realçando sua condição de Estância Turística. E, ainda, a imponência da barragem da Usina Hidrelétrica, razão da existência da cidade.
Ilha Solteira é única e todos que a visitam, encantam-se com tudo o que oferece. Há muito que ver em Ilha Solteira e as agradáveis noites de verão são perfeitas para um churrasco e um bom samba à beira da praia. Durante o dia, agradáveis passeios de barco ou mesmo uma caminhada por seu cinturão verde, até por isso a cidade já foi chamada de 'Bela Floresta'.

PESCA ESPORTIVA

Barragem da Hidrelétrica de Ilha Solteira parece uma pintura na lente de Lino Artzuk. Ilha Solteira oferece ótimas condições para a prática da pesca, principalmente a pesca esportiva que vem ganhando cada vez mais adeptos. A grande quantidade e variedades de peixes ali existentes estimulam a ida de pescadores de todo o Brasil, não esquecendo que anualmente acontece na cidade a tradicional Festa do Pescador.
A pesca esportiva em Ilha Solteira permite disputas em diversas modalidades como torneios, campeonatos e circuitos. O pescador esportivo pratica a pesca como hobby, pelo prazer e a emoção do esporte. O pescador esportivo não mata os peixes que captura.
Os peixes são fotografados, pesados e medidos para registro, e soltos em seguida. Graças a esse sistema, é possível preservar os peixes e manter uma atitude de respeito e proteção da natureza.

MUITO QUE VER

O turista que chega à Ilha Solteira logo de início já vai notar um clima aconchegante. A sua avenida principal toda arborizada é outro belo cartão postal. Vários bons hotéis e ótimos restaurantes e lanchonetes dão suporte aos turistas. E nós sempre recomendamos os pratos da Choperia e Cachaçaria Pimenta.
Quatro boas Agências de Turismo estão na cidade para atender o que seja necessário. Contudo, registramos o excelente atendimento que todos têm ao recorrer ao Departamento Municipal de Turismo muito bem cuidado por Fátima Holanda e por Aparecida Pereira (18) 3743-6089.

MAIS PASSEIOS

Aparecida Pereira, de Ilha Solteira, exibe um dos trabalhos de sua região feitos com folha de bananeira. Quando em Ilha Solteira visite a Praça dos Paiaguás; a Praça e o Monumento da Emancipação; o Monumento aos Barrageiros; a ilha que deu origem ao nome da cidade; a Ilha da Ferradura; atc.
A sempre fotografada Estrela, símbolo da cidade, com vinte pontas que representam as vinte unidades geradoras da Usina. A Caixa d'Água de 33 metros de altura em concreto armado que se tornou um marco histórico de Ilha Solteira.
Você pode se informar sobre as datas das várias festas realizadas pela cidade, como o Festival de Música Popular Brasileira, ou sua Feira de Arte, já que existe uma boa associação de artesãos.
Visite Ilha Solteira. É mais perto do que parece.

FESTIVAL DE OLÍMPIA

Entre os dias 20 e 28 de julho em curso, a cidade de Olímpia apresenta o seu 49º Festival do Folclore, talvez o mais importante encontro da cultura brasileira que é realizado entre nós.
Além de preservar e manter a cultura popular, o Festival de Olímpia fomenta o comércio, o turismo e os serviços da cidade e o de toda aquela região do Estado de São Paulo.
Olímpia mantém e incentiva, durante todo o ano, grupos folclóricos locais, tanto quanto é almejada a criação de uma Universidade Livre de Folclore. Como em todos os anos é homenageado um Estado, em 2013 o contemplado é o Mato Grosso que, assim, estará mostrando as suas danças, costumes e culinária. Consulte o seu Agente de Viagens.

UMA MULHER...

Solar da marquesa de Santos, em São Paulo. Uma Mulher... Um Tempo... Um Lugar... Assim se resume o folder retratando a Marquesa de Santos, batizada como Domitila de Castro Canto e Mello, e mostrando a história do 'Solar da Marquesa' um prédio do século 18 que ainda conserva características originais.
Esse prédio histórico (e com muitas histórias) está localizado ao lado do Pátio do Colégio, bem no centro da capital, na Rua Roberto Simonsen. Atualmente exibe essa exposição especialmente focada na Marquesa de Santos, o que vale a sua visita.

CURSO DE TURISMO

A Coordenadoria de Cursos de Guarulhos, da Anhanguera Educacional, comunica estarem abertas as inscrições para o seu Curso de Turismo cuja mensalidade é a partir de R$359,99. O programa oferece conhecimento diferenciado com foco nos aspectos socioambientais e cultuais das diferentes regiões e populações. Informações pelo fone (11) 4003-5543.

Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –16-07-2013)